InícioGraduaçãoAdministraçãoConheça o que é Administração Mercadológica

Conheça o que é Administração Mercadológica

A matéria de Administração Mercadológica é uma das disciplinas do curso de Logística. Então, é uma área do saber que aborda todos os conceitos voltados às necessidades do mercado.

Confira a seguir um pouco mais sobre o curso, a disciplina, e as formas de uso no mercado.

Como é o curso de Logística?

O curso de Logística prepara o aluno para projetar, avaliar e aplicar métodos para transporte, distribuição e armazenamento. Bem como, a entrega de produtos de uma empresa.

Depois de concluído o curso, ele será capaz de gerir várias funções. Confira a seguir quais são as principais:

  • Acompanhar processos de compra;
  • Gerir redes de distribuição;
  • Criar e negociar formas de entrega;
  • Identificar fornecedores.

Este profissional é importante tanto do setor industrial quanto no de serviços e comercial. Nesse sentido, visa aprimorar e modernizar as técnicas de logística para a eficiência, qualidade e competitividade da empresa.

O curso envolve disciplinas de várias áreas do saber. Assim como, Ciências Exatas com Matemática e Estática, por exemplo. Além disso, Ciências Sociais, com Marketing e Administração, assim como matérias específicas casos de comércio exterior.

Duração do curso de Logística

Em média, a graduação dura de 3 a 4 anos, a depender do critério da faculdade quanto ao estágio e trabalho final para a conclusão do curso. Enquanto, para os tecnólogos o curso dura 2 anos. Por fim, o curso técnico dura um ano.

Disciplinas do curso de Logística

Já vimos que você pode se formar no setor de Logística tanto como Bacharel ou Tecnólogo quanto como Técnico. Nesse sentido, o que muda é o método e o tempo de cada tipo de curso. Ainda assim, todos apresentam matérias semelhantes na sua grade.

Veja a seguir, as principais matérias que você vai aprender no decorrer do curso:

  • Matemática financeira;
  • Teoria das empresas;
  • Logística reversa;
  • Cadeia de suprimentos;
  • Probabilidade e estatística.

De acordo com as Diretrizes Nacionais do MEC, o curso de Logística é tido como tecnológico da área de Gestão e Negócios. Mas, algumas instituições de ensino oferecem a opção para o bacharelado.

Todas as matérias são essenciais para a atuação no mercado de trabalho. Porém, a disciplina de Administração Mercadológica tem um papel de destaque para o aluno. Entenda a seguir um pouco mais sobre ela.

Administração Mercadológica: o que é?

O conceito de Administração é a forma de gerir uma empresa com organização, plano, direção e controle. Ou seja, é a forma de trabalhar com e por pessoas que vão realizar os objetivos da empresa e de quem participa dela.

Já a de mercado, em síntese, é o mesmo que Marketing. Isso porque este último não se refere apenas à publicidade e propaganda. Ele é ligado a um campo mais complexo de análise de mercado na criação de meios que influenciam na decisão de compra.

O termo Marketing vem do inglês, e quer dizer mercado. Assim, com a terminação “ing”, indica que o verbo está no gerúndio. Logo, se traduzido ao pé da letra, temos o mesmo que “fazendo mercado”.

Em síntese, Administração Mercadológica e Marketing são basicamente a mesma matéria. Então, depende de como a faculdade irá usar o termos na sua grade.

Objetivo da Administração Mercadológica

O profissional será capaz de coletar as informações do mercado, organizar, analisar e processar. Por fim, utiliza esses dados de forma direcionada às estratégias da empresa. Assim, trata da sua posição diante da concorrência, do governo e até mesmo social.

Qual a importância da Administração Mercadológica?

As empresas estão cada vez mais envolvidas com tecnologia no seu dia a dia. Além disso, o fluxo de informações tornou a comunicação muito mais dinâmica. Enfim, todos esses dados servem para identificar as necessidades do mercado.

Esse cenário faz com que as tendências de hoje estejam ultrapassadas amanhã. Nesse sentido, pode comprometer os projetos e reduzir a receita de uma empresa que não esteja bem estruturada.

Não basta ter um serviço ou produto e sua oferta. Nesse sentido, é importante entender o movimento do mercado, bem como, identificar tudo que envolve os desejos e necessidades do consumidor para acompanhar o que se pede.

O saber dessa disciplina envolve dominar os processos internos de uma empresa. Além disso, checar como a sua forma de funcionar é afetada pelo meio externo.

Principais pontos de uma boa Administração Mercadológica

Podemos medir se essa administração está de acordo com o mercado quando vistos alguns pontos dentro da empresa. Confira, a seguir, quais são eles:

  • Facilita o alcance das metas;
  • Permite o crescimento ordenado do negócio;
  • Aumenta a certeza das medidas adotadas;
  • Orienta a tomada de decisão;
  • Cria boas técnicas;
  • Otimiza processos;
  • Racionaliza recursos.

A combinação destes e outros pontos, aumenta a competitividade, além da produção e organização. Isso permite o seu crescimento interno, bem como a sua posição no mercado.

Administração Mercadológica: em que atuar?

Quando você adquire o saber em Administração Mercadológica, se torna apto para atuar em áreas como Comércio Exterior e Marketing, por exemplo. Isso porque envolvem ações ligadas à gestão de marca e negócios.

Confira a seguir as suas principais ações com o saber adquirido nessa disciplina:

  • Atuar no plano de Marketing;
  • Produzir novos produtos e serviços;
  • Promoções e vendas;
  • Estudar a relação com o cliente;
  • Gerir a logística e finanças da empresa;
  • Promover inovação e qualidade.

Essas ações permitem tanto uma visão micro, quanto macroeconômica da empresa, bem como sua boa condução. Além disso, o profissional ganha status ao desenvolver relações interpessoais e mostra seu saber do que acontece no mundo.

Afinal, ele deve estar munido de dados de todos os setores: político, social, econômico, ambiental e geográficos, que são essenciais ao negócio.

Perfil profissional

Agora que você aprendeu sobre Administração Mercadológica, entendeu que não é só de produto e serviço que se vive o mercado. Nesse sentido, estudar as relações de consumo e estar a par do que acontece na empresa e no mundo é essencial.

O seu perfil deve ser focado na gestão interna para atender o que se pede no negócio. Logo, fique atento às notícias e saiba como pensar e agir a longo e curto prazo.

Além disso, seja capaz de acompanhar as mudanças de cenário, demandas e tendências.

Continue nos acompanhando para mais informações que podem ajudar no seu desenvolvimento acadêmico e profissional, vem de Voomp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 14

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.