InícioGraduaçãoEventosQual o perfil do estudante de Gestão de Eventos?

Qual o perfil do estudante de Gestão de Eventos?

A área de Eventos é ligada a diferentes públicos alvo, como entretenimento e educação, envolvendo o trabalho de profissionais atuantes em diferentes setores.

Investir neste mercado pode ser muito gratificante, além de uma boa alternativa para estudantes com perfil que se enquadre na profissão.

Com a pandemia da Covid-19, os eventos presenciais sofreram fortes mudanças, e ganharam popularidade em formatos digitais.

Isso possibilita uma reinvenção das empresas atuantes, que procuram profissionais capazes de lidar com estas transformações.

Neste artigo você compreenderá alguns aspectos da profissão, os tipos de eventos, competências e habilidades pessoais necessárias para ter sucesso profissional.

O que é Gestão de Eventos?

A área consiste na organização, planejamento, gerenciamento e acompanhamento das atividades necessárias para a criação, implantação e divulgação de um acontecimento promovido por pessoa ou instituição.

Nesse sentido, o formato de um evento pode ser presencial (com a participação do público no local), online (via internet transmitido através de uma plataforma aberta ou fechada de streaming), ou híbrido (combinando os dois formatos).

As atividades podem seguir um nicho específico, que podem ser:

  • Educacionais: palestras, seminários, semanas acadêmicas.
  • Eventos institucionais, governamentais ou corporativos: reuniões, capacitações e comemorações de uma empresa.

Também podem ser:

  • voltados para um mercado específico, como feiras, exposições, conferências
  • esportivos, como jogos, campeonatos, olimpíadas.
  • artísticos e culturais: festivais musicais, shows de cantores e bandas
  • Outros como filantrópicos, partidários, religiosos, sociais, etc.

Saiba mais: o que é o curso de CST em Eventos?

Quais as principais atividades do gestor de eventos?

O responsável pela realização de um evento deve atentar para as diversas atividades necessárias.

Ele realiza levantamento de informações, divulgação, infraestrutura tecnológica, negociação com fornecedores.

Também deve manter a boa experiência do público e apurar a opinião dos participantes sobre a qualidade do serviço.

Portanto, gerenciamento de cerimonial, protocolo e etiqueta formal, coordenação de serviços de entretenimento, planejamento logístico, também podem fazer parte.

Gestão de pessoas e processos para montagem, segurança, higiene, condições sanitárias e normas é fundamental para este tipo de gestor.

Observar e compreender os aspectos específicos da região: geográficos, meio ambiente, cultura, sociais e economia, importantes para criar soluções.

O que é preciso para ter perfil de estudante de eventos?

O estudante que pretende se tornar um profissional em eventos, prioritariamente, deve gostar de ambientes dinâmicos.

Afinal, a maioria dos grandes eventos tem sua organização interna em um escritório, com idas constantes ao local do evento.

Pode também ser realizadas atividades externas: captação, divulgação, venda de ingressos ou propostas de patrocínio, compra, transporte de materiais, visitas em locações.

Nesse sentido, o  perfil esperado de um estudante de eventos inclui a capacidade de analisar e resolver problemas.

Ele deve ter senso de liderança e controle emocional, senso de autodesenvolvimento, gostar de técnicas de negociação.

Além disso, exercer domínio operacional durante os eventos, raciocínio lógico-matemático, senso de hospitalidade, resiliência em situações de mudança.

O CST em Eventos possui como disciplinas: comunicação e marketing de eventos; gestão, consultoria, staff; planejamento comercial, operacional, financeiro e orçamentário, entre outras.

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Mercado de trabalho

O mercado de eventos possui constante transformação, seja devido ao avanço tecnológico, avanço de diferentes nichos de público e cultura.

Até a influência dos costumes de outros países no comportamento dos consumidores pode ser um fator.

Eventos temáticos possuem ampla relação com o turismo local, pois quando abrangem um grande público, tornam-se parte do calendário das cidades.

Eles atraem visitantes e turistas de diferentes locais do mundo, movimentando a economia.

Outra possibilidade são os eventos voltados para a filantropia e auxílio a pessoas carentes com captação de doações e distribuição de recursos.

Estes eventos, mesmo organizados por entidades sem fins lucrativos, demandam significativa quantidade de pessoas e orçamento na realização.

Uma das evoluções mais significativas da área tornou-se popular durante a pandemia de covid-19: os eventos online e híbridos se tornaram uma crescente.

São “lives” temáticas, seminários online e cursos de capacitação na modalidade EaD, através das redes sociais ou serviços de streaming.

Para sua realização é necessário muitos profissionais, agindo tanto de forma presencial como em home office, para a organização e transmissão das atividades.

Aprenda a como empreender na área de Eventos

Quais as competências necessárias para trabalhar com eventos

Algumas competências específicas são exigidas pela maioria dos empregadores na área em ofertas de empregos pesquisadas via Internet ou em sites especializados.

Entre as comumente citadas, estão ter pro atividade para acompanhar as demandas crescentes em um curto período de tempo.

Além disso, um excelente autogerenciamento e disciplina, voltada para o cumprimento das tarefas necessárias para a perfeita realização do acontecimento.

Senso de empreendedorismo e busca de soluções criativas também é uma competência esperada.

Afinal, o público espera ser surpreendido de forma inovadora.

Encarar os novos desafios da área pode ser algo surpreendente, portanto, o estudante de eventos deve estar preparado para lidar com diferentes realidades.

Entre elas, mudanças nas políticas financeira e sanitária, além de alterações na Legislação local para a realização das atividades.

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Como construir o perfil profissional necessário

Para turbinar o currículo e atingir um perfil de profissional irrecusável, o estudante deve procurar capacitação.

Mas deve ser de acordo com as competências exigidas para a função de gestor, técnico, produtor ou staff, de acordo com sua preferência de atuação.

Portanto, cursos de relações públicas, logística, turismo e hotelaria, jornalismo, tecnologias de transmissão e mídias sociais, podem ajudar a garantir uma vaga.

Conhecimento em planilhas, planejamento e organização por etapas também são muito importantes, assim como o uso do pacote Office ou aplicativos similares.

A área também está repleta de oportunidades e contatos com pessoas de diferentes países.

Por exemplo, em eventos internacionais, no que cursos de idiomas são uma boa opção para criar diferencial.

A graduação, seja em curso de Tecnologia ou Bacharelado, assim como pós graduação em uma renomada faculdade, garantem destaque ao profissional.

Uma dica para o estudante é: esteja atento à Matriz Curricular do curso ao efetuar a sua escolha.

 

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