InícioGraduaçãoMatemáticaQual a relação entre a Matemática e a Astronomia?

Qual a relação entre a Matemática e a Astronomia?

Certamente, as duas áreas de estudo nasceram juntas com a caracterização de seu papel importante como ciências. E é a partir daí que constatamos a maior relação entre elas: a origem. Por meio deste raciocínio, qualquer estudante ou leitor começa a compreender o grau da ligação existente entre o curso de Matemática e tudo que diz respeito à Astronomia.

Hoje, desejamos mostrar a relação entre as duas áreas de atuação, às vezes desconhecidas para muitas pessoas. Estas, costumam temer o mundo das Ciências Exatas como um todo. Logo, desde o início da sua jornada escolar são poucos os alunos que desenvolvem aptidão e até mesmo predileção por física, matemática, química, lógica e disciplinas que envolvam raciocínio lógico e desafios nesta razão.

Qual a relação entre a Matemática e a Astronomia?

Aqui, acabamos por resumir uma série de leituras ligadas à história de muitas civilizações. Logo, é unânime o surgimento de estudos para entendimento das estrelas já com os povos do chamado crescente fértil como por exemplo os sumérios e os que vieram depois deles: assírios, babilônios, etc. Se isso lhe soa estranho, no vestibular chamamos este local de Mesopotâmia. 

Basicamente, o estudo e o aprendizado da Astronomia tinham fins diversificados e os resultados das observações passavam pela aplicação da Matemática para comprovação de ideias e até pensamentos filosóficos. No caso, e falando de uma maneira extremamente simplista: olhar o céu, fazer esboços e até utilizar algum tipo de ferramenta para medir. Ao fim de tudo isso, era a vez de colocar isso sob uma ‘argila’ e calcular.

Em suma, a  relação das duas linhas de conhecimento eram úteis para a elaboração de um cronograma agrícola, organização do tempo e a implantação de calendários. Sem esquecer o seu caráter religioso. Sem dúvida uma das razões marcantes para essas primeiras civilizações organizadas olharem para os céus na busca por seus deuses.

Agora, vamos interromper essa sequência histórica e voltar para algo ainda mais básico: a necessidade de contar, somar, adicionar e juntar objetos e tudo que estava ao redor das pessoas e seus agrupamentos chamados aldeias. Mesmo consideradas coirmãs, a relação entre Matemática e Astronomia também passa por outras reflexões e considerações.

Fazer contas é algo que surgiu antes de olhar para o céu?

Agora, pense por apenas uns minutos e faça uma reflexão conosco. Pode ser ? Deixe o smartphone de lado, mesmo acessando este conteúdo por ele, e imagine o que aqueles indivíduos tão antigos que deram origem à nossa civilização fizeram primeiro: contar as coisas ou simplesmente olhar para o céu?

Sabemos que isso pode até não cair no vestibular e que tem mais a ver com a Antropologia que estuda questões relativas à origem do homem e evolução. 

Um ponto importante que devemos compreender como pessoas, estudantes e profissionais é que as necessidades de hoje não são as mesmas de ontem. 

Enfim, as necessidades básicas dos seres humanos primitivos nada se comparam às nossas. Dessa maneira, podemos pensar que se utilizava da contagem com uso de ossos, pedras e dedos das mãos e das medições para controle de suas atividades, por não existir um processo econômico propriamente dito. 

Definitivamente, realizar uma contagem das coisas pode ser simultânea às necessidades dos povos mais antigos em relacionar isso a todas as atividades naturais do seu cotidiano. Inclusive, com foco em entender o Sol, a Lua e os astros onde seus deuses viviam.

Consequentemente, isso tudo foi importante para o desenvolvimento do estudo da matemática que temos hoje em uma instituição de ensino superior, dentro das tecnologias, espaciais ou não. E, através das descobertas e teoremas existentes ou criados no decorrer do tempo de nossa espécie.

Matemática e Astronomia na modernidade

Atualmente, a pessoa que caminha distante do dia a dia dos matemáticos e astrônomos não vai constatar essa relação. Entretanto, isso pode ser visto diariamente em nossas vidas. Seja você um leigo total no assunto ou apenas aquele estudante que estuda cálculos apenas para passar no vestibular.

Ao questionarmos sobre qual a relação entre a Matemática e a Astronomia vem à nossa mente primeiro os planetas, o sol e toda a imagem de olhar em telescópio. Entretanto, isso é totalmente limitado. Já que é por meio da união de ambas que você hoje utiliza o seu celular, faz uso de aplicativos visando se deslocar de um ponto a outro, sem falar na compreensão de assuntos aparentemente distantes da matemática.

Cálculos, planetas, equações e o mundo ao redor

O foguete sobre simplesmente porque colocaram combustível nele? Um satélite transmite dados e informações apenas porque está na órbita da Terra? A meteorologia realiza previsões do tempo e ajuda na agricultura só porque aparece na televisão ou na internet? 

Se você pensa que isso é assim ao acaso, certamente está no momento perfeito para recomeçar a estudar. Tudo tem um porquê a sua volta e por incrível que pareça, quanto mais mobile uma tecnologia, mais matemática ela tem sem falar na sua origem ligada à Astronomia. 

Trocando figurinhas

Em síntese, todos os exemplos do dia a dia postados anteriormente são resultado puro e simples da relação das duas ciências. É por meio do trabalho e conhecimento multidisciplinar que a Matemática e a Astronomia ‘trocam figurinhas’ constantemente. É por meio da matemática que os primeiros aparelhos móveis surgiram e por meio de seu uso astronômico que os satélites ficaram ainda mais eficientes para auxiliar na transmissão de dados entre pessoas, sondas e computadores, smartphones. 

Enfim, mesmo que você não seja fã da Matemática ou da Astronomia, tenha em mente que se não fosse pela existência delas o seu serviço de streaming com os filmes e séries favoritas jamais seria um fato.

Definitivamente, a relação entre as duas áreas de estudo será eterna. Se complementam e reinventam de forma mútua. Na verdade, isso ocorre com todas as ciências e conhecimentos existentes, o que não deveria surpreender qualquer estudante. 

O post de hoje certamente desejou trazer uma reflexão e comprovar como tudo se relaciona. E para você que está pensando em ingressar no curso de Matemática, certamente estará mudando o mundo logo em seu primeiro dia de aula. 

Quer saber mais, acesse nossa página principal e entenda tudo sobre carreiras, cursos de ensino superior e o que está rolando no mercado de trabalho. Vem aprender com a gente. Estamos ansiosos pela sua visita.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.