InícioDicasEstudos10 sugestões de filmes que podem te ajudar no vestibular

10 sugestões de filmes que podem te ajudar no vestibular

Podemos dizer que se preparar para as provas dos vestibulares pode ser uma tarefa complicada pois, além de estudar, pesquisar e ler livros a respeito, o aluno precisa fazer exercícios para aprimorar o que aprendeu durante o estudo. No entanto, existe uma boa opção para se preparar para este momento um pouco mais agradável e esta seria assistir filmes que retratam os assuntos abordados nessas provas.  Pensando nisso, sugerimos agora 10 filmes que podem te ajudar no vestibular. 

São filmes dos mais variados, como temas de história, geografia, política e filosofia que poderão cair no vestibular. Acompanhe!

10 sugestões de filmes que podem te ajudar no vestibular

1) Mauá – O Imperador e o Rei (1999) 

O capitalismo estava sendo introduzido no Brasil quando Irineu Evangelista, órfão de pai, mudou-se para o Rio de Janeiro para trabalhar. O homem tornou-se um empreendedor de muito sucesso aos 22 anos e acumulou a maior riqueza do império. Assim, tornou-se, então, o Visconde de Mauá. 

Este filme retrata muito bem o início do capitalismo e o período que antecede o fim do Império no Brasil, pois, aos 30 anos, Irineu já era o homem mais rico do país. Sobretudo, foi o responsável pela fundação do Banco do Brasil, a construção da primeira ferrovia brasileira, a iluminação do Rio de Janeiro, a instalação de cabos submarinos de telégrafo até a Europa e muito mais. Boa pedida entre os filmes que podem te ajudar no vestibular!

2) O que é isso companheiro? (1997)

De antemão, este filme brasileiro é baseado no livro de mesmo nome do jornalista Fernando Gabeira. O longa aborda o sequestro do embaixador dos Estados Unidos, Charles Burke Elbrick, no Brasil. Ao mesmo tempo, mostra o início do regime militar no país, após a publicação da AI-5, decreto assinado pelo marechal Arthur da Costa e Silva que marca o período mais violento da ditadura militar que começou no golpe de estado em 1964. 

O filme foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1998.

3) Lamarca (1994)

Na terceira posição das 10 sugestões de filmes que podem te ajudar no vestibular está Lamarca.  Neste outro filme que retrata, da mesma forma, a ditadura militar, o carioca Carlos Lamarca abandona a sua família e a carreira militar para tornar-se um dos líderes da luta armada contra a ditadura.  

Carlos e o grupo rebelde negociam com os militares a soltura de presos em troca da vida do embaixador da Suiça, sequestrado por eles na época. A obra se passa em dezembro de 1970 e nos transmite uma boa versão de como foi terrível o regime militar no Brasil. 

4) Guerra ao terror (2008)

Indicamos o filme Guerra ao terror para os alunos estudarem geopolítica. A trama aborda a campanha militar feita pelos Estados Unidos em objeção aos ataques de 11 de setembro para ocupar o Iraque.  No longa, um esquadrão antibombas norte americano sofre diversos ataques de rebeldes que se opõem à ocupação dos Estados Unidos. 

5) O menino do pijama listrado (2008)

Antes de tudo, a obra O menino do pijama listrado é famosa pelo seu drama sensível em um assunto tão delicado. O filme se passa na Alemanha, Segunda Guerra Mundial e conta a amizade entre Bruno e Shmuel. Bruno tem oito anos e é filho de um oficial nazista e Shmuel, é um menino judeu que vive no campo de concentração. O lugar, entretanto, é bem próximo a casa de Bruno e está exatamente sob o comando do pai dele.

O drama retrata a triste história do regime nazista na Alemanha e pode ser usado para estudar um pouco sobre os direitos humanos e a Segunda Guerra Mundial. Tome nota! 

6) Os piratas da Somália (2017)

Nessa obra, um aspirante a jornalista viaja à Somália para investigar piratas e sequestradores perigosos. Entretanto, a experiência do jovem rapaz pode ser fatal por se tratar de um lugar perigoso. O filme traz uma visão diferente da Somália que conhecemos. É uma boa opção para estudar geopolítica. 

7) O Resgate do Soldado Ryan (1997)

Assim como o anterior, esse é mais um filme que mostra um pouco sobre a Segunda Guerra Mundial.  No longa, baseado em uma história real, oito soldados americanos entram em território dominado pelos alemães para salvar um companheiro que perdeu a família em batalha.

É uma opção para alunos que vão estudar a Segunda Guerra Mundial. 

8) 12 anos de escravidão (2013)

No ano de 1841, Solomon Northup, um homem negro e liberto, é sequestrado e vendido como escravo. Então, ele é obrigado a trabalhar em uma lavoura por 12 anos. Essa é uma ótima obra para conhecer a escravidão que permeou o povo africano nos Estados Unidos, bem como a violência vivida por homens e mulheres negros que eram escravizados.

O filme foi vencedor do Oscar de melhor filme e roteiro. 

9) Não olhe para cima

Nesta comédia com Jennifer Lawrence, Leonardo DiCaprio e Meryl Streep, dois astrônomos descobrem um cometa mortal vindo em direção a terra.  Os cientistas resolvem alertar a humanidade através dos canais de televisão e internet. O problema é que ninguém da muita importância para o que eles estão dizendo. Contudo, isso torna-se agoniante ao longo do filme.

O longa do diretor e roteirista Adam McKay, é uma sátira baseada em “possíveis acontecimentos verdadeiros”. Nele, a humanidade passou a não levar em consideração assuntos importantes como: Aquecimento global e questões sociais, por exemplo.  Entretanto, apesar do roteirista ter escrito o longa antes da pandemia, os assuntos abordados mostram uma alusão bizarra e dramática do que passamos quando surgiu os primeiros relatos do Covid-19.

Nesse sentido, quando muitas pessoas duvidaram do vírus e até rejeitaram as vacinas. O filme pode ser uma grande cartada para alunos que pretendam se aprofundar em algumas questões sociais e sociologia.

10) Cosmos

A ciência também é assunto abordado em todos os vestibulares. Pensando nisso, indicamos, além de filmes que podem te ajudar no vestibular, uma série que também pode te ajudar na prova!

É o caso da série Cosmos, de 1980, sob o comando do astrônomo Carl Sagan. A série originaria tinha o objetivo de fazer a “humanidade valorizar a vida e continuar sua jornada pelo espaço”. No entanto, há pouco, a série voltou em 2014 comandada agora pelo também astrônomo Neil deGrasse Tyson.

Nessa versão, os elementos como o aquecimento global são abordados, sobretudo um problema que a ciência comprovou muitas vezes que é real, mas segue sendo colocado em dúvida. Nas duas fases, a série é um compilado de episódios com ricas informações explorando como nós descobrimos as leis da natureza e achamos nossas coordenadas no espaço tempo.

Gostou deste conteúdo? Leia mais:

7 livros obrigatórios para estudantes de Jornalismo

5 filmes que todo estudante de Psicologia deveria assistir

11 filmes para estudantes de Medicina assistirem

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.