InícioGraduaçãoFotografiaO que o curso de Fotografia proporciona

O que o curso de Fotografia proporciona

Informar, representar, surpreender. Assim, o fotógrafo diariamente atua. Se você está querendo se graduar nessa área, saiba que o curso de Fotografia te possibilitará gerenciar diferentes máquinas, filmes e lentes. Além disso, fará você compreender a importância da iluminação e do enquadramento, por exemplo. Conhecimentos imprescindíveis para a técnica e a arte de fotografar!

No curso de Fotografia, geralmente, são oferecidos em duas modalidades de estudos. Uma oferece a titulação por meio de um tecnólogo, que dura, em média, dois anos. Outra, oferece a opção de bacharelado em Fotografia, na qual a formação tem, em média, quatro anos de duração. A sua escolha dependerá do tempo que você pode destinar à sua formação, bem como seus recursos financeiros e interesses de mercado e estudos. Vale a pena conferir como funcionam as duas modalidades antes de se decidir.

A grade curricular varia entre as instituições de educação superior e também entre as modalidades escolhidas (tecnólogo ou bacharelado). No entanto, há matérias obrigatórias. conforme as listadas abaixo pela Voomp. Confira:

  • Acervos e Projetos Expográficos;
  • Cultura Brasileira;
  • Edição para Fotografia;
  • Fotografia Autoral;
  • Fotografia de Moda;
  • Fotojornalismo;
  • Linguagem Fotográfica;
  • Tratamento da Imagem Fotográfica.

Com o conhecimento nas mais distintas linguagens fotográficas, o estudante do curso de Fotografia poderá escolher um segmento para construir sua carreira: artístico, comercial, documental, jornalístico, entre outros. Enfim, o curso superior de Fotografia proporcionará um amplo conhecimento sobre as mais variadas técnicas relacionadas à área e maior segurança para você desenvolver projetos e conquistar seu espaço no mercado. Também é importante se atualizar constantemente. Nessa área, há novidades quase que diariamente. Então, além da graduação, o estudante de Fotografia deve fazer cursos extras. Participar de seminários e eventos do segmento também ajudam na construção de uma carreira mais sólida.

Dicas para ser um bom fotógrafo

O Blog eMania listou algumas dicas que podem ajudar durante o seu curso e formação profissional. Então, verifique a seguir e fique atento:

  1. Estude Técnicas de Fotografia
  2. Conheça a história da fotografia e dos principais fotógrafos
  3. Treine o Olhar Fotográfico
  4. Frequente eventos sobre Fotografia
  5. Vá a museus e galerias
  6. Convide alguém para trabalhar com você
  7. Peça ajuda para alguém experiente
  8. Tenha um objetivo em mente
  9. Conheça as funções da sua câmera
  10. Saiba editar suas imagens
  11. Utilize a interne
  12. Participe de concursos
  13. Tenha tempo para praticar e fotografar

Como escolher a sua área de atuação na fotografia?

Como já mencionamos acima, é importante ter em mente em qual  área quer se dedicar. Para, assim, focar seus estudos. Atualmente, há diversos nichos mercadológicos a seguir, serem explorados e conhecidos. Para escolher um deles, é essencial que você leve em conta sua identificação com a área, as ofertas de trabalho e também a atual situação do mercado. A Voomp selecionou as principais áreas para apresentar. Faça uma leitura atenta: 

  • Fotografia de produto: também é chamada de fotografia still. É uma área em crescimento constante, principalmente, com a ampliação do e-commerce. É uma área da fotografia em que o profissional tira fotos de produtos. Também está muito ligada ao mercado de publicidade e propaganda. 
  • Fotografia de moda: uma área muito conhecida. Neste segmento, enfim, é primordial, que o fotógrafo tenha um bom senso estético para fazer fotos de modelos, vestuário e cobertura de eventos. 
  • Fotografia social: essa área da fotografia está direcionada aos eventos sociais, como casamentos, festas de aniversário e eventos corporativos, por exemplo. É um segmento que sempre tem demanda. 
  • Fotografia gastronômica: nos últimos anos, esse ramo de mercado cresceu muito. A fotografia gastronômica retrata alimentos. Também exige um bom senso estético. Em suma, os profissionais podem ser contratados por revistas, editoras, sites e outros veículos do segmento. 
  • Fotojornalismo: é a área da fotografia responsável por registrar acontecimentos jornalísticos. A princípio, bastante empregado em jornais, revistas e portais de notícias.
  • Fotografia documental: a fotografia documental é baseada em um olhar mais atencioso e comprometido do fotógrafo. Retrata histórias e situações, além de ser bastante investigativa. Está muito ligada ao fotojornalismo.

Como conquistar espaço no mercado de foto

Enquanto for fazendo seu curso, construa também seu site profissional para apresentar um portfólio fotográfico organizado. Dessa forma, as pessoas começam a conhecer seu estilo, a área à qual se dedica e, então, inicia uma série de parcerias de trabalho.

Alguns pontos decisivos para você crescer profissionalmente:

  • Ter um bom planejamento: não basta ter um grande amor pela arte, Lembre que é preciso focar no seu objetivo para que possa crescer profissionalmente.Então, faça um bom planejamento. Pois, isso te ajuda a organizar as ideias, criar estratégias e metas para que seu trabalho seja mais conhecido.
  • Ter boas parcerias: networking é essencial. Então, ter bons parceiros é algo excelente para quem quer trabalhar com fotos. Conhecer outros profissionais e empresas que atuam na mesma área que a sua, ajudará você conhecer novos clientes e ganhar ainda mais experiência.

Aprenda a criar um portfólio de fotografia

Depois de você construir seu site, você poderá utilizar um recurso bastante importante: o portfólio. Entenda: fotografia é uma arte visual. Isso significa que você precisa mostrá-la para o público. Assim , você poderá conquistá-lo de verdade e também poderá ir criando autoridade como profissional.

Em suma, um portfólio de fotografia cumpre papel fundamental no crescimento da sua carreira. Sabe por quê? Porque o portfólio será um compilado das suas melhores imagens e também servirá para apresentar o seu trabalho para futuros clientes.

Então, a cada trabalho, sempre separe as melhores fotos e as catalogue, Crie esse hábito. Assim, seu site irá se ampliando estará sempre diversificado. Outro ponto importante, é separar as fotos por temas, o que mostrará sua versatilidade no futuro. Quem deseja seguir na carreira de fotógrafo precisa de um portfólio de fotos organizado e atualizado. Assim, ele será um recurso precioso para conquistar novos consumidores e impulsionar o seu negócio de foto.

Quer saber mais sobre o mercado e a faculdade de Fotografia? Então leia também: O que é curso superior em Fotografia

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.