InícioDicasEstudos4 formas simples de usar a internet para estudar

4 formas simples de usar a internet para estudar

A internet é nossa aliada para estudar qualquer conteúdo; se você quer se preparar para o Enem ou vestibular, ou quer realizar uma faculdade EaD, veja 4 formas de usar a internet para estudar.

Ela nos deixa à disposição um sem-fim de informações de todos os tipos, das mais simples às complexas. Tudo isso 24h por dia, 7 dias por semana. Temos acesso a conhecimentos variados, mas variados mesmo. E podemos acessá-lo de qualquer lugar.

É a internet que, cada vez mais, está se integrando à nossa vida. E usar a internet para estudar é uma ótima ferramenta. Ela pode servir tanto como material de apoio, e até mesmo para tirar dúvidas.

Da mesma forma que ela traz muitas vantagens, e veremos algumas, é necessário ter alguns cuidados. Um deles é saber usar fontes confiáveis de informação. Já que estamos estudando, é fundamental ter referências de sites, professores e conteúdos verdadeiros. Conheceremos 4 formas para usar a internet para estudar.

Redes sociais ajudam a estudar

Desde que elas não interfiram no seu estudo, seguir perfis de professores no Instagram é uma boa forma de se manter atualizado. Esses professores costumam fazer miniaulas de assuntos bem específicos das suas áreas. Por exemplo, uma explicação rápida sobre a fórmula de Báskara. Ou uma dica de gramática. Um conhecimento de História do Brasil que fará a diferença.

Esses professores usam métodos que chamam a atenção dos alunos. Eles sabem usar a linguagem das redes sociais para chegar aos jovens. Assim, aquela dúvida sobre Geografia pode ser resolvida, ou pelo menos ajuda a resolver, com uma série de posts, por exemplo.

Você pode até entrar em contato com esses professores para enviar aquele assunto que tem dificuldade. Ele pode te responder ou fazer uma aula sobre isso. Pode ser inclusive um problema que outros alunos tenham também.

Internet para estudar com vídeos

Falando em redes sociais e vídeos, o YouTube tem vários perfis de professores, cursos e aulas sobre uma diversidade enorme de assuntos. Pode ser sobre Matemática, inglês, Contabilidade, Direito, e a lista se alonga.

Inscreva-se nos perfis dos quais mais gosta e você receberá notificações sobre novos vídeos. Essa divulgação pode ser diária, semanal ou duas vezes por semana, por exemplo. Assim, você ficará por dentro das últimas aulas, e quem sabe elas te ajudam a entender os assuntos melhor?

E a dica vale tanto para quem está se preparando para o Enem, concurso público ou já está na faculdade. Conhecimento não ocupa espaço, e se puder ter acesso a materiais de apoio, ou ter aulas de assuntos paralelos àqueles que já estuda, é uma ótima forma de usar a internet para estudar.

Aplicativos também ensinam

Acredite: há aplicativos com aulas, exercícios e conteúdos específicos para quem está em trânsito. Como estamos sempre com os celulares à mão, porque não aproveitar um tempo para usar a internet para estudar?

Um deles é o Mathboard, que traz a matemática para dentro do celular. É ótimo para quem quer praticar contas ou ver conceitos de outra forma. Se você está aprendendo alguma língua estrangeira e quer um apoio, o Duolingo é um deles. Ele vem com uma série de conteúdos e exercícios para praticar.

Mas, usar a internet para estudar requer uma certa disciplina. Assim, se precisar de uma força para dividir o tempo entre estudo e descanso, o Pomodoro Timer é um aplicativo nesse sentido. Você faz uma lista de atividades, e ele avisa quando é hora de fazer intervalos. E, para manter o foco, o Freedom bloqueia o acesso às redes sociais por um período. Assim, você não se distrai e continua estudando sem perder a concentração.

Bibliotecas online

Embora as bibliotecas sejam uma ótima fonte de estudo, as versões online trazem esse mundo dos livros para a tela do computador. O site Domínio Público, do Ministério da Educação, tem mais de 180 mil obras, que podem ser baixadas de graça.

É uma forma de ter um arquivo à disposição a hora que quiser, sem precisar de acesso à internet. Assim, aquele livro que o professor recomendou na aula, pode ser lido na tela do computador ou em aplicativos de leitura no celular.

Há instituições públicas e privadas de ensino que também disponibilizam um acervo que pode ser acessado livremente por alunos de todo o Brasil. Vale a pena dar uma pesquisada e marcá-los como Favoritos no seu navegador.

Cuidados ao usar a internet para estudar

O conteúdo com o qual temos contato via internet é muito rico, mas é importante seguir alguns cuidados. Falamos de alguns aplicativos que ajudam a ter mais foco nos estudos. Essa concentração é importante, e exige disciplina. Se você se propôs a assistir uma aula, ou reservou um tempo do dia para estudar, procure manter o plano.

Isso inclui uma organização das matérias que quer estudar. Planilhas com os assuntos, dias que pode estudar, listas no celular, lembretes, não importa. Determine um calendário de estudos por semana. Marque os dias que poderá estudar e os horários, e siga à risca. Assim, usar a internet para estudar vira uma atividade do seu dia, uma missão a cumprir. A sensação de missão cumprida é ótima! É bom também criar um ambiente favorável para estudar, como uma sala tranquila, com mesa e cadeira confortáveis, e sem distrações, como TV ou rádio ligados.

O uso da internet para estudar traz também outras armadilhas. O acesso às redes sociais. Há aplicativos que bloqueiam o acesso, e isso ajuda a ter concentração nos assuntos. Assim, notificações de novas postagens ou mensagens, por exemplo, podem esperar um pouco.

Procure por sites confiáveis para buscar informações. Essa dica vale não só para usar a internet para estudar, mas até para evitar ser bombardeado por notícias falsas. Saber verificar a veracidade da informação é fundamental para o sucesso nos estudos.

Usar grupos de WhatsApp ou Telegram como fonte de estudo pode ser uma boa ideia. Mas o fluxo de mensagens nesses aplicativos é intenso. Assim, veja o que é compartilhado nessas redes e escolha o conteúdo que melhor pode te ajudar. Não adianta baixar centenas de apostilas se você não tiver tempo para ler todas. Portanto, saber usar a internet para estudar é muito vantajoso, e é beneficial!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.