InícioGraduaçãoCriminologiaDiferenças entre Criminologia e Criminalística

Diferenças entre Criminologia e Criminalística

Criminologia e criminalística fazem parte da ciência forense que estuda o campo da atividade criminosa. Esses termos remontam à palavra latina “crimino” (crime), que significa violação de uma norma penal. Os nomes soam tão semelhantes que nem todo mundo sabe exatamente qual é a diferença entre eles.

No entanto, por mais que sejam parecidas na nomenclatura,  cada uma lida com seus próprios problemas nesse segmento do crime.  Neste artigo, vamos descobrir como a criminologia difere da criminalística, e como cada uma atua na prática. Vem com a gente!

Afinal, quais as diferenças entre criminologia e criminalística?

Cada uma das duas categorias se correlaciona à sua maneira com a atividade criminosa. No entanto, como citado, são totalmente diferentes na prática. Portanto, qual é a diferença entre criminologia e criminalística? Resumidamente, a primeira é teórica, filosófica, e a outra é de natureza aplicada, prática e específica.

A criminologia estuda toda a questão sociologia, antropológica, filosófica dos crimes em geral. É a ciência que estuda a questão do crime na sociedade, suas implicações, soluções para aplacar o avanço, etc. 

Por outro lado, a criminalística trata principalmente de aspectos relacionados ao próprio fato do crime. Ela explora os mecanismos das atrocidades, o que pode ter levado ao acontecimento de um crime, explica quais evidências são especialmente significativas em um caso ou outro, e toca em pontos específicos para solucionar determinado crime. Esse conhecimento tem muitos ramos interessantes.

Vamos agora entender mais profundamente, os aspectos de cada uma!

O que é criminologia?

Antes de tudo, devemos entender a etiologia da palavra criminologia. Temos então, o latim crimino (crime) e o grego logos (estudo); portanto, criminologia significa o “estudo do crime”. Em outras palavras, criminologia é a ciência que estuda retratos típicos de quem comete crimes, os motivos da existência do crime, e as formas de prevenir este fenômeno na sociedade. Nesse sentido, a criminologia considera o crime não apenas como aspecto jurídico, mas também como um fenômeno social.

Qual a função da criminologia?

A função da criminologia é estudar os fenômenos criminosos em sua complexidade. Logo, sua tarefa é considerar, sob todos os pontos de vista, qualquer perspectiva sobre o crime.

Embora a criminologia se enquadre nas disciplinas que tratam de fenômenos criminais – direito penal, direito penitenciário, etc- a criminologia difere da criminalística não apenas pela amplitude do campo de investigação, mas também por sua multidisciplinaridade e interdisciplinaridade; entre outros aspectos. 

Nesse sentido, o objetivo da criminologia é, por um lado, que os estudantes compreendam a realidade social do crime organizado (a partir do estudo das condições e práticas sociais que conduzem ao seu desenvolvimento). Bem como seu funcionamento, organização, e a implicação da corrupção e as suas várias dimensões para o seu difundir.

Por outro lado, também,  reconhecer esses fenômenos no campo social, na fase dos controles, para poder correlacioná-los com suas diversas consequências, para compreender a importância e os limites do seu tratamento criminal e não criminoso. Também procura familiarizar os alunos com os métodos e ferramentas da pesquisa social, por exemplo, a considerando todos os fenômenos estudados.

Aspectos da criminologia

  • Amplitude do campo de investigação: A criminologia inclui o estudo dos fatos criminais, o estudo dos autores dos crimes, e a relação social que o crime está inserido.
  • Multidisciplinaridade : A criminologia é uma ciência que requer múltiplas competências e habilidades. Nesse sentido, a criminologia deve necessariamente interagir com outras ciências. Como por exemplo, sociologia, psicologia, medicina, antropologia, filosofia, etc.
  • Interdisciplinaridade: Sem dúvida, questões interdisciplinares como antropologia criminal, psicologia criminal, e psiquiatria forense são essenciais para o estudo da criminologia.
  • Causas e efeitos e a organização de crimes: Na criminologia é estudado e analisado as várias consequências e implicações da propagação dos crimes para a sociedade e o Estado. Como também, , examinam-se criticamente a estrutura, dimensões, problemas  tendências e as condições para a ocorrência e desenvolvimento de crimes.

O que é criminalística?

Agora vamos entender um pouco sobre o que significa a criminalística. De fato, a criminalística é  um ramo muito diferente da criminologia, visto que atua especificamente na questão dos vestígios investigativos dos crimes. Ou seja, atua efetivamente nas atividades de investigação  de um acontecimento criminal na prática. Portanto, o criminalista é aquele que utiliza conhecimentos e habilidades científicas específicas para obter os desfechos de crimes. 

Qual a função da criminalista?

A função da ciência criminalística é estudar e investigar os fatos de um crime com zelo e integridade, sem distorção, e respeitando as evidencias,  a fim de promover a justiça. Portando, a função da criminalística é fornecer subsídios suficientes e verdadeiros para a prolação de uma sentença.

O trabalho do criminalista consiste, portanto, em participar de investigações, analisando  cenas de crimes e realizando a análise dos vestígios encontrados.

Na realidade, as tarefas são muitas, desde a recuperação e documentação das testes, até à preparação de relatórios sobre os resultados obtidos nas análises científicas. Além disso, é necessária a colaboração com equipes envolvidas nos casos durante os processos.

Aspectos da criminalística

  • Investigação criminal: estuda os vestígios físicos deixados nos locais onde ocorreu um evento criminoso; bem como, outros tipos de vestígios como vestígios orgânicos ou biológicos (sangue, saliva, cabelos); vestígios inorgânicos ou não biológicos ( armas, ferramentas, tintas, explosivos); vestígios morfológicos (pegadas, digitais, rastos, marcas de objetos).
  • Hipóteses e argumentos sobre os crimes: Levantamento de argumentos e hipóteses decorrentes da investigação, de acordo com os vestígios encontrados no crime.
  • Constatação dos fatos ilícitos: fornecer constatação íntegra e fatídica sobre os crimes.

Como se tornar um criminalista ou um criminologista?

Atualmente, no Brasil, existem  cursos de graduação em  criminologia, indicado para quem quer se tornar um criminologista. No entanto, o caminho para se tornar um criminalista não é tão simples quanto se tornar um criminologista.

Ou seja, para trabalhar com criminalística,  é necessário ter um curso superior nas áreas: Química, Engenharia, Ciências Contábeis, Psicologia, Medicina, Farmácia, Biologia, Bioquímica, ou tecnólogo em Perícia Criminal e Investigação Forense, fazer especialização, ou prestar concurso para Perito Criminal.

Portanto, qualquer pessoa que pretenda exercer a profissão de criminalista, é importante além de obter o ensino superior nos cursos indicados nos concursos, é essencial fazer cursos de especialização no domínio específico da criminalística. Além disso, muitas vezes são necessárias habilidades organizacionais, pensamento crítico e excelentes habilidades de comunicação.

Gostou do conteúdo? Para complementar, indicamos que leia também o artigo: Descubra como ser um perito criminal

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 34

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.