InícioGraduaçãoEventosComo empreender na área de Eventos?

Como empreender na área de Eventos?

Considerado um dos segmentos com maior expansão e crescimento no Brasil, a área de Eventos oferece não só oportunidade de uma carreira consolidada em grandes empresas, mas também a possibilidade de autonomia. Confira agora como empreender na área de Eventos.

O curso de Eventos

Primeiramente, devemos ter em mente que o curso de Eventos não estuda apenas organização de festas. A grade curricular dessa faculdade que pode ser tanto bacharelado como tecnólogo, vai além das festas.

Em outras palavras, o que é estudado em Eventos abre diversas possibilidades. Por conta da grade de matérias ricas e diversificada, o profissional de Eventos ao concluir sua formação, se torna apto para exercer a função em diversas áreas profissionais.

A grade curricular de Eventos

É claro que as matérias podem variar conforme a faculdade, contudo, grande parte das faculdades oferecem algumas das seguintes matérias:

  • Administração
  • Recursos Humanos
  • Assessoria de Comunicação
  • Gastronomia
  • Etiqueta, Cerimonial e Protocolo
  • Fundamentos de Marketing
  • Segurança em Eventos
  • Técnicas de Negociação

Formação completa

Em suma, o curso de Eventos oferece a possibilidade de conhecimento e aperfeiçoamento em diferentes conteúdos ao aluno. Contribuindo assim, para aqueles que desejam empreender na profissão, se tornem profissionais completos e altamente competentes.

Afinal de contas, esse profissional muitas vezes é um dos principais responsáveis por diversas comemorações e memórias importantes de nossas vidas!

Saiba mais a respeito do curso de Empreendedorismo, suas áreas e grade curricular.

Áreas para empreender em Eventos

Agora que você já sabe quais as matérias tratadas no curso, e quantas possibilidades podemos abordar, conheceremos algumas áreas e entender melhor como empreender em Eventos:

  1. Assessoria de Eventos e Cerimonial

Essa área é a principal abordagem dos profissionais de Eventos, tanto daqueles que trabalham em empresas terceiras, como daqueles que optaram pelo empreendedorismo.

O especialista em eventos é o principal perito na organização e execução de eventos de pequeno, médio e grande porte.

Desde festas de aniversários e formaturas de ensino médio até casamentos e formaturas de faculdade, o expert em Eventos sabe como coordenar toda a equipe e garantir o melhor resultado para o cliente.

Enquanto houverem comemorações, haverá procura de profissionais especializados para organizá-las.

  1. Serviços de Buffet

Como vimos na grade curricular, o curso oferece matérias de Gastronomia e Etiqueta. O profissional formado em Eventos possui conhecimento suficiente para garantir que o buffet das mais variadas festas seja conforme as expectativas do contratante.

Nesse ramo, o empreendedor pode oferecer serviços para coffee break, aquele café planejado durante os intervalos ou finais de eventos, reuniões, palestras, etc.

  1. Locação de artefatos para festas e eventos

A decoração é um dos principais pontos de festas e eventos, e muitas vezes se torna um problema para quem o está organizando. Seja por não possuir os artefatos ou não saber como utilizá-los.

O profissional que optar por empreender nessa área deve ter um leque de opções grande e diversificado, para poder atender e agradar todos os eventos que surgirem, independentemente de seu tamanho.

A iluminação também pode entrar nesse segmento. Possuir equipamentos adequados garante um diferencial positivo em todas as festas. Oferecer esses artigos serão um diferenciativo.

Lembrando que, para trabalhar com a locação de objetos, é importante que, além do mix de produtos, se tenha o transporte adequado, espaço para armazenamento e produtos específicos para manter os utensílios sempre novos e bonitos, afinal, eles serão parte do evento.

  1. Recreação Infantil

Em festas consideradas de “adultos” como formaturas e casamentos, é comum que vejamos crianças entediadas. Pensando nisso, o profissional de Eventos responsável pela recreação infantil monta espaços próprios para os pequenos, com brinquedos interativos, atividades, livros e muita diversão.

Contudo, vale lembrar que para investir nesse segmento, deve ter monitores capacitados e uma infraestrutura adequada para garantir a segurança das crianças.

Colocando em prática

Separamos algumas dicas para você poder entender o que precisa fazer e ter cuidado para começar empreender em Eventos.

  1. Especialização adequada

Logo após escolher a área em que se deseja aplicar seus conhecimentos, é importante que se faça um aprofundamento além do conteúdo visto em sala de aula.

Procurar a respeito de fornecedores, ambiente para festas, tendências e valores atualizados no mercado. Estar sempre atento garantirá uma maior segurança.

  1. Comunicação e Negociação

Você aprenderá a desenvolver essas habilidades durante o curso, mas precisará colocá-las em prática para obter um bom desempenho empreendendo.

Saber se comunicar claramente com seus clientes e fornecedores, assim como ter aptidão para negociar valores, datas e produtos será de extrema importância na hora de fechar um contrato.

  1. Planejamento e Estratégias

Primordialmente, organização é a palavra-chave. Ter em mãos seus planejamentos de festas, com estratégias de desdobramento e conclusão dos projetos pode garantir que menos imprevistos aconteçam.

  1. Resiliência para lidar com imprevistos

Mesmo mantendo um bom planejamento e o seguindo à risca, é preciso que se tenha em mente que imprevistos acontecem. Um fornecedor ou o cliente faltar, ou algo quebrar. Coisas desse nível podem ocorrer e não é necessário colocar tudo a perder.

Saber como se portar em momentos de tensão e lidar com o imprevisível é uma das principais características do empreendedor de Eventos. A festa não pode parar!

  1. Divulgação e Marketing Profissional

Para ser visto (e contatado!) é necessário que apareça. Invista em divulgações do seu trabalho, seja por meios tradicionais, como panfletos, cartões de visitas ou o famoso boca a boca, ou de formas mais atuais e tão efetivas quanto.

As redes sociais são nossas grandes aliadas. Aproveite isso!

  1. O Pós-Evento

É comum que alguns profissionais pensem que após entregar o trabalho, seu serviço foi concluído. Ao contrário disso, é importante que o empreendedor dê a devida atenção ao contratante quando tudo já estiver cessado.

Portanto, peça feedbacks para melhorar e aprimorar seu ofício e não desanime com críticas! Elas podem ser construtivas, quando ouvidas da forma correta.

Se especialize!

Enfim, agora que você já sabe tudo sobre como empreender na área de Eventos, que tal colocar a mão na massa?

Como dito no início desse texto, essa área é uma das maiores em crescimento. Não perca tempo e se coloque a frente no mercado de trabalho.

Confira algumas opções de cursos de Eventos e faça a diferença!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.