InícioGraduaçãoAdministraçãoComo a Administração ajuda a empreender?

Como a Administração ajuda a empreender?

Inicialmente, é necessário associar a imagem de um bom empreendedor diretamente com a de um bom administrador. Ambas as carreiras podem, na prática, encontrar-se em setores distintos, mas, no final do dia, uma depende da outra para alcançar o sucesso. Mas, afinal, como a Administração ajuda a empreender?

Confira o artigo a seguir e entenda essa relação tão estreita entre a Administração e o Empreendedorismo.

O que significa empreender?

Segundo o dicionário Oxford Languages, empreender significa decidir realizar; tentar; pôr em execução. Assim, a função do empreendedor, para além de movimentar as peças do jogo, é elaborar e dinamizar o jogo.

No atual cenário, o brasileiro se depara com duas crises. A primeira, a maior crise sanitária do último século. E, a segunda, econômica. Com tantos cortes de funcionários, ausência de concursos públicos e menor redução nas taxas de contratação, as pessoas tiveram de se reinventar.

Neste contexto, apoiar-se no empreendedorismo foi uma das maneiras de resistir às dificuldades. No entanto, empreender não é uma tarefa fácil.

Apesar de muitos aparentarem possuir uma habilidade nata para o empreendedorismo, geralmente, as coisas funcionam de outra forma. Assim, empreender demanda de alguns fatores, como, por exemplo:

  • Capital de giro;
  • Conhecer e aplicar habilidades administrativas;
  • Criatividade;
  • Organização;
  • Elaboração de um plano de ação;
  • Segurança para dar esse passo de forma segura.

Desse modo, diante do exposto, percebe-se que os fatores se expandem para além do desejo. É necessário conhecimento, base e estratégia. E, é neste momento em que a Administração adentra na sala. Portanto, afirma-se que, de fato, a Administração ajuda a empreender. Veja como no tópico a seguir.

Como a Administração ajuda a empreender?

Antes de mais, se faz necessário compreender o que faz um administrador. E, depois, seguir relacionado a importância da Administração em um empreendimento de sucesso. Vamos lá?

O administrador tem o papel de realizar o gerenciamento de recursos. Estes recursos, no entanto, podem ser financeiros, humanos ou materiais. Às vezes, todos eles em simultâneo. Assim, faz-se necessário ter uma bagagem bastante múltipla e interdisciplinar.

Também, as habilidades perpassam desde o campo material, até aspectos mais subjetivos. Dessa maneira, o administrador é bom em matemática, logística, liderança, comunicação-não violenta, tem de ser empático, bom ouvinte, visionário, organizado e assertivo.

Quanta coisa, não é mesmo?

Mas, ainda não incluímos o empreendedorismo na equação. Então, ao adicionar o ato de empreender no cálculo, a coisa fica ainda mais complexa. Portanto, seja você o administrador do seu próprio empreendimento ou prestador de serviço para terceiros, independente do contexto, a responsabilidade é tamanha.

A seguir, associaremos as habilidades de um administrador com aspectos importantes para começar a empreender. Confira o próximo tópico.

Avaliação de Mercado

Nos cursos, tanto de Administração, quanto de Empreendedorismo, fala-se sobre avaliar o mercado. Este aspecto é fundamental nos empreendimentos, considerando que todo empreendimento de sucesso, surge a partir de uma demanda.

Mas, para entender e atender essa demanda, é necessário pesquisar. Assim, pesquisar envolve, não só conhecer todas as necessidades do nicho que deseja alcançar, mas também, ouvir o que tal grupo tem a dizer.

Portanto, ir atrás de pesquisa de mercado, por exemplo, ajuda a compreender o território em que se pisa. Também, realizar uma análise SWOT, que ajuda a compreender a potência, os deslizes e o seu lugar no mercado.

Criar metas e objetivos

Para visualizar metas e objetivos possíveis, é fundamental usar de habilidades administrativas. Então, analisar as suas possibilidades, em todas as esferas e de forma real, viabiliza a abertura dos caminhos que devem ser trilhados.

Dessa maneira, antes de fatidicamente abrir o seu negócio, use de ferramentas administrativas para definir objetivos. Bons administradores, inclusive, indicam estabelecer metas semestrais. E, por fim, repensa-las a cada término de semestre.

Por fim – e não menos importante – para além das metas semestrais, compreenda o objetivo geral do seu empreendimento. Assim, por meio de uma boa administração, alcançará o seu objetivo.

Use e abuse de ferramentas de organização

Atitudes não pensadas, sob a ótica administrativa, abrem espaço para o erro. E, por consequência, a falha na elaboração ou execução de um empreendimento de sucesso.

Assim, estude e conheça os melhores meios para organizar-se. Ainda, essa organização não é, exclusivamente, financeira ou espacial. Esta, envolve também, quais estratégias você utilizará para comunicar-se com o seu público, clientes e equipe.

Seja um bom comunicador e um bom ouvinte

A Administração ajuda a empreender em todos os sentidos, inclusive na comunicação. Penso que, talvez, isso tenha ficado um tanto confuso. Mas, elabore comigo: imagine um contexto empresarial onde, o administrador de um determinado setor, não escuta os seus funcionários, não compreende as demandas internas e por consequência, torna o processo de vender ou prestar serviços desalinhados com os pilares da empresa.

Esse cenário é bastante comum em locais onde o administrador não compreende as necessidades e acaba por vender o peixe errado.

Sendo assim, para empreender com sucesso use as habilidades de escuta e de expressão de um bom administrador. E, venda o seu produto ou serviço de acordo com o que se faz internamente.

Conheça profundamente os custos e despesas

No começo do texto, quando mencionamos as funções que permeiam o administrador, falamos sobre gerenciamento de recursos. E, um dos mais importantes recursos é, indubitavelmente, o financeiro.

Desse modo, é crucial compreender os custos e despesas de cada etapa do empreendimento. Então, refletir sobre o capital de giro, sobre a média que entrará no caixa no primeiro semestre, quais investimentos devem ser feitos para crescer e assim por diante.

Percebe-se, portanto, a importância de conciliar técnicas e ferramentas administrativas nos empreendimentos. E, claro, afirma que esse compilado, mostra como a Administração ajuda a empreender.

Até logo, querido leitor!

Leia também: Administrador de sucesso faz diferença nos negócios

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.