Se você já frequentou uma faculdade, certamente já ouviu o termo ‘egresso’. Alunos egressos são aqueles que já concluíram seus cursos em uma certa instituição de ensino. Talvez você não consiga, em um primeiro momento, compreender a importância dessas pessoas para a formação de novos graduandos. Contudo, eles podem ser de muita relevância para a universidade e para os alunos ainda vinculados à faculdade.
Quando nos inserimos em um novo ambiente podemos nos sentir inseguros. Afinal, não é fácil ser novato em lugar nenhum. Nas empresas, por exemplo, os recém contratados são muitas vezes subestimados pelos funcionários mais antigos. Os novatos demoram algum tempo para se sentirem parte do todo.
Isso também acontece nas universidades. Tanto calouros quanto veteranos podem se sentir ansiosos e temerosos diante da necessidade de enfrentar o mercado de trabalho ao fim de seus cursos.
Sendo assim, todos podem se beneficiar da presença dos egressos na vida acadêmica.
O que você verá neste artigo:
Egressos e novos alunos: medos compartilhados
Os egressos já enfrentaram os desafios de um curso superior. Já vivenciaram as expectativas e as dúvidas mais comuns aos universitários. Os medos enfrentados não foram poucos, e eles, à sua maneira, venceram todos, afinal conseguiram se formar. Logo, as experiências enfrentadas pelos alunos que já se desvincularam formalmente de uma instituição de ensino podem estar sendo as mesmas que enfrentam os estudante com sua graduação ainda em curso. Entre os medos mais comuns destacamos:
- – a aproximação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC);
- – a experiência em estagiar;
- – a angústia diante de importantes avaliações;
- – a proximidade do término do curso;
- – as dificuldades com algumas disciplinas;
- – imprevistos financeiros
Em virtude de tantas problemáticas, muitos alunos chegam a cogitar a sua saída do curso, e encontram nos conselhos de profissionais que passaram pelos mesmos desafios a força para superar as dificuldades. Entretanto, boas dicas não são a única contribuição dos egressos para os novos alunos. Portanto, abordaremos no próximo tópico outro importante auxílio oferecido por estes ex-alunos.
Egressos: os “termômetros” do mercado de trabalho
Todos sabemos das dificuldades de se inserir no mercado de trabalho. Conhecemos bem o momento do país e principalmente, sabemos da escassez de boas oportunidades. A presença de um egresso na rotina dos alunos em formação pode contribuir para indicar as demandas por profissionais do mesmo curso e apontar as subáreas com mais vagas de emprego. Os egressos podem inclusive contribuir com a sugestão de novas disciplinas, minicursos e outras formas de qualificação, que identifiquem como um requisito para a conquista de uma vaga na área.
Presença nos eventos e feira de carreiras
É muito importante para os alunos que ainda estão cursando uma determinada especialidade saber como aqueles que já se formaram estão trabalhando. Durante as feiras de carreiras/ profissão, os egressos podem contar suas experiências, as dificuldades mais comuns no início de suas carreiras e até indicar possíveis atalhos para conquistar uma boa posição. Muitos cursos promovem eventos para que os ex-alunos possam socializar com os graduandos e assim contribuir com ideias e sugestões.
Doação de livros, xerox e outros materiais
Após a conclusão dos cursos, muitos ex-alunos decidem doar ou revender os materiais que adquiriram durante a graduação. Em virtude dessa decisão, novos alunos podem adquirir as bibliografias mais importantes ou mesmo outros textos com preços mais baixos ou até levar na “faixa”. Pode parecer exagero, mas no dia a dia, estas pequenas negociações acabam fazendo muita diferença.
Os egressos e a autoavaliação
Ninguém melhor do que alguém que já comprou um produto para dizer se fez ou não uma boa aquisição. Os egressos podem avaliar os cursos que fizeram e apontar seus níveis de satisfação com a faculdade. Esta reflexão pode auxiliar as instituições de ensino na avaliação de suas práticas e até mesmo motivar uma nova atuação junto aos graduandos. Os ex-alunos podem ser parceiros das faculdades, afinal nada fala mais que o velho “boca a boca”. Como dizem: “um cliente satisfeito fala bem do seu negócio para até 5 pessoas, enquanto um insatisfeito pode falar mal até para 10″!
Egressos e novos alunos: uma oportunidade de networking
Nada melhor para aqueles que estão buscando uma boa oportunidade de trabalho do que manter uma boa rede de contatos profissionais. Os estudantes que ainda não se formaram, ou não deram início em seus estágios, podem ter mais dificuldades para se inserirem em seus segmentos de formação.
Portanto, além de bater um bom papo e cultivar boas amizades, a relação com os egressos pode servir para ótimas trocas! Vocês poderão compartilhar informações profissionais, reconhecer oportunidades e lacunas no mercado de trabalho e darem início a um novo projeto. Muitos negócios surgem justamente de encontros menos formais. Por isso, investir tempo e energia nessas conexões pode ajudar ambos envolvidos a crescerem profissionalmente.
Sendo assim, quando perceber a presença de um ex-estudante, ou mesmo quando tiver a oportunidade de estreitar suas relações com alunos formados não hesite em fazê-lo. Muitos desses egressos ainda retornam as faculdades para iniciarem uma pós graduação, e novamente podem contribuir para o avanço e a boa avaliação dos cursos de graduação.
Continue nos acompanhando para mais informações que podem ajudar no seu desenvolvimento acadêmico e profissional, vem de Voomp!