InícioGraduaçãoTire sua dúvida. Escolha entre biologia ou biomedicina

Tire sua dúvida. Escolha entre biologia ou biomedicina

Biologia ou Biomedicina? Nomes semelhantes. Áreas também semelhantes. Essa semelhança talvez seja o motivo para que muitos estudantes tenham dúvidas entre qual curso escolher. Não fique na dúvida. Por isso, a Voomp pesquisou e vai mostrar as suas diferenças, bem como as suas áreas de atuação. Pois, são duas graduações díspares com atribuições distintas.

√ Biologia

A graduação em Biologia tem duas modalidades diferentes: licenciatura e bacharelado. Embora existam instituições de ensino que as ofereçam. O estudante no início no curso cursará aulas mescladas de Química, Física e Matemática. Mas ao longo da graduação, os universitários terão contato com as disciplinas específicas, como Ecologia, Botânica, Zoologia, Anatomia, Geologia, Botânica etc. Na grade curricular, há também aulas práticas.

Após estar formado em Biologia, o profissional terá no seu trabalho uma relação bem extensa. Principalmente, no que diz respeito ao contato com o meio ambiente e com questões ligadas à sustentabilidade.

√ Biomedicina

Formado em sua grande parte por disciplinas de exatas, biológicas e humanas, o curso de Biomedicina tem também disciplinas específicas, além de vivências práticas. Olha a lista:

  • Biologia Celular, Química, Bioética, Anatomia, Biofísica, Microbiologia, Fisiologia, Parasitologia, Imunologia, Farmacologia, Bioquímica, Saúde Pública e Toxicologia são alguns dos módulos que compõem a grade curricular da graduação.

Para o estágio supervisionado, é direcionada 20% da carga horária total do curso. Em suma, o profissional formado em Biomedicina terá uma função ligada à saúde do ser humano. O foco do seu trabalho é a prevenção e o tratamento de doenças.

Semelhanças e diferenças

  1. Começa a entender no que são parecidos? A semelhança entre as duas profissões está no estudo dos seres vivos.
  2. Arrisca a dizer sua em que diferem? A diferença está, entre outras coisas, no objetivo do estudo.

Veja, ambas as profissões estudam e pesquisam sangue, tecidos, plantas e microrganismos, por exemplo. No entanto, o foco do biomédico está em analisar as amostras e identificar agentes causadores de doenças. Enquanto isso, biólogo quer entender a relação desses seres vivos com o meio em que vivem e/ou estão, como é o funcionamento desses organismos e os processos de evolução.

Esses profissionais poderão até mesmo trabalhar juntos. Na verdade, a Biomedicina é um campo que está entre a Biologia e a Medicina. Um graduado em Biomedicina desenvolve ou melhora remédios e vacinas, além de estudar os microrganismos causadores de doenças. Em síntese, o biólogo será indispensável para manter o equilíbrio ambiental de uma região, evitando a proliferação de doenças. Sejam elas por meio de vírus ou bactérias, seja por meio de fungos ou protozoários.

Formas de atuação do biólogo

Os campos de atuação de um biólogo são amplos. Os que optam por seguir a licenciatura poderão atuar como professor do ensino fundamental e médio. Mas, depois uma pós-graduação, poderá seguir a carreira acadêmica no ensino superior. Além disso, terão a possibilidade de prestar concursos públicos ligados à área ambiental. Pois, há órgãos respeitados internacionalmente, com oportunidades para atuação em pesquisa e na preservação.

Os formados em Biologia também têm oportunidades em projetos ambientais e em Organizações Não-Governamentais (ONGs). A crescente preocupação com questões ecológicas e a preservação do meio ambiente fazem com esses profissionais sejam valorizados no mercado.

Enfim, outra área de atuação é na iniciativa privada. Atualmente, empresas no setor alimentício também contratam os profissionais formados em Biologia para atuarem na fiscalização e controle dos alimentos fabricados. Por incrível que pareça, até na construção civil o biólogo pode trabalhar. Eles irão fazer a avaliação de impactos de determinados empreendimentos no ambiente, seja ele rural ou urbano. Conheça as principais atividades de um biólogo:

  • Elaborar e executar estudos e pesquisas científicas.
  • Prestar assessoria ou consultoria a empresas.
  • Administrar parques, reservas florestais e institutos biológicos.
  • Criar, manipular e reproduzir organismos em laboratórios.
  • Pesquisar sobre a utilização de microrganismos na produção de alimentos ou medicamentos.
  • Fazer análises de DNA.
  • Elaborar relatórios de impacto ambiental.
  • Desenvolver programas de preservação da fauna e flora.

Formas de atuação do biomédico

Já o profissional formado em Biomedicina poderá se dedicar às pesquisas e estudos em diversas áreas da saúde. Ele poderá trabalhar na área de análises clínicas (a maioria dos profissionais estão atuando nesta área), em estudos e pesquisas ligadas à genética, banco de sangue e outras.

Os biomédicos poderão exercer atividades na área de Imaginologia, estudo dos órgãos e sistemas do corpo humano por meio das inúmeras modalidades de exames de imagens. Em conjunto com radiologistas, podem operar máquinas como de ultrassonografia, tomografia e ressonância magnética.

Outras duas áreas que vêm crescendo muito para a atuação do profissional  é a de Biomedicina Estética e a que diz respeito à Reprodução Humana e as pesquisas com células tronco. Então, as melhores oportunidades de trabalho estão em laboratórios, especialmente no setor de análises clínicas, hospitais, centros de pesquisa, indústrias de medicamentos e bancos de sangue.

É importante destacar que, ao contrário dos médicos, os biomédicos não fazem cirurgias nem prescrevem medicamentos. Seu trabalho está na pesquisa de microrganismos causadores de doenças e no desenvolvimento e evolução de remédios e vacinas.

Um dos setores que mais empregam biomédicos é o de análises clínicas. Mas este profissional pode encontrar oportunidades de trabalho também em institutos de pesquisa, hospitais, bancos de sangue e na indústria de medicamentos. Conheça as principais atividades do biomédico:

  • Fazer a manipulação de microrganismos para que possam ser industrializados como medicamento.
  • Executar exames clínicos em laboratórios e hospitais para ajudar a identificar agentes causadores de doenças.
  • Realizar exames que possibilitem o diagnóstico por imagem.
  • Pesquisar e desenvolver produtos obtidos por meio da biotecnologia.
  • Atuar na Polícia Federal ou Civil, auxiliando na investigação de crimes por meio de análises de tecidos.

Curiosidades

Optou por Biologia? Coheça o site Biólogo.

Escolheu Biomedicina? Conheça o Canal do Biomédico

Veja também nesse outro conteúdo qQuanto ganha um farmacêutico recém-formado?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.