InícioPós-graduaçãoGestão de PessoasPós-graduação em Coaching: conheça o curso

Pós-graduação em Coaching: conheça o curso

As técnicas de coaching e mentoria são cada vez mais utilizadas por pessoas, profissionais e organizações que desejam desenvolver suas qualidades e habilidades, como comunicação interpessoal e inteligência emocional.

Por outro lado, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre qual o papel dos coaches, de que forma eles podem ajudar e como fazer para se formar nesta área. Embora haja muitos cursos livres sobre coaching e liderança, os cursos de graduação e pós-graduação na área têm conquistado espaço.

Afinal, além de adquirir uma formação completa e integral sobre os fundamentos do Coaching, os profissionais com diplomas e certificados de cursos reconhecidos pelo MEC saem na frente da concorrência no mercado de trabalho.

Neste post, a Voomp compartilha com você como é a pós-graduação na área de Coaching e Liderança. Acompanhe!  

Coaching: como é a pós-graduação?

A pós-graduação na área de Coaching surgiu nos últimos anos em diversas instituições de ensino, com o objetivo de aprofundar o domínio teórico e prático de profissionais que atuam principalmente com gestão de pessoas e negócios. Os cursos nesta área são do tipo lato sensu, e podem ser realizados como especialização ou MBA.

Durante o curso, os pós-graduandos adquirem domínio de ferramentas de coaching que possibilitam o desenvolvimento de carreiras, de competências socioemocionais e de indicadores de desempenho. São algumas das principais habilidades que o profissional deve adquirir e que o torna necessário nas organizações. 

De forma geral, o curso é voltado para profissionais que desejam aprimorar essas competências, atuando junto às pessoas e elaborando estratégias que facilitem seu desenvolvimento humano e profissional

No entanto, por se tratar de um curso de pós-graduação, é preciso ter concluído algum curso de nível superior, seja ele de bacharelado, licenciatura ou tecnólogo. As especializações e MBA em Coaching e Liderança costumam ser bastante procuradas, especialmente por profissionais de gestão de pessoas e administração de negócios.

Como é a especialização em Coaching a distância?

A especialização em Coaching pode ser cursada a distância, com os mesmos conteúdos estudados no modelo presencial. Na prática, a grande diferença está no modo como você acompanha as atividades do curso.

Assim, como na modalidade presencial, você irá assistir às aulas e realizar as atividades propostas. No entanto, os trabalhos são realizados de modo online, seja pelo computador ou celular. Ou seja, o EAD possui maior flexibilidade para montagem de horários de estudo, permitindo, dessa maneira, que você concilie com compromissos profissionais e pessoais.

Achou interessante? Confira as pós-graduações em Coaching EAD aqui na Voomp!

O que se estuda na pós-graduação de Coaching?

A pós-graduação na área de Coaching, seja especialização ou MBA, oferece aos alunos um repertório diverso de matérias voltadas para ações de liderança, protagonismo e motivação em espaços laborais. 

Além do estudo de fundamentos teóricos, os pós-graduandos encontram matérias que abordam questões práticas, com a demonstração de fundamentos do Coaching a partir de cases de empresas e equipes de trabalho.

Confira a grade curricular do curso de MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas, oferecido pela faculdade Anhanguera. 

  • Ferramentas e técnicas de coaching
  • Competências socioemocionais
  • Propósito organizacional e estratégias de comunicação interna
  • Coaching em essência
  • Comunicação e motivação nas organizações
  • Ambientação
  • Construção, mensuração e fomento de indicadores de desempenho
  • Liderança
  • Estratégias de gerenciamento de gente
  • Protagonismo e desenvolvimento de carreira

Qual a duração da pós-graduação em Coaching?

Se formar e rapidamente entrar no mercado de trabalho é o desejo da grande maioria das pessoas. Em alguns casos, a inserção pode acontecer ainda mais rápido, dependendo do tempo de duração do curso.

Na pós-graduação da área de Coaching, a ideia é que você se capacite sem muita demora e possa aplicar seus aprendizados teóricos no espaço de trabalho. Desta forma, a maioria das especializações em Coaching e Liderança duram em torno de seis a dez meses.

Qual o valor da pós-graduação em Coaching?

O valor da pós-graduação em Coaching pode variar bastante de acordo com a instituição de ensino e com a modalidade. É possível encontrar valores bem acessíveis e outros com valores muito acima da média, no entanto, a dica é procurar os cursos que oferecem melhor custo-benefício.

Existem boas opções no mercado que oferecem cursos de Coaching por valores acessíveis e com toda a estrutura necessária para uma boa formação. Em faculdades como Anhanguera, os cursos de Coaching EAD variam entre R$ 150 e R$ 200 por mês.

Se você não está seguro sobre o curso, uma ótima vantagem que essas duas instituições oferecem é a possibilidade de fazer um teste grátis. Desta forma, é possível avaliar com calma se vale a pena fazer o investimento.

Pós-graduação em Coaching concluída: quais as possibilidades de atuação?

Nos últimos anos, os profissionais da área de Coaching têm ampliado o campo de atuação, maximizando as potencialidades dos indivíduos por meio de técnicas especializadas. Atuantes não apenas em organizações, os coaches têm encontrado no atendimento particular um campo fértil de trabalho. 

Neste segmento, os coaches podem atuar com orientação e mentoria de seus clientes, sobre os mais diversos assuntos. No entanto, as especialidades mais comuns costumam ser coach de carreiras, coach de negócios e coach de finanças.

Já no setor empresarial, os profissionais habilitados para trabalhar com Coaching costumam atuar em departamentos de recursos humanos. Neste espaço, as principais funções são o acolhimento e a mobilização de equipes, assim como a elaboração de estratégias de crescimento profissional que resultem em desempenho. 

Um ponto muito interessante desse mercado é que, ao se formar na área de Coaching para contribuir com o crescimento de outros profissionais, você acaba crescendo junto. Ao final do curso, com certeza, terá aprimorado suas características de liderança e protagonismo.

Que tal investir nessa pós-graduação? Acompanhe a Voomp e fique por dentro de tudo sobre pós-graduações. O próximo passo da sua carreira começa aqui! 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.