Realizar um bom investimento é um objetivo que muitas pessoas possuem. Um dinheiro bem aplicado pode garantir uma vida financeira mais saudável a longo prazo, propiciando uma melhor qualidade de vida e até mesmo uma boa aposentadoria.
É notório que cada vez mais pessoas se interessam em dar os primeiros passos no mundo dos investimentos. Aqui na Voomp, queremos te ajudar a começar. Para isso, criamos este post com algumas dicas para você se organizar e fazer seu dinheiro render.
O que saber antes de começar a investir
Antes de movimentar seu dinheiro, algumas reflexões são necessárias para você começar bem e com uma boa direção. Sendo assim, o primeiro passo é você se autoconhecer e ter segurança nos seu perfil e nas suas metas. Como existem diversas possibilidades de investimento e com diferentes características, é necessário identificar quais combinam mais com você.
Isso sugere que você precisará colocar na balança alguns fatores. Primeiro, você deve identificar o quão disposto está para correr riscos. Investimentos não são sinônimo de retorno garantido, mas possuem diferentes graus de segurança de retorno.
Em segundo lugar, considere fazer um planejamento financeiro. Neste planejamento, recomendamos que você tenha em mente o prazo em que deseja resgatar seus investimentos e os respectivos valores esperados. Quanto mais organização, menor a probabilidade de você ser surpreendido.
Falando em evitar surpresas, lembre-se que seus investimentos precisam de tempo para renderem. Por isso, procure não contar com o dinheiro investido antes de atingir seus objetivos. É muito comum que as pessoas passem por imprevistos e pensem nos investimentos como uma reserva de emergência. Para evitar esta situação, organize sua vida financeira antes de aplicar seu dinheiro, um bom investimento começará por aí.
E por fim, procure estar atento às movimentações do mercado financeiro e do cenário econômico. Estar bem informado irá te ajudar a tomar decisões mais precisas. Por isso, vale a pena manter a atenção em livros, notícias e dicas de economistas e investidores especializados.
Ah, e você pode fazer o seu primeiro investimento desde agora. Um investimento em você mesmo. Estamos falando do curso “Primeiros Passos no Mundo dos Investimentos”, ofertado pela Xpeed School. Trata-se de uma boa opção para guiar você a identificar seu perfil, seus objetivos e a melhor maneira de começar!
Conhecendo os diferentes tipos de investimentos
Dadas as primeiras dicas para começar a investir, chegou o momento de conhecer os tipos de investimentos e analisar qual combina mais com você e seus objetivos. No mundo dos investimentos, as possibilidades são divididas em duas classificações: investimento de renda fixa e renda variável.
No geral, em investimentos de renda fixa, você aplica seu dinheiro em organizações como bancos, empresas ou governo e já conhece todas as condições de retorno do seu investimento. O percentual de rendimento pode ser prefixado (quando você já sabe o número) ou então associado à uma variável como o Certificado de Depósito Interbancário ou a inflação.
Por exemplo, ao aplicar seu dinheiro no Tesouro Direto, você já sabe a taxa sobre o qual seu dinheiro valerá ao longo dos meses. Costumam ser investimentos de menor risco e podem ser uma boa porta de entrada para quem deseja começar.
Já os investimentos de renda variável não possuem a taxa de rendimento pré-estabelecida. Seu dinheiro irá valorizar de acordo com a conjuntura que envolve o seu investimento. Por isso, como mencionamos, é importante estar sempre ligado ao que acontece no mundo dos negócios. Ações na bolsa de valores são um bom exemplo de investimento de renda variável e que valorizam ou desvalorizam de acordo com fatores externos.
Agora que você já conhece os tipos de investimentos, vamos conferir quais são os mais indicados para quem está iniciando?
Melhores investimentos para iniciantes
A Voomp separou algumas opções de investimentos para você conhecer. São aplicações que possuem riscos menores e podem ajudar você a valorizar seu patrimônio.
Em um Fundo de Investimento, você e outras pessoas destinam seu dinheiro para que um gestor aplique o dinheiro. Além de profissionalizar a gestão do seu valor, você pode diversificar os investimentos e ir aprendendo sobre como se portam os investimentos.
Já em Letra de Crédito do Agronegócio e Letra de Crédito Imobiliário (LCA e LCI), você empresta seu dinheiro ao banco para que seja aplicado nestes dois setores (agronegócio e imobiliário). Trata-se de um investimento de renda fixa, com riscos baixos e livre de impostos como Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e Imposto de Renda (IR).
Se você quer começar com algo simples e que envolva pouco dinheiro, o Certificado de Depósito Bancário e Recibo de Depósito Bancário (CDB e RDB) podem ser boas opções. Neste investimento, você empresta seu dinheiro ao banco com taxas de rentabilidade que podem ser tanto pré-fixadas, pós-fixadas ou mistas. Trata-se de um título simples e fácil de manejar.
Por fim, o Tesouro Direto tem ganhado bastante preferência pelos investidores brasileiros. Trata-se de um título público, pertencente ao Governo Federal, onde você aplica seu dinheiro e recebe um retorno interessante ao longo dos meses. Além de permitir investimentos de pequeno porte, é considerado um dos mais seguros!
Embora recomendemos aplicações financeiras mais simples para quem está começando, aqui na Voomp queremos incentivar você a seguir crescendo. Portanto, quando se sentir mais confiante, procure dar um passo adiante em busca dos seus objetivos. E, para aumentar sua confiança, que tal seguir estudando sobre o assunto? Você pode aprender a como investir em renda fixa, ou superar o medo de investir, clicando aqui.
Ah, e procure diversificar seus investimentos! É uma ótima maneira de gerenciar seu patrimônio e evitar colocar tudo em risco em um investimento equivocado. Erros podem acontecer, mas sempre haverá a possibilidade de recuperação.
Por fim, ficamos muito felizes que você tenha lido nosso post até aqui 🙂
Esperamos que você tenha ficado tão inspirado como nós. Vamos crescer juntos!