InícioDicasFormação acadêmicaComo ingressar na faculdade em 2022?

Como ingressar na faculdade em 2022?

O ano começou e junto a nossa preocupação com o vestibular. Geralmente, é através dos vestibulares tradicionais que os estudantes ingressam na vida universitária. Mas será esse o único caminho? Reunimos então algumas informações sobre como ingressar em uma faculdade em 2022.

Já falamos por aqui como surgiu o vestibular, prova que, há mais de 100 anos, seleciona alunos para ingressar nas instituições de ensino brasileiras. Antes do surgimento do vestibular, apenas alunos de colégios tradicionais podiam cursar uma faculdade. Por sorte, isso mudou muito. Hoje é possível ingressar na faculdade através de diversas modalidades.  Selecionamos algumas delas nesse texto.

Admissões pelo Enem

Em primeiro lugar, é fundamental falar sobre o Enem. Estamos falando de um exame que hoje é, sem dúvida, o principal exame de admissão, adotado em mais de 50 instituições de ensino.

Além disso, as notas podem ser usadas para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni).  Isso sem falar que os participantes do Enem podem pleitear financiamento estudantil em programas do governo, entre os quais o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

Como inscrever no Enem

O processo de inscrição é bastante simples e costuma ocorrer entre os meses de junho e julho.  Já as provas geralmente acontecem no fim do ano letivo.  Ou seja, para quem deseja entrar na faculdade em 2022, não é mais possível realizar a prova do Enem. Mas você pode se preparar para a edição do exame deste ano! Aqui na Voomp, trazemos todos os anos informações sobre as provas e a preparação, é só você ficar de olho!

Sobre as inscrições no Enem, para realizá-las os estudantes devem entrar na página eletrônica do Enem, no endereço: www.enem.inep.gov.br/participanteAlém disso, precisam imprimir o boleto e pagar até a data de vencimento, ou a inscrição será cancelada.

Taxa de inscrição do Enem

Para realizar a prova do Enem, o Ministério da Educação (MEC) cobra uma taxa para os estudantes fazerem a prova, embora seja possível solicitar isenção do valor.

Veja abaixo quais são os alunos que ficam isentos da cobrança:

  • todos os alunos que, no ano do exame, estiverem cursando a última série do ensino médio em escola da rede pública.
  • alunos que cursaram todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada também não pagam pelo exame.

Nesse último caso, devem possuir renda, por pessoa, igual ou menor que um salário mínimo e meio. São também isentos os estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Ou seja, membros de família de baixa renda com Número de Identificação Social (NIS), único e válido. Nesse último caso, devem possuir renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Valos da inscrição do Enem

O valor da inscrição do Enem sofreu reajustes nos últimos oito anos, mas a taxa foi congelada desde a eclosão da pandemia da COVID-19:

  • 2014 – 35 reais
  • 2015 – 63 reais
  • 2016 – 68 reais
  • 2017 – 82 reais
  • 2018 – 82 reais
  • 2019 – 85 reais
  • 2020 – 85 reais
  • 2021 – 85 reais

Vagas Olímpicas Unicamp 2022

Para ingressar na Unicamp, a Universidade Estadual de Campinas, você utiliza a nota do Enem, através do SISU.

Mas também são permitidas outras formas de ingresso. Entre elas, podemos destacar as Vagas Olímpicas Unicamp, destinadas a 33 cursos, somando 122 vagas. Inclusive, o prazo para inscrição no processo Vagas Olímpicas Unicamp 2022 encerra em 21 de janeiro. Quer saber mais? Consulte o edital do processo e na página eletrônica da Comvest.

Vestibular indígena

Algumas universidades também realizam um processo seletivo exclusivo para candidatos pertencentes a uma das etnias indígenas do território brasileiroEm 2022, a Unicamp e UFSCar, por exemplo, se uniram e decidiram fazer as inscrições, provas e chamadas de maneira conjunta.

Atenção: trata-se de uma processo seletivo cujas inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o próximo dia 20 de janeiro.  E funciona assim: no ato de inscrição o aluno deve indicar até dois cursos, um em cada universidade.  Nesse caso, além de apresentar os documentos exigidos pelo edital, precisam ainda comprovar:

  • ter cursado o ensino médio integralmente na rede pública (municipal, estadual, federal)
  • ou ter cursado o ensino médio integralmente em escolas indígenas reconhecidas pela rede pública de ensino
  • ou ter obtido a certificação do ensino médio pelo ENEM ou exames oficiais (por exemplo, o Encceja) e não ter cursado nenhum período do ensino médio na rede particular.

Para saber mais, conheça o edital e consulte as regras e vagas.

Vestibular online

Além do vestibular tradicional, algumas universidades privadas realizam um processo seletivo online. Nesse modelo de prova, os candidatos realizam o exame pela internet. Trata-se de um modelo de exame indicado aos estudantes que não puderem comparecer no local das provas. Mas não pense que a realização do Vestibular Online permite aos candidatos fraudar as provas ou que as regras são mais flexíveis.

Na Unopar, recomenda-se que o candidato reserve um tempo, no mínimo 1 hora, antes da realização da prova. A faculdade alerta ainda para uma condição fundamental: os alunos precisam conferir a sua conexão com a internet.

Listamos abaixo as informações mais importantes para a realização do vestibular online na Unipar:

  • Cada pessoa tem 5 tentativas de realização da prova;
  • Os temas da prova variam a cada tentativa;
  • Uma vez iniciada a prova, não há como dar pausa, reiniciar ou retomar a mesma;
  • O tempo de realização da prova é de 60 minutos, que são controlados através de um cronômetro que encerra a aplicação quando o tempo limite é atingido;
  • Se alternar entre abas no navegador a prova é fechada e será necessário reiniciar a prova;
  • Não é permitido copiar e colar;
  • A prova pode ser realizada de qualquer dispositivo com acesso à internet, até mesmo celular.

Conheça outras universidades que realizam o Vestibular Online:

  • UniFG: Realiza vestibular presencial, agendado e online;
  • Unip: Realiza vestibular presencial e online;
  • UNINASSAU: Realiza vestibular presencial, agendado e online;
  • Anhanguera: Realiza vestibular tradicional, agendado, online e Encceja

Quer saber mais? Conheça as formas de ingresso disponíveis na Faculdade Pitágoras.

Como usar o SISU no vestibular

O SISU, Sistema de Seleção Unificada, do Ministério da Educação,  também seleciona alunos interessados em ingressar em universidades. Para isso, esse processo seletivo utiliza a nota do Enem para classificar todos os candidatos.

Funciona assim: as inscrições são realizadas pela internet para alunos que tenha realizado o Enem no ano interior. Além disso, esses alunos não podem, em nenhuma hipótese, ter zerado a redação. Na prática, o SISU tem acesso às notas de todos os candidatos e, assim, seleciona as melhores para cada curso disponibilizado.

Para saber mais, consulte as faculdades e universidades com Bolsa Enem, ProUni e Fies.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.