InícioGraduaçãoEventos8 áreas para seguir em Eventos

8 áreas para seguir em Eventos

A palavra evento, segundo o Oxford Languages, significa: acontecimento observável, fenômeno, situação planejada. Ou seja, um acontecimento observável, quando realizado por alguém que planeja, torna-se um grande evento. Assim, preparamos um artigo com 8 áreas para seguir em Eventos.

Essa introdução, de certa forma, te dá um spoiler da importância de estudar Eventos. Por isso, faz-se necessário um profissional apto que desenvolva estratégias para a realização de Eventos bem sucedidos, não é simplesmente abrir as portas e deixar acontecer.

Os eventos, por sua vez, podem envolver toda e qualquer temática para a sua realização. Assim, um evento pode ser de maior ou menor escala, pode envolver questões políticas, ambientais, tecnológicas, culturais, educativas e muito mais.

Percebe-se, afinal, que o profissional tem de ter jogo de cintura a know-how para que um evento aconteça o melhor possível. Desse modo, além de falarmos sobre as áreas de atuação, mencionaremos outros aspectos importantes sobre a vida deste profissional.

Confira a leitura a seguir!

A importância do profissional de Eventos

Antes de mais, pense nas boas e más festas, encontros, simpósios ou qualquer evento que você já tenha ido. Relembre-os em sua cabeça e tente detalhar o que foi positivo e o que foi negativo.

E, aí? Pensou?

Bem, a partir do que foi relembrado em sua mente, vamos iniciar o destrinchar sobre essa profissão. Ao contrário do que muitos pensam, a área de Eventos tem inúmeras possibilidades de atuação, mas, em simultâneo, é super concorrida.

Os eventos são locais onde há a promoção de algo, seja um momento de lazer, encontros de negócios, exposições ou acontecimentos políticos. Dessa forma, o profissional responsável pela área de Eventos tem de gerir, administrar, analisar aspectos econômicos, reconhecer o nicho que comparecerá e todas as outras variantes e imposições dadas pelas empresas e convidados.

Um retiro de ioga, por exemplo, é um evento que pode demorar uma semana, quinze dias ou um mês, ou seja, eventos não precisam necessariamente acontecer em um único dia.

Ademais, usando do exemplo anterior, imagina-se que um retiro de ioga não combinaria com Las Vegas, certo? O profissional de Eventos, no que lhe concerne, tem de pensar no que será proposto ao público, desde o local de ocorrência, a decoração, a alimentação e os produtos que podem ser vendidos ou não.

Por fim, o evento logo tem que estar em perfeito alinhamento com a empresa ou grupo que irá fornecer recursos para a realização de um evento. Para que esse alinhamento aconteça de maneira apropriada, há de se ter conhecimento em diversas áreas e muita técnica de aplicabilidade.

Percebe-se afinal, que só irá acontecer um bom evento, se houver um profissional de ponta por trás das ocorrências.

Existe um curso de Eventos?

Bom, diante de tudo que falamos aqui, percebe-se que para que um evento corra nos conformes, há de se ter conhecimento. Então, sim, estuda-se Eventos.

Para seguir em Eventos, o profissional necessita de um título de Curso Superior Tecnológico, ou seja, um curso técnico. Mas, você sabe ao certo o que é um CST?

Tudo sobre o CST de Eventos

Um curso tecnólogo é específico no aspecto profissionalizante. Em suma, seja um tecnólogo em Eventos ou outros, o curso foi elaborado para atender as necessidades do mercado.

Sendo assim, quando um estudante forma-se em um CST, sabe-se que está preparado para embarcar no ambiente profissional.

Os Cursos Superiores de Tecnologia tem a duração reduzida em relação a bacharéis e licenciaturas. Isso, ao depender de suas intenções, pode ser uma vantagem imensa.

Ainda, é importante que o CST pode ser feito como primeiro curso superior ou não. Ou seja, um estudante recém-saído do ensino médio, está apto a ingressar em um Curso Superior de Tecnologia, assim como um profissional já graduado em algum curso de bacharel.

Seja o primeiro ou segundo curso superior, a garantia é o processo profissionalizante. Dessa forma, o profissional poderá iniciar sua carreira no curso, ou sofisticar o que tem sido construído nos aspectos profissionais de sua vida.

Em relação à duração, pode haver variação de curso para curso, mas todos tem em média de 2 a 3 anos. Já um bacharelado, por exemplo, pode ter quatro anos ou mais, ao depender da disciplina. Ainda mais se for complementado com uma licenciatura.

Por fim, é válido esclarecer que um CST não é uma especialização, mesmo que você a faça no intuito de sofisticar a sua bagagem profissional. As especializações, por sua vez, entram como cursos lato sensu e mestrados, doutorados e pós-doutorados, stricto sensu.

O perfil do profissional de Eventos

A princípio, é fundamental compreender que para cada ofício, há um perfil de quem o realiza. Assim, para seguir em Eventos, é necessário possuir características específicas.

Então, confira a seguir a lista de algumas das características correspondentes ao perfil de um bom profissional de Eventos:

  • Ser organizado. Organizar-se é fundamental para que um evento ocorra conforme o esperado;
  • Ser criativo;
  • Ter comunicação clara, empática, eficiente e não-violenta;
  • Ter proatividade;
  • Espírito de liderança, mas nunca de autoritarismo;
  • Trabalhar bem em equipe;
  • Relacionar-se de forma respeitosa com todo e qualquer grupo, afinal, o evento logo pode ser solicitado em eventos dos mais diversos;
  • Escuta ativa e atenta;
  • Atento com as tendências;
  • Realizar uma boa análise de nicho;
  • Compreender as necessidades tanto de quem fornece os recursos para os eventos, como do público que o frequenta.

8 áreas para seguir em Eventos

A seguir, iremos pontuar e descrever cada uma das 8 áreas para seguir em Eventos, bem como a média salarial deste profissional.

Ainda, é necessário dizer que o profissional de Eventos anda de mãos dadas com o de Produção Cultura. Estes, em conjunto, desenvolvem e planejam os eventos em diversas instâncias.

Também, as suas atividades dizem respeito a todas as etapas da produção. Assim, perpassa o planejamento, o desenvolvimento e a organização. Além disso, pode ser contratado por agências e empresas para prestar esses serviços por um determinado período ou evento específico.

Então, confira a seguir a lista de possibilidades de atuação:

  • Planejamento de eventos socioculturais em empresas. E, a contratação é especificamente pela empresa, podendo contratar o serviço do profissional como CLT ou como um prestador de serviço em eventos pontuais;
  • Hotéis;
  • Clubes;
  • Buffets;
  • ONGs;
  • Órgãos públicos que demandam do serviço, como, por exemplo, a Secretaria da Educação ou a Secretaria da Cultura e Economia Criativa;
  • Centros Culturais;
  • Cerimoniais.

Por hoje, encerramos aqui. Mas, caso queira ler mais uma das nossas super matérias, basta clicar nesse link.

Até logo, querido leitor!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.