Administração de Cooperativas: como trabalhar na área

Beatriz Scotti
Colaborador do Voomp

Crédito: Foto: fauxels de Pexels

Chegou a hora de descobrir o que é Administração de Cooperativas e como trabalhar na área. Sim, isso mesmo que você leu. Se você tem interesse em trabalhar com cooperativas, esse post é para você. Aqui vamos apresentar as informações mais importantes sobre esse ramo de trabalho. Além de também oferecer dicas super valiosas de como conseguir encontrar oportunidades de trabalho em cooperativas.

Porém, antes de entrar mais profundamente em Administração de Cooperativas, é importante também entender melhor sobre o que é o cooperativismo. Como funciona esse sistema de trabalho. E, principalmente, qual a sua diferença para outros sistemas do ponto de vista da administração.

O que é o cooperativismo?

Bom, a princípio podemos começar analisando a própria palavra cooperativismo, ela vem de cooperação, de cooperar. Segundo o Google, o significado de Cooperar é: atuar, juntamente com outros, para um mesmo fim; contribuir com trabalho, esforços, auxílio; colaborar. 

Ou seja, o cooperativismo, tem como base, diversas pessoas, trabalhando juntas, para atingir um objetivo em comum. Por exemplo, é muito comum ver cooperativas em grupos que vivem em lugares remotos, e se juntam para divulgar o trabalho que fazem e atrair recursos para o local. 

Além disso, o cooperativismo tem sempre o desenvolvimento de atividades econômicas. E, sempre com foco em promover uma melhoria na área financeira de todos os envolvidos. Outro ponto importante é que a participação na cooperativa é sempre voluntária, a pessoa só entra se quiser, não é obrigada a participar.

Por fim, um ponto importante do cooperativismo é que todos contribuem de forma igualitária. Portanto, também recebem seus proveitos em divisão igual para todos. 

O que é Administração de Cooperativas?

A administração de uma cooperativa normalmente é feita por um grupo de pessoas, uma diretoria. Essa diretoria é composta exclusivamente por membros ativos da cooperativa. Os membros da diretoria devem sempre serem eleitos aos cargos.

Além disso, a diretoria de uma cooperativa deve ter sua diretoria cumprindo mandatos de no máximo 4 anos. A cooperativa funciona de forma democrática, em que cada membro tem direito a um único voto, e a maioria vence.

A diretoria, ou conselho administrativo, é eleito em assembleia geral. Todas as decisões são tomadas de acordo com o estatuto da cooperativa. Sendo assim, existem casos em que o estatuto prevê que o conselho administrativo tenha liberdade de tomar decisões pensando no bem da cooperativa, sem precisar do aval dos demais cooperados. 

Porém, existem outros casos, em que mesmo a diretoria não tem o poder de decisão. Sendo assim, é necessário chamar uma assembleia geral para que todos possam opinar. Um administrador vai ajudar a identificar áreas em que uma melhor gestão, ou o uso de uma nova tecnologia, podem ser aplicados para que a cooperativa atinja seu objetivo de forma mais efetiva.

Diferenças entre Administração de Cooperativas e outros tipos

Como já explicamos aqui, a cooperativa é composta por membros voluntários, que vão trabalhar e contribuir de forma igualitária, para que a cooperativa consiga atingir seu objetivo. 

A principal diferença de uma cooperativa para uma empresa, por exemplo, é que o objetivo da cooperativa não é dar lucro. Não que ela não o possa lucrar, porém, esse não deve ser o objetivo primário, ao contrário de uma empresa tradicional.

Além disso, a empresa tem seus funcionários contratados, e os donos do negócio é que definem a função de cada um dentro da empresa, podendo o funcionário ser mandado embora sem motivos, e até mesmo promovido, ou trocar de área. Em uma cooperativa, todos são iguais, todos tem votos com o mesmo peso, e as pessoas que atuam em sua direção são eleitos por voto. 

Como trabalhar com Administração de Cooperativas?

A verdade é que ser um administrador em uma cooperativa pode não ser algo tão fácil de atingir. Principalmente se o objetivo é se tornar parte do conselho administrativo da cooperativa. Nesse caso, o primeiro passo com certeza é o de entrar para uma cooperativa.

Depois disso é preciso se candidatar para as funções administrativas existentes dentro do grupo. Porém, para poder exercer o trabalho da melhor forma possível, é preciso estar bem preparado. Inclusive para conseguir que os demais membros do grupo votem em você para o cargo, será necessário mostrar para eles que você é a pessoa mais bem preparada para exercer a função.

O que estudar para trabalhar na área?

O primeiro passo para conseguir se preparar é buscar uma boa faculdade de Administração. É preciso prestar atenção em faculdades que sejam credenciadas pelo MEC. Para garantir que seu diploma vai ser reconhecido após a conclusão. Além disso, uma boa faculdade vai te ajudar a ter o conhecimento necessário para desempenhar o seu papel da melhor forma possível quando conseguir ser eleito para funções dentro da sua cooperativa.

Pensando nisso, para te ajudar a escolher entre as faculdades que oferecem o curso de Administração, separamos duas instituições que pertencem ao grupo Kroton. As duas possuem boas avaliações e tem o curso reconhecido.

Outro ponto positivo de escolher uma das duas para cursar Administração é que ambas oferecem o curso nas modalidades presencial e à distância. Isso significa que você vai poder fazer o curso  assistindo às aulas presencial na escola, ou também, se preferir, assistindo elas online, de onde quiser.

Mais dicas para trabalhar com Administração de Cooperativas

O bom é que com o curso de Administração, você pode trabalhar em qualquer outra área. Sendo assim, mesmo que você não consiga uma vaga em uma cooperativa rapidamente, ainda pode trabalhar em outras áreas da Administração.

Uma dica de ouro é buscar instituições e ongs que tenham objetivos ou áreas parecidas com as da cooperativa que você faz parte. Você pode fazer estágio nessas instituições, e até mesmo trabalhar com elas enquanto espera para conseguir sua vaga na cooperativa.

Essa é uma ótima maneira de ganhar experiência, e também receber um pagamento, enquanto não consegue uma vaga na diretoria da cooperativa. E se você já faz parte de uma cooperativa, você como membro pode conversar com o atual conselho administrativo. Verificar como eles organizam tudo e se preparar para quando for a sua vez de administrar tudo.

Administração: 5 detalhes curiosos sobre a profissão

Como fica a Administração na Era Digital?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.