InícioPós-graduaçãoGestão de Pessoas4 áreas para seguir em Coaching e Desenvolvimento Humano

4 áreas para seguir em Coaching e Desenvolvimento Humano

De maneira geral, você pode escolher qualquer área para seguir em Coaching e Desenvolvimento Humano, desde que você esteja focado no bem-estar pessoal de dentro para fora.

Além disso, muitos profissionais andam se questionando atualmente sobre quais os caminhos que podem ser seguidos em Coaching e Desenvolvimento Humano logo que conquistam o seu certificado. Da mesma forma, segundo a International Coach Foundation (ICF), nos últimos quatro anos o coaching cresceu mais de 300% apenas no Brasil. Também se estima que o segmento tenha movimentado mais de R $50 milhões nos últimos anos.

Nesse sentido, existem diversos tipos de áreas para seguir em Coaching e Desenvolvimento Humano, cada um direcionado para o desenvolvimento de uma área da vida. Que são trabalhadas principalmente através de técnicas e ferramentas comprovadas e perguntas assertivas, com uma metodologia que auxilia o cliente a alcançar seus objetivos. Então, as áreas para seguir existem para cada tipo de demanda mais focada, que poderá atingir um nicho específico.

Desse modo, o Coaching e Desenvolvimento Humano ajuda no desenvolvimento de habilidade e competência, na identificação de pontos de melhoria, a vencer limitações, aumentar a confiança, definir metas e objetivos e, assim, alcançar resultados extraordinários.

Assim, está uma das carreiras que mais cresce no mercado brasileiro e é dividida em Coaching para Desenvolvimento Pessoal e Coaching para Desenvolvimento Profissional.

Dentro dessas duas áreas existe mais uma ampla gama de habilidades que podem ser desenvolvidas, independentemente do ambiente onde o profissional de Coaching está inserido, ou mesmo em qual parte e setor irá atuar. Assim, conheça algumas áreas em que você pode trabalhar nesse segmento de atuação.

Coaching e Desenvolvimento Humano Executivo

Inicialmente, o coaching de liderança executiva é um dos tipos de coaching mais comuns e amplamente compreendidos no local de trabalho. Além de ser uma forma eficaz de fortalecer o desempenho de seus líderes mais importantes, ajudá-los a fazer transições importantes e permitir que alterem comportamentos que podem estar atrapalhando seu desempenho.

Logo, as áreas para seguir em Coaching e Desenvolvimento Humano executivo normalmente começa com um processo de correspondência para garantir um bom ajuste entre o coach e o participante, seguido por uma ou mais avaliações e reuniões de alinhamento com as principais partes interessadas.

Aliás, durante a contratação de coaching, o coach pode ajudar o executivo a entender e usar as informações das avaliações, criar e trabalhar por meio de um plano de desenvolvimento e lidar com desafios comerciais e interpessoais específicos.

Por outro lado, o ambiente pessoal de apoio fornecido por um coaching executivo pode promover novas maneiras de pensar, agir e influência para alcançar resultados de negócios significativos. Além disso, o coaching executivo eleva o desempenho e também fornece aos líderes um suporte extremamente necessário.

Coaching integrado

Desde já, o coaching integrado é uma abordagem que incorpora sessões de coaching em um programa ou iniciativa mais ampla de desenvolvimento de liderança. Também pode reafirmar e reforçar as lições aprendidas no treinamento de liderança. Por exemplo, uma organização executando um programa de desenvolvimento para gerentes de alto potencial e nível médio pode incluir um elemento de coaching – ou uma série de 2 a 5 sessões de coaching.

Essas sessões seriam projetadas para ajudar os participantes do programa a refletir, aprofundar e aplicar o que essas pessoas estariam aprendendo na experiência de desenvolvimento. Embora executado muitas vezes em um prazo mais curto do que os compromissos de coaching executivo, esse tipo de coaching no local de trabalho pode contribuir para que os aprendizados de desenvolvimento e liderança permaneçam por bastante tempo.

Coaching e Desenvolvimento Humano de equipe

O Coaching e Desenvolvimento Humano em equipes é uma das áreas eficaz em todos os níveis, desde a diretoria até as equipes da linha de frente. É outra área importante de coaching no local de trabalho, pois até mesmo pessoas de alto desempenho às vezes têm dificuldades em trabalhar juntos eficazmente.

Assim, o coaching de equipes inclui uma variedade de metodologias e formatos que visam promover interações saudáveis e alto desempenho. Eles podem ser razoavelmente estruturados e prescritivos, como durante um retiro em que um coach trabalha com a liderança da equipe para criar uma agenda e então facilitar a reunião, possivelmente até mesmo ensinará o conteúdo.

Dessa forma, o coaching de equipe também pode incluir métodos menos planejados, como ajudar uma equipe de projeto a interagir de maneira eficaz ou facilitar um processo que evolui de maneiras não planejadas. Às vezes, um coach pode observar uma equipe em seu ambiente normal de trabalho e fornecer coaching com base nessas observações.

Coaching Virtual

Atualmente, o coaching virtual é o tipo mais comum de coaching no local de trabalho. Mesmo antes do recente pico no trabalho remoto, as organizações estavam se tornando mais globais, as reuniões virtuais estavam se tornando mais prevalentes e o coaching virtual estava aumentando.

Agora, esse tipo de coaching se tornou totalmente comum e todos os tipos de coaching mencionados anteriormente no local de trabalho — seja executivo, integrado e de equipe – podem ser ministrados virtualmente.

Logo, o coaching virtual se tornou uma alternativa ideal para equipes que abrangem diferentes países e fusos horários, bem como para aquelas pessoas interessadas em um acordo de coaching em que possam facilmente integrar em suas agendas agitadas. Por meio do uso do vídeo, o coach virtual é capaz de se envolver e facilitar da mesma maneira que faria em um ambiente presencial.

Por fim, o objetivo final de escolher determinadas áreas para seguir em Coaching e Desenvolvimento Humano é conseguir inserir essa cultura nas organizações e incentivar essa conscientização da necessidade do desenvolvimento pessoal e profissional na totalidade. Incluir a cultura de coaching envolve mais do que simplesmente fornecer muitos tipos de coaching diferentes.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.