InícioGraduaçãoEmpreendedorismoTudo o que você precisa saber sobre o curso de Empreendedorismo

Tudo o que você precisa saber sobre o curso de Empreendedorismo

O empreendedorismo está cada vez mais em alta e valorizado. Com diversas possibilidades, é uma área ampla que chama a atenção de muitos.

Caracterizado como a iniciativa para criação de novos negócios e ideias, o empreendedorismo está diretamente ligado à realização de projetos. Assim, normalmente estão envolvidas inovações e possíveis riscos. Dessa forma, o empreendedor atua na potencialização e expansão de negócios.

Trata-se de uma profissão que pode ser aplicada em diferentes áreas e formatos, em especial com os avanços da tecnologia. Pensando nisso, se você tem interesse em profissionalizar-se na área, o CST em Empreendedorismo é uma excelente opção. Continue lendo para conhecer mais sobre o curso e o que é esperado de um bom profissional da área.

Para que serve o curso de Empreendedorismo?

O curso de Empreendedorismo tem como objetivo formar profissionais com conhecimentos teóricos e práticos na área. Assim, desenvolve-se uma postura ética, humanista e responsável. Ainda, com criatividade e habilidade para inovação, além de capacidade para identificação de oportunidades. Todas essas características são trabalhadas de forma a serem aplicadas à prática empreendedora.

Com isso, a formação visa:

  • Estímulo ao pensamento crítico a fim de desenvolver a capacidade de identificação e avaliação de alternativas para resolução de problemas;
  • Habilitar profissionais para atender demandas impostas pelas constantes mudanças tecnológicas e de mercado;
  • Capacitar indivíduos para que estejam aptos a transformar possibilidades em realidade;
  • Compreensão dos aspectos que envolvem o melhor desempenho de negócios;
  • Promover a compreensão acerca de determinação de objetivos estratégicos e planejamento do negócio;
  • Habilitar indivíduos para compreender as ferramentas para gerenciamento de mudanças;
  • Oferecer respaldo para que os profissionais possam enfrentar desafios;
  • Garantir que os profissionais formados estejam aptos para uma atuação pautada em valores éticos, humanos e sociais;
  • Oferecer conhecimentos que permitam identificação e implantação de melhorias em processos, produtos e serviços, de modo a agregar diferenciais e vantagens competitivas.

Onde posso fazer o curso de Empreendedorismo?

A Anhanguera, Unopar e Pitágoras são faculdades que oferecem uma variedade de cursos reconhecidos pelo MEC nas diversas áreas do conhecimento. Além de suas ofertas para diferentes áreas, as instituições também dispõem de cursos de bacharelado, tecnólogo, pós-graduação, MBA, mestrado e cursos livres.

O curso de CST em Empreendedorismo está disponível na Unopar em modalidade semipresencial e 100% on-line. Além disso, conta com um valor de investimento a partir de R$ 159,90 mensais.

Fundada em 17 de fevereiro de 1972, a Unopar conta com mais de quatro décadas de tradição de ensino. Além disso, possui diferenciais como:

  • Apoio personalizado para cada fase acadêmica do graduando;
  • Sistema de ensino que prepara para o mercado de trabalho;
  • Aprendizado dinâmico e interativo, com situações reais de cada profissão;
  • Valorização do esforço e desempenho do estudante a partir das atividades desenvolvidas em cada semestre;
  • Portal gratuito e exclusivo aos alunos com vagas de estágio e emprego em milhares de empresas do país.

O que é curso de CST?

Primeiramente, a sigla CST diz respeito a “curso superior tecnológico”, o popular curso tecnólogo. Dessa forma, trata-se de uma formação com validade de ensino superior – assim como um curso de bacharelado -, porém com menor duração. O tempo médio desse tipo de curso é de 2 a 3 anos.

Esse encurtamento no tempo de formação acontece por conta da grade do curso trabalhar com disciplinas focadas na atuação prática da profissão no mercado de trabalho. Dessa forma, o indivíduo que opta por essa modalidade de formação se gradua pronto para atuar no mercado de trabalho.

Ainda, esse foco nas disciplinas de atuação prática também acontece por tratar-se de uma formação de viés mais especificamente voltado para uma área específica. Além disso, cursos tecnológicos encontram-se disponíveis para as áreas que mais exigem o uso da tecnologia em seu cotidiano. Portanto, estão inclusos cursos da área da saúde, comunicação, design, negócios e outros. Ademais, os cursos tecnólogos são desenvolvidos com base nas necessidades de profissionais aptos para atuação no mercado. Ou seja, tratam-se de áreas aquecidas para a recepção de profissionais que possuem as bagagens oferecidas por estas formações. 

