InícioGraduaçãoFotografiaConfira 7 áreas para seguir em Fotografia

Confira 7 áreas para seguir em Fotografia

Gosta de fotografia e pretende seguir essa profissão? Então você precisa saber que o mercado é bem amplo e há várias áreas para seguir em fotografia. 

Dentre os nichos de atuação, existem os fotógrafos que se ocupam de restaurações, outros que trabalham no audiovisual e até aqueles cuja rotina é registrar provas para auxiliar na perícia policial. Bem interessante, não é mesmo?

Antes de decidir qual escolher, é importante saber que cada área tem exigências, objetivos e tipos de público diferentes. Portanto, preparamos este artigo para que você conheça um pouco mais sobre as principais áreas da fotografia e descubra qual delas combina mais com você. Vamos lá?

O que faz um fotógrafo?

Embora esta pergunta pareça óbvia, ela é importante para esclarecer o amplo leque de atividades que um fotógrafo pode exercer.

Um fotógrafo musical, por exemplo, dedica os seus dias a acompanhar bandas em turnês, fazendo fotos de shows, bastidores e a rotina dos artistas na estrada. Já um fotógrafo de moda irá trabalhar registrando imagens de modelos para catálogos e editoriais de grandes lojas, revistas e marcas.

Assim, o profissional da fotografia pode atender a demandas completamente diferentes, dependendo da sua área de atuação, desde fazer fotografias artísticas até mesmo registrar imagens que auxiliem em estudos científicos.

E, como nós adiantamos, ainda há quem se ocupe de revelar e retocar negativos de filmes antigos e até ampliar e retocar exemplares de imagens raras. O fotógrafo também pode ser um empreendedor e administrar uma loja de materiais fotográficos ou um estúdio.

Para quem curte audiovisual, há ainda a possibilidade de atuação tanto como fotógrafo de cenas, que serão usadas como divulgação de uma obra, como ainda a de ser o diretor de fotografia de determinado vídeo, se ocupando da iluminação, pós-produção e tratamento de imagens.

7 áreas para seguir em Fotografia

Agora que você entendeu como são várias as oportunidades para se trabalhar com captação e tratamento de imagens, vem conhecer as principais áreas para seguir em fotografia:

Fotografia de produto

A fotografia de produto é uma área que trabalha em conjunto com as agências de publicidade e os departamentos de marketing das empresas. Normalmente, as fotos são feitas em estúdio e têm o objetivo de destacar o produto e suas qualidades.

Embora pareça simples, é fundamental que o fotógrafo seja capaz de acompanhar o storytelling da campanha e consiga transmitir a mensagem que a marca deseja passar. Por isso, o profissional que tiver conhecimentos de marketing, publicidade e propaganda irá se destacar no mercado.

Fotojornalismo

Assim como o jornalista, o fotojornalista irá atuar acompanhando a rotina das cidades e os diversos desdobramentos de fatos que se tornarão matérias para sites, jornais, revistas e portais de notícias. 

Como esta é considerada uma especialização do jornalismo, é mais comum que fotojornalistas sejam formados em Comunicação, mas também há aqueles graduados em Fotografia. 

Fotografia social

A fotografia social talvez seja uma das áreas da fotografia mais conhecidas; afinal, ela se trata da boa e velha fotografia de eventos. Este nicho atrai a maior parte dos fotógrafos autônomos, uma vez que é um mercado rentável, que oferece inúmeras possibilidades de atuação.

Dentre os eventos que mais solicitam fotógrafos profissionais, podemos listar, entre outros:

  • Aniversários;
  • Formaturas
  • Colações de grau;
  • Chás de panela;
  • Chás de lingerie;
  • Festas corporativas;
  • Casamentos.

Os casamentos, em especial, oferecem muitos serviços aos fotógrafos. Além da cerimônia, eles podem ainda fazer os seguintes ensaios:

  • Registro dos noivos nas semanas anteriores ao evento;
  • Registro do making of da preparação dos noivos;
  • Fazer as divertidas fotos de trash dress, nas quais as noivas usam o vestido em situações inusitadas.

Fotografia infantil

Embora seja similar à fotografia social, a fotografia infantil é um nicho mais específico de especialização. Para atuar em uma das mais promissoras áreas para seguir em fotografia, um requisito é fundamental: gostar de crianças.

Isso porque, diferente do registro de adultos, as crianças exigem mais paciência e podem ser bem mais imprevisíveis. Assim, o profissional deve estar preparado para os mais diversos imprevistos.

O fotógrafo infantil é requisitado, principalmente, nos seguintes eventos:

  • Ensaios de recém-nascidos;
  • Aniversários infantis;
  • Mesversários;
  • Batizados;
  • Chás de bebê;
  • Chás de revelação;
  • Smash The Cake;
  • Partos;
  • Ensaios de gestantes.

Como muitas vezes os ensaios infantis são trabalhosos, é comum que fotógrafos mais experientes requisitem assistentes de fotografia para auxiliá-los. Esta pode ser uma boa oportunidade para quem quiser ingressar nesse mercado.

Fotografia de moda

Muito badalados no mercado, os fotógrafos de moda qualificados estão sempre sendo procurados no mercado. O profissional especializado nesta área encontra um amplo campo de atuação como: 

  • Cobertura de desfiles;
  • Registro de roupas, sapatos e acessórios;
  • Fotografias para books;
  • Fotografias para editoriais de moda de lojas, marcas e revistas especializadas.

Assim como o fotógrafo de produtos, o profissional da moda também ganha pontos quando tem conhecimentos de publicidade, além de ser fundamental entender de moda. Isso porque ele precisará dirigir os modelos para que suas poses valorizem as peças mostradas.

Quem pretende trabalhar com moda também precisa saber utilizar muito bem as ferramentas de edição de imagens, já que a pós-produção é uma das etapas fundamentais do trabalho.

Fotografia publicitária

Uma das mais promissoras áreas para seguir em fotografia, a fotografia publicitária envolve o registro de imagens de pessoas, locais e objetos para campanhas diversas de produtos, lojas e marcas, além de imagens de divulgação disponíveis em sites, panfletos, portais, outdoors e várias outras mídias.

Uma dos nichos mais procurados dentro da fotografia publicitária é a fotografia gastronômica, sobre a qual falaremos a seguir.

Fotografia gastronômica

O mercado gastronômico está sempre aquecido e fotógrafos que se dedicam exclusivamente às imagens de alimentos encontram excelentes oportunidades de trabalho.

Embora esta área seja parecida com a fotografia de produtos, aqui o foco é conseguir explorar ângulos e texturas que despertem no público o desejo de consumir aquele alimento. Estas imagens podem ser incluídas em propagandas, panfletos e até mesmo em cardápios e banners de restaurantes.

Assim, o profissional deve saber atuar como food stylist, ou seja, alguém com o olhar treinado para identificar as melhores características do prato e criar imagens apetitosas. Além disso, o trabalho de pós-produção, feito com editores de imagens, é fundamental para o sucesso das fotos.

Gostou de saber mais sobre as principais áreas para seguir em Fotografia? Então agora aproveita e vem saber tudo sobre o Curso Superior em Fotografia e se torne um profissional altamente qualificado no mercado.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 24

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.