InícioDicasEstudosComo estudar inglês sozinho?

Como estudar inglês sozinho?

Com um mundo cada vez mais conectado e com fronteiras menores, muito se fala sobre a importância de dominar novas línguas e se inserir nas recentes tendências e oportunidades. Sem dúvidas, a língua inglesa é a mais procurada por quem deseja aprender um novo idioma. Seja pela sua predominância nas produções culturais ou pelo seu uso em espaços de trabalho, é considerada por muitos uma língua universal.

E claro, existem muitas formas de começar seus estudos em inglês e expandir seus horizontes. Aqui na Cogna, vamos te dar algumas dicas de como se preparar para estudar sozinho e se comunicar com o mundo. Let’s go!

Por que estudar inglês?

Motivos são o que não faltam para aprender a falar inglês. Trata-se de um idioma que surgiu há cerca de 1.500 anos, foi se desenvolvendo e no século XX tornou-se uma língua dominante, especialmente no ocidente. Ao redor do mundo, eventos diplomáticos, reuniões de líderes e negociações empresariais costumam utilizar o inglês para comunicação. Outros grandes eventos como Copa do Mundo e Olimpíadas também o adotam como língua oficial. 

Dominar o inglês certamente abrirá novas portas para você. Muitos recrutadores consideram um diferencial o candidato que tiver esta habilidade. Além de empregos, você pode sonhar com intercâmbios e estudos fora do seu país. Às vezes, a língua do seu país de destino pode nem ser o inglês, mas se você tiver domínio, facilitará um monte sua vivência.

Se você deseja evoluir constantemente, obter crescimento pessoal, conectar-se e vislumbrar novas oportunidades em sua carreira, que tal dedicar um tempinho para aperfeiçoar uma segunda língua? 

Começando a estudar sozinho

Quando você achar que é o momento de começar seus estudos, procure fazer uma autoavaliação. Identificar qual seu nível de conhecimento inicial é um bom primeiro passo, isso te ajudará a determinar por onde começar. Não importa se você é iniciante, intermediário ou avançado. Você sempre poderá aprimorar um pouco mais seu nível na língua inglesa. Alguns aplicativos e ferramentas na internet podem te ajudar a identificar seu estágio atual.

Também é muito importante que você tenha clareza sobre qual é seu propósito ao estudar inglês. Aliás, toda finalidade é importante, seja para seus estudos, para seu trabalho ou para uma viagem. No entanto, delimitar um objetivo inicial irá nortear seus estudos para uma direção mais concreta. Por exemplo, se o seu objetivo é aprender inglês para trabalhar com negócios, você intensificará estudos visando dominar termos e aplicações da língua neste ramo de trabalho. Alguns cursos são específicos para este recorte, como o “English Career” da Carnegie.

Tendo ciência do seu nível de inglês e do seu objetivo, é chegada a hora de organizar sua rotina de estudos. Defina seu planejamento a curto, médio e longo prazo. Aprender uma nova língua é um processo lento e contínuo. É você que estará no controle e que saberá quais são as suas necessidades e prioridades.  

Construir um cronograma com horários regulares de estudo é uma excelente forma de adquirir uma disciplina de trabalho. Com sua dedicação constante, você logo verá os resultados aparecendo. E, claro, é você que determina quanto tempo dedicará aos estudos. Sendo 30 minutos por dia ou duas horas, o importante é não perder a constância. 

Aprendendo inglês de forma lúdica

Um dos grandes baratos de estudar inglês é poder fazer isso nos seus momentos de lazer e diversão. Sabe aquele seriado que você é apaixonado ou aquele filme que você gosta tanto que já assistiu tantas vezes que perdeu a conta? Experimente assisti-los com áudio em inglês e legendas também. Desta forma, você exercita a sua escuta, sua leitura e a pronúncia das palavras. Divertido, não?

Outro momento em que você pode conciliar estudos com diversão é ouvindo músicas em inglês. Conecte os fones, procure pela letra, pela tradução se desejar e cante junto! Conteúdos culturais são formas fascinantes de aprender. 

Os games também não ficam para trás. Permita-se navegar pelos jogos em inglês e preste atenção nos termos e falas dos seus personagens favoritos. E se você quiser ir além, pode acompanhar novos streamers que jogam seus games prediletos em língua inglesa. Pegue seu controle e bora dar play nos estudos.

Você também pode adotar a estratégia de mudar a língua do mundo ao seu redor para ir se familiarizando com o inglês. Alterar as configurações de idioma de suas redes sociais favoritas é uma maneira muito intuitiva de assimilar novos termos e suas respectivas aplicações. 

Ler, escutar, escrever e falar: os quatro desafios

Interpretar um texto, redigir alguma mensagem, comunicá-la de forma oral e entender o que querem lhe dizer são ações que compõem o processo de dominar uma língua. Por isso, atividades que contemplem mais de uma habilidade (como assistir um filme em inglês) são recomendadas. 

Livros de ensino de inglês e gramáticas também valem o investimento. Afinal, conhecer algumas regras básicas de construção de frases serão a base para você fluir na língua com naturalidade ao longo do tempo. No entanto, não deixe de exercitar sua pronúncia. 

Neste sentido, aplicativos como o HelloTalk podem te ajudar bastante. Com ele, você pode conversar ao vivo com pessoas de todo o mundo, selecionando o idioma de interesse. Além de treinar sua escrita e identificar seus erros de ortografia, o aplicativo permite que você digite mensagens por voz. Um bom termômetro para ver se sua pronúncia está ok ou deve melhorar.

Procure também por exercícios. Na web, muitos sites dispõem de questões de língua inglesa. Acessar provas antigas de vestibulares e questões de língua estrangeira do ENEM também podem te ajudar a se preparar (para a vida e para os testes). 

E se você deseja acessar materiais e ter ferramentas para te auxiliar no processo de aprendizagem, a dica é acessar e conferir os diferentes cursos de inglês ofertados pela Carnegie BR. Esses materiais de estudo, por exemplo, possuem recursos desenvolvidos por especialistas de Cambridge, umas das mais respeitadas universidades do mundo.

Independente do seu nível ou do seu objetivo, lá você encontra opções versáteis para estudar de forma online. Não tenha medo de se aventurar! Errar é parte natural do processo de aprendizagem, e dominar uma nova língua é um desafio que leva tempo. Com disciplina, criatividade e coragem, logo você dará seus próprios passos na língua inglesa. Agora é com você!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.