Por que escolher o curso de CST em Empreendedorismo?

O curso superior tecnológico em Empreendedorismo possui a mesma validade de ensino superior de um curso de bacharelado, por exemplo. Entretanto, conta com a vantagem de ser realizado em um menor período de tempo. Ou seja, o estudante irá usufruir de toda a bagagem técnica necessária para execução de suas funções com qualidade e a segurança de estar apto para fazer isto. Ainda, passa a possuir o preparo específico necessário para a atuação no mercado da área.

As principais vantagens do curso de CST em Empreendedorismo incluem:

  • Sua praticidade em decorrência do menor tempo e seleção de disciplinas mais práticas e voltadas para aplicação no mercado;
  • A seleção de disciplinas permite melhor especialização e segmentação do aprendizado. Ou seja, você aprende tudo de maneira direta, por meio de conteúdos altamente aplicáveis em sua rotina profissional;
  • Menor valor de investimento do que um curso de bacharelado ou licenciatura;
  • Por sua curta duração, pode significar uma entrada mais rápida no mercado de trabalho;
  • Apresenta o mesmo peso de ensino superior que o bacharelado ou licenciatura.

Além disso, cursos tecnológicos acompanham as tendências e demandas do mercado, o que significa que uma carreira que possua essa opção de curso apresenta alta receptividade no mercado de trabalho.

Os cursos tecnológicos são destinados principalmente àquelas pessoas que já têm clareza acerca da área em que desejam atuar. Isso se dá justamente pela sua especificidade. Ou seja, quando você opta pelo curso tecnólogo de Empreendedorismo você não se depara com disciplinas e conteúdos que não sejam restritos à atuação nessa função. Além disso, oferece uma capacidade de especialização maior para quem o cursa.

Quais são as vantagens do curso semipresencial?

O curso na modalidade semipresencial une os benefícios do aprendizado a distância com a experiência presencial do estudante. Perfeitamente aplicável ao curso de Empreendedorismo, a modalidade une a flexibilidade e os benefícios da convivência física e aprendizado prático presencial.

Essa é considerada a modalidade ideal para estudantes que não abrem mão da experiência presencial, porém necessitam da flexibilidade que apenas o ensino à distância pode proporcionar. Trata-se de um formato que oferece interação com o professor, convívio com colegas de classe e promove motivação e proatividade para o aluno.

A metodologia de ensino semipresencial da Unopar é reconhecida pelo MEC como referência e oferece ao aluno o mesmo diploma que a formação presencial.

Quais são as vantagens do curso a distância?

Enquanto isso, a modalidade 100% on-line é o modelo mais tradicional do ensino a distância. Trata-se da formação disponibilizada de maneira totalmente remota com aulas promovidas em ambiente digital. Assim, o aluno deve comparecer ao polo escolhido apenas para realização de provas.

Com isso, trata-se da modalidade ideal para indivíduos cujo estilo de vida é mais corrido. Entretanto, para optar por esta modalidade é essencial que o estudante possua um perfil comprometido e organizado. Isso porque todo o seu processo de aprendizagem estará em suas mãos.

Como funciona o curso semipresencial?

Ao optar pelo curso de Empreendedorismo semipresencial, o aluno escolhe o polo de apoio presencial na região que preferir dentre as disponíveis. Este será o local onde você participará das atividades presenciais. Ou seja, você irá assistir às aulas ao vivo, que são transmitidas por satélite, e poderá interagir com o professor em tempo real. Além disso, também é o local destinado para a realização das chamadas “aulas atividades”. Trata-se do momento em que você irá estudar, com o auxílio de seu tutor especializado, conteúdos voltados para a disciplina.

Enquanto isso, as atividades assíncronas (ou seja, não presenciais) são realizadas em ambiente virtual disponibilizado pela faculdade e especialmente preparado para a sua formação. Além disso, o aluno também conta com a possibilidade de participar de atividades de pesquisa e extensão realizadas junto aos seus docentes e colegas de turma. 

O aluno também conta com acesso à Biblioteca Digital, que oferece espaço para pesquisas bibliográficas, acesso a materiais didáticos, tele aulas, livros digitais, periódicos e demais conteúdos de bibliografia básica e complementar do curso.

Além disso, as aulas e atividades presenciais acontecem semanalmente. Exige-se frequência mínima de 50% em cada disciplina para aprovação do aluno ao término do semestre letivo. Nos demais dias da semana são realizados os momentos não presenciais, quando o aluno deverá realizar as atividades no ambiente digital da faculdade. Dessa forma, este é composto por atividades como webaulas, as avaliações virtuais, produção textual, referências digitais, fórum de discussão e sistema de mensagens.

