InícioDicasEstudos10 dicas para preparar o seu local de estudos

10 dicas para preparar o seu local de estudos

Este ano o MEC registrou recorde em vagas no ensino superior, o que significa que os alunos que pretendem ingressar na faculdade este ano já estão se preparando para iniciar seu cronograma de estudos. Logo, o local de estudos é importante em diversos aspectos, mas principalmente quando pensamos no que se refere ao foco e planejamento que estudar exige. Um ambiente apropriado auxilia muito na concentração e, consequentemente, você produzirá mais.  

Além disso, criar um local customizado somente para o estudo vai te inspirar e te permitir tranquilidade e conforto para aprender.  Sabemos que o local de estudos é uma das coisas mais importantes para os alunos que já estão na faculdade ou que se preparam para o vestibular. Por isso, preparamos 10 dicas essenciais para preparar o seu local de estudos.

Vamos lá?

1) Escolha um ambiente tranquilo

O ideal é que você escolha um lugar silencioso da casa para montar o seu local de estudos. Nesse momento, você pode usar a imaginação. Pense que o seu cantinho pode ser  na varanda, no seu quarto, ou até mesmo na sala de jantar. O importante é que você se sinta confortável e o local seja silencioso para te ajudar a se concentrar nos estudos.

2) Materiais necessários

É importante que, no momento que você começar a estudar, todos os materiais já estejam separados e organizados. Portanto, certifique-se de que sua mesinha ou escrivaninha tenha todos os itens necessários para você estudar, como estojo, canetas, cadernos, livros e etc. Deixe tudo separado e use post-its para te lembrar do que você vai precisar futuramente, caso necessite comprar alguma coisa. 

3) Iluminação

Um ambiente confortável e propício para aprendizagem precisa ter uma boa iluminação. Isso porque, se a luz não estiver de acordo, pode afetar sua leitura e, consequentemente, baixar a sua produtividade. Além disso, pesquisas já comprovaram que ficar muito tempo em frente a telas de notebook ou tablets podem prejudicar a visão e causar dores de cabeça.

Por isso, o ideal é que a iluminação deste local seja adequada para longas horas de estudo. Então, pense em investir comprando uma luminária de mesa com uma luz moderada já que, muitas vezes, a luz ambiente não é suficiente.

4) Silêncio

O barulho ou a poluição sonora da rua podem atrapalhar os seus estudos e até baixar o seu rendimento. Por isso, opte por um local mais silencioso e livre de sons indesejáveis. Caso não seja possível, invista em protetores auriculares ou fones de ouvido para se manter totalmente focado naquilo que está fazendo. Lembre-se que a distração às vezes pode surgir sem que percebamos, pode ser a música do vizinho ou uma conversa do seu irmão com a namorada ao telefone. Sem perceber, você pode acabar se distraindo e, assim, perder minutos ou até horas daquele momento que planejou para estudar. Fique de olho!  

5) Limpeza

Sabemos que, muitas vezes, os estudantes ficam tanto tempo no seu espaço de estudos que acabam comendo perto do computador, sujando o teclado ou os livros. Em períodos aleatórios isso pode até ser normal, mas não deixe que comer no seu local de estudos vire uma rotina para você. Pense que esse espaço é dedicado especialmente para você estudar e não fazer outras coisas. Portanto, você precisará condicionar o seu cérebro a esse exercício e assim verá como ficará mais fácil ao longo do tempo.

Por fim, deixe sempre o local limpo e arejado. Não deixe sobras de comida ou pacotes de bolacha na mesa. Opte por passar um pano com álcool sempre que começar a produzir.

6) Desligue os celulares

Atualmente, boa parte da população é totalmente dependente de celulares ou outros aparelhos eletrônicos, precisamos deles para ver as horas, falar com pessoas, passar o tempo, ler as notícias e por aí vai.

Por isso, uma das nossas 10 dicas para preparar o seu local de estudo é: desligue os celulares. Mesmo que seja difícil, faça um esforço e se desligue da internet no momento em que começar a estudar. O aparelho pode ser um grande inimigo da concentração e pode te atrapalhar muito. Principalmente, se você estiver estudando para provas finais ou para passar o vestibular. Lembre-se disso, o momento de estudar deve ser planejado somente para estudo, pesquisas e leituras. Portanto, dê prioridade aos livros ou ao computador. Mas só use o celular quando acabar o período que programou para os estudos.

7) Saúde em primeiro lugar

Se você já montou o seu local de estudos e está ansioso para começar. Uma ressalva: pense na sua saúde. Entre as 10 dicas para preparar o seu local de estudos que preparamos, gostaríamos que se preocupasse com a sua saúde.

Caso você pretenda começar a maratona de estudos pela noite ou pela manhã, tenha sempre as oito horas básicas de sono, se alimente corretamente e abuse da água! Se mantenha hidratado para continuar estudando ao longo da semana.

8) Informe aos seus familiares

Muitas vezes, os pais podem te ver no quarto e achar que você não está ocupado. Por isso, comunique à sua família ou as pessoas que moram com você sobre os seus horários de estudo. Fale quais são suas metas para cumprir e como está sendo o seu planejamento. Assim, você não correrá o risco de ser incomodado logo naquele momento que está finalizando o trabalho para entregar no dia seguinte ou finalizando a revisão daquela matéria para a prova. Deixe todos cientes!

9) Respeite seus horários

Mesmo que você tenha muitas matérias para estudar ou muitas tarefas da faculdade para finalizar, respeite o seu tempo e os horários que separou para isso. Portanto, preocupe-se em tomar o seu café da manhã tranquilo, almoce no horário correto e crie pausas ao longo do dia para respirar fundo e alongar o corpo. Quando você se prioriza vai perceber que os seus trabalhos e plano de estudos renderão muito mais.

10) Organize suas tarefas

E para finalizar as 10 dicas para preparar o seu local de estudos, é legal que você defina metas do que planeja estudar ao longo dos dias da semana. Escreva tudo em uma agenda e deixe na sua mesa de estudos. Confira ela todos os dias e baseie o seu cronograma do dia de acordo com o que foi programado inicialmente.

Conclusão

Diante destas 10 Dicas para preparar o seu local de estudos, acredito que você esteja pronto para iniciar uma maratona de estudos bem produtiva. Seja qual for seu objetivo, se você está cursando a faculdade ou estudando para iniciar o vestibular, saiba que manter um local de estudos organizado, limpo e iluminado faz toda a diferença. Muito do que descrevemos aqui baseia-se na organização e se você não é uma pessoa organizada, é hora de mudar isso porque saiba que essa prática vai elevar o seu nível de aprendizagem e melhorar muito o seu rendimento.

Prepare-se com antecedência e siga seu planejamento a risca, assim você não terá como desistir.

Quer saber mais? Então acesse:

Quantas horas por dia estudo em uma formação EAD?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.