InícioGraduaçãoEmpreendedorismoO que o curso de Empreendedorismo proporciona

O que o curso de Empreendedorismo proporciona

Empreender. Está no dicionário. Verbo transitivo: decidir realizar (tarefa difícil e trabalhosa); tentar; “uma travessia arriscada”; pôr em execução. Então, vamos ajudar a você desvendar esse universo e mostrar o que o curso de Empreendedorismo pode te possibilitar.

O curso de Empreendedorismo ensina as técnicas e as novas formas de empreender no mundo atual. O aluno sairá, depois de formado, apto a potencializar vendas, aumentar a produtividade e ampliar a margem de lucro, seja em sua própria empresa ou na firma na qual trabalha.

As disciplinas oferecidas seguem as tendências do mercado. Novas Tecnologias, Negócios Digitais, Negócios Inovadores e Startups são abordadas em matérias, como também Administração Financeira, Gestão de Pessoas e Direito Empresarial. Geralmente, o curso de Empreendedorismo das instituições foca em aulas práticas, como em simulações de criação de uma empresa, de seu plano de negócios, viabilidade mercadológica e de todo o panorama econômico na qual ela está inserida.

A duração do curso de Empreendedorismo é de dois anos. Em suma, os cursos de tecnólogo – como são chamados – tem a formação prática e objetiva, pensados para atender a demandas específicas do mercado de trabalho e alta empregabilidade.

Empreendedorismo e inovação

Empreendedorismo e inovação são conceitos que caminham lado a lado e ajudam no desenvolvimento econômico. Um estudo da Entrepreneurship, Norms, and the Business Cycle, liderado por Simon C. Parker, revela que crescimento econômico e empreendedorismo caminham em paralelo. Em síntese, a expansão econômica permite que novos empreendedores invistam cada vez mais, gerando receita e trabalho para outras empresas também.

Mas como ser empreendedor hoje em dia?

A primeira etapa de um empreendedor é saber detectar qual nicho de mercado atuar dentro da sua área. É preciso ter perspicácia de perceber essas oportunidades. Agora, não se trata de intuição. Ela tem um papel importante. A princípio, é preciso analisar os fatos e o mercado. Pois, há cada vez mais dados e informações diversas para embasar a criação de novos negócios.

Segundo o blog Fundação Instituto de Administração, você pode com seu negócio:

  1. Atender a uma demanda reprimida em determinada localidade
  2. Desenvolver um produto ou serviço novo, criando um público novo
  3. Diferenciar-se e chamar a atenção melhorando um produto ou serviço que já existe e é conhecido.

Mas também é importante ter certas habilidades ou então desenvolvê-las para empreender, como mostra estudos e pesquisas na área. Enfim, veja algumas selecionadas por nós.

Habilidades empreendedoras

Resiliência: empreender requer superar uma série de desafios. Se quiser ter sucesso precisa aprender lidar com  dificuldades e superá-las;

  • Liderança: saber motivar, delegar funções e responsabilidades, aceitar e compartilhar ideias e inspirar;
  • Flexibilidade: ter jogo de cintura para se adaptar aos diferentes cenários, estar aberto para mudar de ideia e aceitar o contraditório
  • Organização: montar e seguir o planejamento criado, saber gerir seu tempo, ter uma rotina definida, cumprir prazos e antecipar ameaças e oportunidades;
  • Ambição: buscar o desenvolvimento constante. Estudar as principais tendências e se especializar cada vez mais;
  • Persuasão: saber convencer investidores e clientes sobre seus produtos e serviços;
  • Autoconfiança: acreditar no seu projeto e nas suas ideias sem descuidar dos feedbacks, é claro.

Depois de conhecer as habilidades, é interessante também saber que tipo de empreendedorismo você se assemelha mais, de acordo com uma matéria da revista Exame

Tipos de empreendedores

Ousado ou conservador?

O empreendedor ousado é aquele que tem maior disposição para encarar riscos. Ao contrário do conservador, que não gosta de se arriscar. Enquanto o primeiro pode, tal qual Ícaro, voar muito perto do sol e queimar as asas, o segundo peca justamente por nunca tentar algo novo.

Solitário ou sociável?

Há pessoas que preferem trabalhar sozinhas, e outras que gostam de mobilizar um grande número de pessoas. A necessidade de sociabilização depende muito da área de trabalho, mas é bom não se isolar, assim como não forçar as interações.

Executa ou coordena?

Um gestor que mostra aos seus colaboradores que é capaz de executar e não apenas mandar ganha muitos pontos. Mas ele não pode mergulhar no trabalho prático e esquecer de coordenar os projetos e pensar na estratégia da empresa.

Amável ou duro?

A amabilidade é positiva, mas não pode se transformar em uma tendência de levar as coisas para o pessoal – ou contribuir para que os colaboradores tenham esse entendimento.

Modalidades

Você também pode se encaixar seu empreendimento em diferentes modalidades hoje no Brasil. Ivan de Sousa, do Rockcontent, elencou seis delas:

1. Empreendedorismo Individual

O empreendedorismo individual é uma tendência recente que visa permitir que um profissional possa empreender por conta própria no mercado nacional.Um tipo de empreendedorismo com menor escala de ação, mas fácil de começar e de operar no mercado.

2. Empreendedorismo Informal

Na prática, o empreendedorismo informal é aquele em que o empreendedor pratica uma atividade econômica sem formalização governamental, como os vendedores ambulantes, barracas de rua e outras ações do tipo. Não é o tipo de atividade econômica ideal, pois conta com menos estabilidade ou proteção.

3. Empreendedorismo de Franquias

Uma das vantagens de abrir uma franquia é que você está empreendendo com um modelo de negócio que já foi testado e com o apoio de uma empresa que conta com importante know-how para facilitar as coisas.

4. Empreendedorismo Cooperativo

Quando muitos empreendedores individuais se unem para criar um modelo de negócios, eles passam a atuar em um tipo de empreendedorismo diferente: o cooperativo. Na prática, consiste no apoio mútuo de vários profissionais para que, juntos, possam alcançar melhores oportunidades de negócio, usando conceitos de economia colaborativa.

5. Empreendedorismo Social

Dentre todos os tipos de empreendedorismo, o social é um dos mais diferentes. Seu objetivo é causar um impacto positivo na sociedade, seja em que área for. Pode ser uma empresa de tecnologia que visa melhorar o trânsito ou um projeto que ofereça atendimento psicológico para uma comunidade carente.

6. Empreendedorismo Digital

Uma das razões para o crescimento do empreendedorismo no Brasil e no resto do mundo é o cenário digital. Com as novas tecnologias, como computação em nuvem, e a presença massiva da internet e de smartphones, foram criadas as condições para que empreendedores pudessem desenvolver serviços e produtos digitais.

Continue nos acompanhando para mais informações que podem ajudar no seu desenvolvimento acadêmico e profissional, vem de Voomp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 49

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.