Com relação às avaliações, o estudante será submetido a duas avaliações virtuais para cada disciplina. Estas devem ser realizadas por meio de consulta aos materiais disponibilizados.

Como é a equipe do curso de Empreendedorismo?

O aluno do curso da Unopar conta com equipe especializada disponível para auxiliar em sua formação. Dessa forma, estão à disposição:

  • Professores especialistas – Docentes titulados com formação na área do curso específico. São responsáveis por ministrar as teleaulas, planejar e desenvolver conteúdos para a sala de aula, além de todo o processo de desenvolvimento e acompanhamento de atividades. O graduando terá contato com este docente por meio das teleaulas ao vivo e das aulas-atividades que ocorrem semanalmente no polo, de maneira presencial. Já no ambiente digital, estes estarão envolvidos nas videoaulas gravadas, fóruns de discussão e na realização de atividades da universidade.
  • Tutores a distância – O aluno também conta com auxílio de tutores a distância. Esses profissionais possuem formação na área da graduação e são responsáveis pelo acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, atuam como mediador da articulação entre alunos, tutores presenciais e professores especialistas. Seu papel é importante para o atendimento ao aluno, ao acompanhar seu processo de aprendizado junto aos docentes. Através do ambiente digital, este atua na orientação de alunos para realização de atividades, esclarecendo dúvidas e procedimentos.
  • Tutor presencial – Além disso, o graduando também contará com o acompanhamento de um tutor presencial. Trata-se de um profissional com formação na área, responsável pelo acompanhamento presencial do aluno. Esse trabalho é feito no polo presencial e visa a mediação de dúvidas, sugestões e comentários. Além disso, este também é responsável pelo registro de frequência, aplicação de provas e acompanhamento de atividades pedagógicas.

Com isso, o aluno receberá todo o respaldo necessário para a execução satisfatória das atividades do curso.

O que irei aprender no curso de Empreendedorismo?

O curso de Empreendedorismo possui duração de 4 semestres, totalizando 2 anos de formação. Ao término do curso tecnólogo em Empreendedorismo da Unopar, o estudante terá se tornado um profissional com perfil criativo e inovador. Assim, será capaz de identificar oportunidades e articular o uso dos recursos necessários para a prática empreendedora. Dessa forma, estará apto para atuar na criação, desenvolvimento, potencialização e expansão de negócios, no contexto que estiver inserido. 

Grade curricular do curso de Empreendedorismo

Ainda, a grade curricular da graduação é composta pelas seguintes disciplinas:

  • Educação a Distância;
  • Homem, Cultura e Sociedade;
  • Modelos de Gestão;
  • Gestão de Projetos;
  • Empreendedorismo;
  • Legislação Social e Trabalhista;
  • Gestão de Pessoas;
  • Matemática Financeira;
  • Planejamento Estratégico;
  • Metodologia Científica;
  • Responsabilidade Social e Ambiental;
  • Análise de Custos;
  • Composto Mercadológico;
  • Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos;
  • Pesquisa Mercadológica;
  • Planejamento Financeiro e Orçamentário;
  • Análise de Investimentos e Fontes de Financiamento;
  • Comportamento do Consumidor;
  • Estratégia Empresarial e Negociação;
  • Planejamento e Inteligência de Marketing.

Além disso, o graduando é submetido à realização de uma disciplina optativa e estudos dirigidos e atividades complementares que compõem as 1.700 horas de graduação. O curso não conta com estágio curricular obrigatório. Após o término do curso, o profissional estará apto para gestão de serviços com habilidades empreendedoras em todos os níveis das organizações.

Ao término da graduação, este receberá  a certificação de Tecnólogo em Empreendedorismo.

O que são atividades complementares?

São chamadas de atividades complementares aquelas que são realizadas com base no interesse do aluno visando o aprofundamento nos aprendizados do curso. Baseiam-se em:

  • Disciplinas especiais;
  • Cursos;
  • Congressos
  • Palestras;
  • Conferências;
  • Encontros;
  • Seminários;
  • Iniciação científica;
  • Extensão;
  • Mentoria;
  • Estudos dirigidos;
  • Estágio curricular não obrigatório;
  • Demais eventos acadêmicos.

Estas atividades são submetidas a análise e aprovação da coordenação do curso. Estas representam 40 horas da matriz curricular da formação em Empreendedorismo.

O que são estudos dirigidos?

