InícioGraduaçãoCriminologiaCriminologia e Sociologia: o que elas têm em comum?

Criminologia e Sociologia: o que elas têm em comum?

Criminologia e Sociologia são dois assuntos que possuem muita coisa em comum. Os dois cursos são reconhecidos pelo MEC e, além disso, são matérias básicas para quem cursa Direito. Então, a seguir estão detalhes sobre como funcionam e no que se parecem.

O curso de Criminologia

A palavra define o estudo de um crime, o perfil do criminoso e como a justiça o pune. Portanto, quando formado, o profissional analisa as causas e efeitos de um crime cometido.

O curso é tem a opção de ser feito presencialmente ou EAD. Mas, a graduação precisa dar todos os conhecimentos para que seus alunos possam debater e melhorar o sistema judiciário e penal.

Habilidades necessárias para Criminologia e Sociologia

Existem algumas atitudes positivas que ajudam os alunos a ir bem na profissão. Mas, caso você não as tenha, saiba que elas podem ser desenvolvidas com o tempo. Conheça quais são as mais comuns entre elas a seguir:

  • Comunicação: é preciso conseguir se expressar com clareza para falar suas ideias para outras áreas que não sejam técnicas;
  • Estatística: todas as análises se tornam dados, então gostar dessa área da matemática ajuda seu trabalho;
  • Pesquisa: é necessário pesquisar e ler sobre vários temas e crimes;
  • Organização: auxilia a tornar os processos mais fáceis de entender e se relacionar com outras variáveis.

Qual a importância da faculdade de Criminologia?

As pessoas que se formam na área trabalham com análise de delitos para prevenir que ocorram. Dessa forma, precisam estar preparadas para identificar situações que possam gerar um problema e pensar em meios de evitar isso.

Políticas públicas certas para combater essas oportunidades de danos surgem com base em seus estudos. Por isso é uma das funções mais importantes que existem na área de segurança.

Na faculdade, os alunos aprendem a elaborar teoria sobre o que motivou certos crimes. O que é necessário, porque esta prática ajuda a identificar falhas e pensa em práticas que gerem leis e meios de proibi-las.

Quando as regras são aceitas, o criminólogo verifica se causou o efeito esperado. Então o profissional lida com vários setores que tenham ligação a delitos.

Como a Criminologia funciona?

Os cursos de Criminologia e Sociologia são parecidos porque os dois analisam muito o contexto social. Por exemplo, na primeira opção é preciso estudar para definir as causas e os motivos que levam o crime a ocorrer.

Quem trabalha na área tem que considerar todo o seu redor para achar antecedentes e motivação. Além disso, questões sociais podem ser as principais causas, por isso é preciso entender sobre:

  • Condição de moradia;
  • Políticas sociais públicas;
  • Distribuição de renda;
  • Nível de educação;
  • Oportunidades sociais.

Todas essas variáveis fazem diferença nos resultados finais, então, precisam ser vistas em todos os casos. Por isso, o trabalho é longo e atento a todos os detalhes.

Em que o criminologista pode atuar?

Quem se forma no setor pode exercer suas funções em diversos locais do setor público ou privado. Uma das áreas mais comuns é a policial, mas as habilidades também são usadas no setor de Recursos Humanos, por exemplo.

Isso porque o profissional ajuda em processos seletivos e escolhe pessoas capacitadas e sem perfil criminoso para os cargos. Assim, analisar se alguém pode ter a intenção de fazer mal a empresa é uma prática muito reconhecida e com bons salários.

A auditoria é outro ramo que precisa de quem se forma no ramo, já que é uma local especializado em investigar. Portanto, nele o trabalhador acha onde os delitos estão ocorrendo. Então, a empresa toma atitudes para evitar que eles ocorram de novo.

O curso de Sociologia

Como já foi dito, a Criminologia e Sociologia são áreas parecidas porque ambas analisam como os humanos agem. Mas, no segundo curso, essas pesquisas são mais amplas e não ficam ligadas apenas a crimes.

Ele estuda como as pessoas se organizam. Dessa forma tem que entender quais são seus:

  • Costumes;
  • Hábitos;
  • Regras;
  • Formas de se relacionar.

Por conta disso, é vista uma ciência que explica fenômenos sociais em todos os campos. O sociólogo vê as realidades sociais através de pesquisas e cria teorias sobre elas.

Qual a importância da faculdade de Sociologia?

A graduação prepara seus alunos para estudar grupos sociais, culturais, econômicos e políticos. Todas as áreas são cruciais porque ajudam a entender os sistemas que existem nas comunidades para elas vivam em conjunto.

Esse tipo de conhecimento gera uma visão mais ampla do mundo. Assim, os profissionais têm condição de analisar as situações que vivemos e propor teses de como as melhorar para o futuro.

Área de atuação para Criminologia e Sociologia

Quem se forma no curso pode atuar como professor ou elaborar pesquisas com temas sociais. Portanto, a maior parte da sua vida profissional é acadêmica, mas tem interação com muitas realidades e pessoas.

É comum que as faculdades que têm o curso já tenham projetos ou outros locais onde os alunos possam atuar. Por isso, elas são o maior campo de trabalho para quem se forma.

Porém, há outros lugares que contratam os profissionais:

  • Institutos de pesquisa;
  • Empresas de consultoria;
  • Organizações não governamentais;
  • Serviços públicos;
  • Produções audiovisuais;
  • Empresas privadas.

A visão de quem se forma na área é muito considerada por diversas razões. Então o mercado vive se reinventando e isso cria novas oportunidades de emprego para quem busca um campo diferente.

O que Criminologia e Sociologia têm em comum?

Depois de entender como são os cursos de Criminologia e Sociologia é mais fácil ver seus pontos parecidos. As duas graduações querem analisar a humanidade e sua rotina. Mas, enquanto a primeira trata apenas do setor criminal, a segunda toca todos os assuntos.

Ambas profissões também se parecem por ter em sua base a análise e a criação de teses. Ou seja, elas observam fatos sociais, entendem os motivos que os leva a ocorrer e pensam em soluções para eles.

Essas respostas podem se tornar novas políticas públicas se forem aceitas amplamente. Porém, qualquer atitude tomada também será analisada para entender se os resultados foram bons, médios, ruins ou não tiveram impactos.

Habilidades importantes para os dois cursos

Os dois setores se completam e precisam de um mesmo perfil profissional. Então algumas habilidades úteis para ambos estão a seguir:

  • Curiosidade – estar sempre em busca de novos assuntos;
  • Leitura – ambas áreas têm uma grande quantia de textos para ler;
  • Comunicação – os dois setores precisam saber falar com o público e outros setores;
  • Organização – é preciso ter um bom sistema de ordem para seus materiais;
  • Capacidade de resolver – conseguir pensar em soluções para as várias situações analisadas.

Porque Criminologia e Sociologia são importantes para sociedade?

Os dois cursos são importantes porque trazem respostas para a vida das pessoas. A sociedade está sempre evoluindo e com Criminologia e Sociologia consegue achar formas para lidar melhor com seus problemas.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.