InícioDicasMercado de trabalho3 carreiras sobre a área de Criminologia

3 carreiras sobre a área de Criminologia

Inicialmente, existem muitas possibilidades para aqueles que querem escolher entre as carreiras da área da Criminologia para atuar. Felizmente, existe uma grande variedade de opções para quem tem o diploma do curso.

Dessa forma, como um formado na área de Criminologia, você certamente terá um pensamento crítico, com habilidades analíticas e de comunicação. Estas, que o tornam atraente para os empregadores dentro e fora do setor de justiça criminal. Para se tornar um criminologista, é preciso completar o ensino médio, obter um diploma de bacharel em Criminologia e em seguida realizar um exame de licenciatura. Dependendo do trabalho na área, será exigido uma certificação de nível de doutorado ou mestrado.

Assim, as possibilidades são diversas quando se pretende atuar com um diploma no setor. Podendo-se atuar, inclusive, no setor público e privado. Isso ocorre porque a Criminologia oferece uma ampla base científica e social da qual é possível explorar e buscar uma variedade de oportunidades de trabalho. Pois, os alunos que estudam para um diploma na área da Criminologia desenvolvem conhecimentos necessários para uma variedade de diferentes ocupações. No entanto, se deve considerar que, normalmente, devem ser realizados exames de licenciamento dos mais diversos tipos para conseguir trabalhar em determinados cargos com esse tipo de formação. E funciona como uma espécie de OAB para os advogados, assim tudo depende da quantidade de vagas abertas e o setor que você for escolher.

Além disso, um dos grandes benefícios de se obter esse tipo de diploma é a sua grande flexibilidade no mercado de trabalho. Dada a ampla competência que um diploma na área de Criminologia oferece, uma das maiores virtudes dessa área de trabalho é a quantidade de carreiras que se pode seguir por esse caminho de conhecimento. Veja alguns exemplos de profissão da área.

Administrador de serviço público na área de Criminologia

Normalmente, os administradores do serviço público costumam desempenhar um papel essencial nos departamentos e agências governamentais. Onde se faz importância de seu apoio administrativo ou entrega operacional. Assim, como funcionário administrativo na função pública, você irá executar as políticas governamentais e prestará serviços vitais à sociedade. Garantindo o bom funcionamento no dia a dia da cidade, estado ou país em que se está inserido.

Dessa forma, você poderá ter relações diretas com o público e ter a oportunidade de fazer alguma diferença real na vida das pessoas, ou mesmo poderá conduzir pesquisas e escrever relatórios que contribuam para a política. Logo, os cargos variam conforme o departamento para o qual você trabalha e sua função específica. Embora, você possa realizar tarefas administrativas como parte de sua função, você também poderá estar envolvido em outro trabalho.

De maneira geral, o título de oficial administrativo se refere ao grau de serviço público em que você está inserido, ao invés de um emprego real e as tarifas poderão variar amplamente segundo o departamento em que você trabalha.

Responsabilidades

Porém, como funcionário administrativo, alocado na esfera civil será preciso realizar todas, ou as seguintes responsabilidades, confira:

  • Organizar, produzir e manter registros precisos;
  • Manter e inserir informações em bancos de dados e manter sistemas de arquivamento manual e registros de informações atualizados;
  • Preparar a papelada para verificação por um gerente e, em alguns casos, realizar verificações iniciais;
  • Alcançar e entregar resultados nos prazos;
  • Encaminhe consultas complexas para graus superiores;
  • Realizar uma série de tarefas administrativas gerais;
  • Ter um interesse imparcial nas questões econômicas e políticas;
  • Lidar com consultas de forma rápida e eficiente de membros do público, outros funcionários públicos e outras organizações, pessoalmente, por telefone ou por escrito;
  • Acompanhar consultas com os usuários do serviço e lidar com reclamações;
  • Garantir que as informações sejam compartilhadas com as partes interessadas relevantes e outras agências;
  • Realizar pesquisas e produzir materiais e relatórios de alta qualidade;
  • Gerenciar uma carga de caso operacional.

Detetive na área de Criminologia

Geralmente, se você adora desafios, gosta de resolver problemas e tem um forte desejo de manter as pessoas seguras, uma carreira na área de Criminologia como detetive. Esse tipo de profissional é o policial credenciado que trabalha como investigador de crimes sérios ou investigadores especializados. Eles também são responsáveis por administrar uma série de investigações, incluindo aquelas relacionadas a roubo, drogas, violência doméstica, proteção pública e infantil, fraude corporativa, crimes cibernéticos, homicídios e mesmo contraterrorismo.

Eventualmente, o termo detetive não é um posto, mas sim um título descritivo, que demonstra sua função atual e reflete suas habilidades, conhecimento, treinamento e experiência em um determinado campo. Como detetive, é possível trabalhar em departamentos especializados, veja alguns deles:

  1. Departamento de proteção à criança
  2. Esquadrão de armas de fogo
  3. Investigação de fraude financeira e empresarial
  4. Departamento de investigações criminais

Além disso, um detetive precisa conduzir uma série de investigações complexas em sua área de responsabilidade com a tarefa de reunir e avaliar todas as informações apropriadas e disponíveis para obter uma compreensão precisa das situações para um plano de investigação de caso acordado.

Guarda prisional

Primeiramente, os agentes penitenciários são responsáveis pela segurança, supervisão, treinamento e reabilitação das pessoas enviadas para a prisão pelos tribunais. Além de seus deveres de custódia, você deverá estabelecer e manter relações de trabalho positivas com os prisioneiros, equilibrando a autoridade com uma grande quantidade de compreensão e compaixão para efetuar a reabilitação. Nessa função, são exigidas as seguintes habilidades:

  • Supervisionar, gerenciar e controlar os prisioneiros legalmente, segura e protegida;
  • Manter uma conta daqueles que estão sob sua responsabilidade e manter a ordem adequada;
    Realizar verificações de segurança e procedimentos de busca em prisioneiros, funcionários e visitantes;
  • Supervisionar visitas e realizar tarefas de patrulha;
  • Escoltar prisioneiros em visitas externas, ao hospital, por exemplo;
  • Ajudar nas revisões de prisioneiros;
  • Aconselhar e aconselhar presidiários e garantir que eles tenham acesso à ajuda profissional, se necessário;
  • Empregar controle físico autorizado e procedimentos de contenção, quando apropriado;
  • Cuidar da propriedade dos prisioneiros;
  • Estar ciente dos direitos e dignidade dos prisioneiros e de sua responsabilidade pessoal;
  • Fornecer cuidados adequados e apoio para prisioneiros vulneráveis ​​e aqueles em risco de automutilação;
  • Promover políticas de prevenção de intimidação e suicídio;
  • Participar ativamente de programas de reabilitação, incluindo workshops;
  • Desenvolver relacionamentos com outra equipe especializada, incluindo profissionais de saúde e serviço social;

Então, alguns aspectos desse trabalho costumam variar conforme o tipo de prisão com o que se está trabalhando. Isso envolve seu nível de segurança e também a idade dos prisioneiros. Ou seja, os presos da categoria “A”, precisam de uma supervisão mais próxima do que a categoria “C”. Normalmente, essa função está em um cargo público e é possível conseguir diversos benefícios especiais nessa função. Tudo depende de onde se está inserido. Por fim, essas foram algumas das carreiras na área da Criminologia onde é possível que você atue com seu diploma.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.