Os Estudos Dirigidos (ED) são uma modalidade de atividades complementares. Realizados no ambiente digital da faculdade, estes possibilitam a interatividade, além do acesso a materiais didáticos, exercícios e avaliações. Foram criados com o objetivo de incentivar a auto aprendizagem dos graduandos. Dessa forma, é disponibilizada ao aluno a oportunidade de estimular a criatividade, autonomia e pensamento crítico. Assim, este desenvolve a capacidade de comunicação e interpretação, além de raciocínio crítico e analítico.

O que é o estágio não obrigatório em Empreendedorismo?

Apesar de não possuir estágios obrigatórios previstos nas Diretrizes Curriculares do curso de Empreendedorismo, o graduando do curso conta com a opção de realizar o estágio não-obrigatório para composição de suas atividades complementares e obtenção de experiência prática no mercado de trabalho. Dessa forma, o estudante pode fazê-lo em entidades privadas, órgãos públicos e até mesmo instituições de ensino ou pesquisa.

O único requisito necessário para a realização do estágio não obrigatório é que este proporcione vivência profissional prática na área escolhida para o aluno. Ou seja, que este aprofunde os conhecimentos adquiridos em sala de aula durante o curso. Ainda, é obrigatório que haja o acompanhamento, supervisão e orientação de um profissional qualificado na área.

Devo cursar o técnico ou tecnólogo em Empreendedorismo?

O estudante com interesse na área de Empreendedorismo possivelmente irá se deparar com o curso técnico no momento de suas pesquisas. Nessa situação, é comum que você se questione sobre qual é a melhor opção para você cursar.

Apesar de oferecerem capacitação para o mercado de trabalho, os cursos técnicos são formações de nível médio. São muito ofertados em escolas de Ensino Médio e possibilitam uma oportunidade para jovens ingressarem no mercado de trabalho. Entretanto, sua certificação não é de nível superior. Isso significa que, apesar de o aluno poder ingressar mais rapidamente em um emprego, possivelmente surgirá a necessidade de cursar a graduação posteriormente.

Mesmo que de curta duração, o curso superior tecnológico (CST) oferece diploma de Ensino Superior. Dessa forma, abrem-se portas para a atuação profissional do indivíduo. Com isso, surgem também oportunidades para crescimento, melhores vagas e, consequentemente, salários superiores na área. Hierarquicamente falando, os profissionais graduados no ensino tecnológico exercem funções superiores aos técnicos.

Além disso, a graduação pelo curso tecnológico oferece ao indivíduo a oportunidade de também cursar uma pós-graduação, se assim desejar. Dessa forma, o profissional pode ampliar seu conhecimento e suas oportunidades profissionais. O ensino técnico, por não possuir validade de ensino superior, não contempla essa possibilidade.

Com isso, se você possui clareza sobre seu interesse na área, o tecnólogo em Empreendedorismo é a escolha ideal para você.

Quais são as características de um bom empreendedor?

Além de buscar pela capacitação adequada, é importante validar se você possui o perfil de um profissional desta área. Afinal, considera-se que o perfil de um bom empreendedor seja de uma pessoa criativa e inovadora. Ainda, esta deve possuir habilidades para identificar oportunidades e gerar valor através da criação de diferenciais competitivos. 

Características socioemocionais também são exercitadas no decorrer da formação. Entretanto, faz parte do perfil de um empreendedor possuir autonomia, autoconfiança e organização. Além disso, ousadia para a busca por ter e aplicar novas ideias, além de disciplina e persistência para que isso seja feito são essenciais para a rotina deste profissional. Ser flexível também é extremamente importante nesta área.

Você tem o perfil de um empreendedor?

Empreender oferece diversas possibilidades profissionais, o que chama a atenção de muitos. Entretanto, é essencial que haja uma boa formação para lhe oferecer respaldo nesta atuação. Trata-se de uma profissão que se caracteriza, principalmente, por novas ideias e inovações. Dentre outras características, é essencial que o profissional que opte pela área esteja pronto para assumir diversos riscos em seu percurso.

O curso de Empreendedorismo é uma ótima oportunidade para profissionais interessados em atuar com novos negócios, ideias e inovações no mercado. Trata-se de uma graduação que pode ser encontrada de forma acessível e em dois formatos diferentes na Unopar.

O curso pode ser encontrado em modalidade tecnológica, com duração de 2 anos, oferecendo ao graduando a possibilidade de se formar em um curto período de tempo e tornar-se um profissional apto para atender às demandas latentes do mercado.

Ainda está em dúvida sobre a área ser ou não ideal para você? Confira a matéria sobre o que faz o profissional de Empreendedorismo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.