InícioGraduaçãoMatemáticaCarros elétricos: o que o curso de Matemática tem a ver?

Carros elétricos: o que o curso de Matemática tem a ver?

A nova onda dos carros elétricos já nos dá uma prévia sobre o transporte do futuro. A maior parte de nós, quando crianças, imaginava que o futuro seria marcado por carros voadores. Entretanto, uma tecnologia diferente parece dominar o cenário automobilístico atual. E a matemática não fica fora dessa cena!

Os carros elétricos já começaram a circular pelas cidades e sua aderência tem sido cada vez maior. Isso se deve aos cuidados ambientais, que são cada vez mais necessários na atualidade. Desse modo, diferente dos veículos movidos à combustão, os carros elétricos prometem uma redução significante na emissão de gases nocivos à atmosfera.

Dentro desse contexto, tanto as montadoras quanto as indústrias automobilísticas em geral enfrentam agora novas paradigmas. Eles dizem respeito ao custo desses carros e os desafios para o carregamento dos automóveis. O grande paradigma agora é torná-los mais acessíveis e úteis para a população. Sobretudo no Brasil, que ainda não tem nenhuma lei que decrete a obrigatoriedade de fabricação de carros elétricos.

De forma recente, a União Europeia, comprometida com a reversibilidade dos danos ambientais causados pela indústria, encarregou-se de medidas que sejam eficientes em retirar os carros com motor a combustão de circulação nos próximos anos. Nesse sentido, a previsão é de que a venda desses automóveis seja proibida a partir de 2035. Com isso, as montadoras passaram a mirar nos veículos 100% elétricos.

Os detalhes dessa medida foram descritos em matéria publicada pelo jornal Estado de S. Paulo, que explica que o objetivo não é proibir a circulação dos carros com motor a combustão, mas diminuir as vendas dos modelos zer0-km e dar ênfase ao processo de eletrificação.

Assim, como reação as demandas da atualidade, novos campos de estudo assumem o protagonismo nessa cena. Entre eles, a matemática. Isso se dá em virtude das principais transformações enfrentadas pela indústria na atualidade.

Acompanhe o texto para entender o que o curso de matemática tem a ver com os carros elétricos.

A importância da Matemática e suas disciplinas correlatas

Acima de tudo, é preciso reconhecer que a matemática é uma das disciplinas mais antigas da humanidade. Na história da civilização ocidental, ela data a sua origem no Egito antigo, onde se desenvolveram os primeiros sistemas de contagem e medição. No decorrer das transformações da civilização, a ciência das formas e das grandezas foi adquirindo relevância cada vez maior.

Com o surgimento das engenharias e as necessidades de atender demandas práticas da sociedade moderna, a aplicação da matemática também se tornou uma condição essencial. Isso porque, basicamente, o funcionamento de qualquer estrutura depende de cálculos. Sob o mesmo ponto de vista, pode-se dizer que todos os utensílios da sua casa são resultados disso.

Por exemplo, para que seu computador funcione adequadamente, ele precisa dispor de uma unidade de processamento, unidade de controle, e memória. O trabalho de cada uma dessas estruturas trabalha por meio de operações aritméticas, decodificações e programação, apenas para citar alguns dos cálculos.

Da mesma forma, até mesmo atividades simples, como preparar um alimento, depende do cálculo de peso e medida dos alimentos de uma determinada receita. Ou seja, a disciplina da Matemática, de fato, é essencial em nosso cotidiano.

No setor automobilístico, isso não seria diferente. Na engenharia automotiva, por exemplo, a matemática está viva em todas as etapas. Do projeto ao resultado final do produto. Isso incluí a construção da bateria, os testes de segurança, e todas as peças que compõem o automóvel. Perceba que há um universo de possibilidades de trabalho concentrado apenas na fabricação de carros.

Todavia, diferente de tempos anteriores, a matemática agora também entra em cena para solucionar problemas relacionados ao meio ambiente e os prejuízos que a emissão de gases da indústria causou. Logo, a disciplina abraça agora os desafios de revolucionar essa indústria automobilística mais ‘verde’.

Você ficou interessado pela disciplina da Matemática? Então saiba quais profissões estarão em alta no mercado de trabalho da indústria 4.0. Clique aqui para acessar o material.

Os desafios enfrentados pela indústria dos carros elétricos

Conforme mencionamos anteriormente, a falta de acessibilidade aos carros elétricos será um dos principais problemas enfrentados pela indústria automobilística do futuro. Sobretudo no Brasil, a compra desse tipo de carro é dificuldade por inúmeras razões. Como por exemplo menor poder de compra da população, enfraquecimento da moeda nacional frente ao dólar, falta de educação ecológica nas escolas, estrutura urbana etc.

O alto custo do produto final, os carros elétricos, é explicado pela própria estrutura e tecnologia da fabricação destes veículos. Inclusive, a própria matéria-prima necessária para as peças do carro são recursos menos acessíveis e, consequentemente, caros.  Somado a isso, o Brasil também carece de indústrias nacionais que deem conta dessa finalidade. O que torna a entrada desses veículos ainda mais cara no país, devido a carga tributária relativa à produtos exportados.

Nesse sentido, há ainda um amplo espaço para discussões e estudos. Os engenheiros, físicos e matemáticos que se interessam pelo tema tem diante de si uma grande oportunidade para contribuir com a indústria de carros elétricos. Por ser um setor ainda em franco desenvolvimento. Assim, é provável que ainda tenhamos muitas diferenças entre os carros elétricos do futuro e os modelos atualmente disponíveis.

Como a matemática pode ajudar a solucionar os principais desafios da indústria automobilística?

Apesar dos avanços conquistados pela indústria de carros elétricos, muitas questões carecem ainda de soluções. Uma delas é a própria bateria desses veículos, que é composta por uma cara e rara matéria-prima. Entretanto, apesar desse ser o principal fator, também temos outros problemas.

O desenvolvimento de estruturas para abastecimento, tempo de recarga da bateria, autonomia, eficiência e barateamento são questões que merecem atenção dos estudiosos da área de exatas e correlatas. Nesse cenário, a matemática é essencial porque permite que novos descobertas sejam feitas, embasadas por cálculos diversos.

Por fim, é evidente que uma série de benefícios estão em vias de ser aplicados. Essa situação, por si só, já representa um mercado de trabalho frutífero para os pesquisadores e estudantes que se interessam pela matemática aplicada aos fins da indústria mecânica e automobilística.

Esperamos que esse artigo tenha sido útil!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.