InícioGraduaçãoCurso de Perícia Criminal: Tudo o que você precisa saber

Curso de Perícia Criminal: Tudo o que você precisa saber

Popularmente, há um ditado que diz que não existem crimes perfeitos, uma vez que os vestígios e as provas são deixadas em mínimos detalhes, inclusive imperceptíveis para o público comum. 

Desta forma, a carreira de perito criminal é, sem dúvida, uma das que mais desperta curiosidades na sociedade. Não é tão difícil de entender por que isso ocorre. 

Investigações e reconstruções de histórias e cenários geram bastante interesse nas pessoas, especialmente em crimes de maior repercussão. Com técnicas complexas e de caráter científico, os peritos conseguem revelar provas surpreendentes.

Ficou curioso para saber mais? Embarque com a Voomp e saiba como é esta carreira e o curso de Perícia Criminal. Acompanhe!

O que é Perícia Criminal?

A Perícia Criminal é o campo de atuação onde profissionais se encarregam de coletar, armazenar e analisar eventuais provas e vestígios gerados em uma situação de crime. Presente em instituições de segurança pública, peritos criminais cumprem um papel fundamental no auxílio à solução de crimes, sejam eles homicídios, roubos ou fraudes. 

De modo geral, o trabalho de peritos criminais envolve bastante pesquisa e esforço científico. Muitas vezes, objetos recolhidos em cenários de crime são levados para laboratórios e são analisados com ajuda de reagentes, produtos químicos ou até mesmo com luzes especiais para detectar substâncias. 

Vale destacar, no entanto, que peritos criminais não possuem poder acusatório ou de julgar pessoas envolvidas em crimes. Contudo, o trabalho é essencial para que profissionais e órgãos competentes da justiça possam tomar as melhores decisões.

Para que as provas sejam apresentadas da forma mais fiel possível, é necessário que cenários de crimes sejam preservados. É por este motivo que, com alguma frequência, ruas são cercadas com fitas amarelas, cena muito comum em filmes e séries. Certamente você já percebeu, não é mesmo?

Como é o curso de Perícia Criminal?

O curso de Perícia Criminal pode ser realizado em nível superior tecnólogo, ou seja, para realizá-lo, é preciso ter concluído o ensino médio. Cursos dessa natureza, no geral, possuem bastante foco na aplicação prático-profissional dos conteúdos abordados no curso. 

Um pouco diferente de cursos de bacharelado, por exemplo, onde há bastante pesquisa e debate acadêmico. Desta forma, o curso de Perícia Criminal apresenta um tempo de duração relativamente curto, podendo ser realizado em quatro semestres de graduação

Nesta formação, o grande objetivo é preparar os profissionais para que possam exercer as funções de perito criminal com segurança e domínio técnico. Aliás, a segurança e a precisão são habilidades indispensáveis desta profissão, pois cada detalhe pode interferir na resolução de casos. 

Enfim, o curso de Perícia Criminal é voltado especialmente para aqueles que desejam atuar com uma profissão desafiadora e que requer responsabilidade e compromisso ético.

Perícia Criminal EAD: como é o curso?

A grande maioria dos cursos de Perícia Criminal disponíveis são ofertados na modalidade de ensino a distância (EAD). No entanto, muitas pessoas ainda não estão familiarizadas com esse sistema de ensino e podem encontrar dúvidas sobre como ele funciona.

No curso de Perícia Criminal EAD, você realiza todas as atividades necessárias diretamente da sua casa ou de onde for melhor para você. Por meio de plataformas online, você acessa aulas, materiais didáticos, discussões e realiza as atividades propostas para adquirir sua aprovação.

Ou seja, a grande vantagem de estudar a distância é a flexibilidade e a autonomia que você adquire para estudar. Bacana, não é mesmo? Você encontra cursos de Perícia Criminal EAD aqui mesmo, na página da Voomp. Confira! 

Quais são as matérias estudadas no curso de Perícia Criminal?

As grades curriculares dos cursos de Perícia Criminal podem variar de acordo com as instituições de ensino. Não há uma norma que determine quais matérias são obrigatórias no curso, no entanto, algumas delas são indispensáveis e estão presentes nas principais faculdades. Confira!

  • Arquitetura de Dados
  • Governança Corporativa
  • Balística
  • Bancos de Dados em Nuvem
  • Noções de Direito Penal
  • Toxicologia
  • Psicologia Judiciária
  • Teoria Geral do Processo
  • Genética Forense

Quanto custa o curso de Perícia Criminal?

Se você se interessa pela área de Perícia Criminal, mas teme ter que desembolsar valores muito altos para estudar o assunto, pode relaxar. Em geral, as mensalidades do curso de Perícia Criminal não são muito altas. 

Com menos de R$ 150 por mês, você pode estudar em ótimas faculdades como Pitágoras, Anhanguera e Unopar. Ou seja, um ótimo custo-benefício!

Quais são as oportunidades de trabalho na área de Perícia Criminal?

Na área da Perícia Criminal, a imensa maioria dos cargos estão vinculados a instituições públicas. Afinal, o trabalho dos peritos vai de encontro direto à atuação de agentes de segurança e de profissionais do judiciário. Ou seja, para ser perito criminal, é preciso prestar concurso público.

Portanto, se você tem o desejo de se tornar perito criminal, a dica é ficar de olho em editais públicos, que podem ser em nível estadual ou federal. E claro, estudar bastante, já que os concursos são bastante concorridos. Por isso, fazer o curso superior em Perícia Criminal pode significar um passo e tanto na sua caminhada!

Ah, e vale mencionar: os salários de peritos criminais concursados são muito atrativos! Em alguns casos, de acordo com a vaga que você ocupa, a remuneração ultrapassa a casa dos R$ 20.000. Ou seja, um ótimo atrativo para investir nesta carreira, não é mesmo?

E aí, que tal investir na sua carreira? Conte com a Voomp para, juntos, buscarmos os seus resultados! Obrigado por nos acompanhar e até a próxima!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.