InícioCursos LivresInvestimentosComo investir em renda fixa?

Como investir em renda fixa?

Conquistar uma nova fonte de renda extra é um desejo de milhões de brasileiros. Afinal, quem é que não gosta de um dinheirinho a mais no fim do mês, não é verdade? No entanto, na hora de apostar nesta nova fonte, é preciso ter planejamento e conhecer bem as possibilidades. 

Se você tem um dinheiro guardado e gostaria que ele rendesse, talvez seja a hora de pensar em uma aplicação. Pois agora nós vamos te mostrar como funcionam os investimentos em renda fixa. Vem com a Voomp que vamos descobrir juntos!

O que é investimento em renda fixa?

Em resumo, fazer um investimento de renda fixa funciona como se você estivesse emprestando o seu dinheiro para alguma instituição (banco, governo, empresas).  Assim, no momento do empréstimo, você fez um acordo para reaver seu dinheiro ao longo dos meses com juros e correções. Desta maneira, a ideia é que você aplique um valor e, no final do tempo, você tenha o montante inicial acrescido dos rendimentos que seu empréstimo lhe garantiu. 

Em um investimento em renda fixa você já sabe as taxas que determinarão o rendimento do seu dinheiro ao longo do tempo, como ocorre na popular Poupança. Isso porque você pode consultar previamente valores de rendimento, tanto ao mês quanto ao ano. Para aqueles que preferem fazer aplicações de menor risco e maior controle, aplicações em renda fixa costumam funcionar bem. 

Conceitualmente, é o oposto do tipo de investimento chamado renda variável. Aqui, estão concentrados investimentos como comprar ações na bolsa de valores ou então adquirir mercadorias que podem valorizar com o tempo. Investimentos de renda variável podem ser muito lucrativos, mas ao contrário da renda fixa, você aposta em fatores externos que podem fazer seu dinheiro valorizar, não em taxas já definidas.

Apesar do que o nome sugere, renda fixa não é sinônimo de que todo mês você receberá a mesma quantia. Existem dois tipos de rentabilidade, chamados prefixado e pós-fixado. No primeiro, você tem a garantia de uma taxa estável todos os meses, e aí sim você sabe quanto terá para receber. Já no modelo pós-fixado, você acorda que sua taxa é variável, podendo estar relacionada com algum indicador como a inflação ou o Certificado de Depósito Interbancário, o CDI.   

Tipos de investimentos de renda fixa

Quando falamos de investimentos de renda fixa, nos referimos à característica comum, que é definir a taxa ou a variável de rendimento previamente. No entanto, existem vários tipos de investimentos dentro desta categoria. Dê uma olhadinha para saber mais:

Títulos privados: são ativos que você adquire junto a bancos, empresas e instituições do mercado financeiro. Em geral, são títulos emitidos por empresas privadas, onde você empresta seu dinheiro para financiar algum projeto ou gerar capital de giro. Ao longo do tempo, seu dinheiro retorna com o acréscimo da taxa combinada com a emissora do título.

Títulos públicos: são aqueles emitidos pelos pelo Governo Federal. Criado em 2002 pelo Tesouro Nacional e hoje um dos mais atraentes entre os investidores, o Tesouro Direto é um dos títulos mais conhecidos entre os brasileiros. Neste caso, o Governo visa arrecadar dinheiro para os cofres públicos e você tem a possibilidade de resgatar suas aplicações a qualquer momento. 

Vale a pena fazer um investimento em renda fixa?

Uma aplicação financeira pode servir tanto para obter ganhos no futuro como para guardar suas reservas. Deixar suas economias paradas pode fazer com que sejam desvalorizadas pelas altas taxas de inflação. Sendo assim, se você possui uma quantia guardada, consulte as possibilidades de investimento em renda fixa e veja qual se encaixa melhor com seus objetivos para valer a pena.

Analisar taxas, procurar entender o cenário macroeconômico e avaliar riscos são fundamentais nessa hora. Ah, sim, investimentos em renda fixa também podem sugerir riscos eventualmente! Embora a taxa seja fixa e você já saiba desde o início, é preciso tomar cuidados para não perder seu dinheiro. Em algumas situações isso pode ocorrer. Fique atento!

Por exemplo, se a instituição que emitiu títulos para você quebrar e não conseguir pagar o que você tem a receber, ou então se a inflação for maior do que a sua taxa de rendimento. São situações em que você deverá estar atento para evitá-las.

Como começar a investir

Seja título privado ou título público, é importante você saber por qual razão está investindo. Se você quer juntar dinheiro para fazer uma viagem, abrir um negócio ou para ter fundos de emergência, é fundamental ter em mente as condições com que você faz seu investimento.

Através dos nossos cursos livres, você tem acesso a princípios básicos de investimento. No curso “Renda Fixa: Ganhos Baixo Risco”, você conta com a ajuda de especialistas do mercado e orientações para encontrar a metodologia adequada para investir. Um bom investimento pode começar com uma boa assessoria. Aqui, sua experiência será personalizada e de acordo com o seu ritmo.

Quando for começar, procure ir com calma. Organize suas finanças e separe para investimento aquilo que você não precisará com urgência no curto prazo. Bons investimentos muitas vezes demandam um tempo de espera. 

Procure sempre avaliar o chamado Tripé dos Investimentos (segurança, fluidez e rentabilidade) e se ele está de acordo com seus objetivos. Se você está começando, dar maior peso à segurança é o mais recomendado. Com o tempo, você pode mirar mais alto e sonhar com investimentos maiores, visando maior rentabilidade e liquidez. 

Por fim, precisamos te contar que não há um formato pronto para atingir investimentos 100% rentáveis em curto prazo. Aliás, desconfie se te prometerem algo parecido. O investimento exige conhecimento, noções de mercado e saber balancear as condições de rentabilidades com os seus planos. 

E agora que você já sabe o que são investimentos de renda fixa e consultou nossas dicas, que tal começar a aplicar o seu dinheiro? Veja mais algumas opções de cursos sobre investimentos que a Voomp traz pra você! 

Vamos juntos nessa caminhada! 🙂

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.