InícioPós-graduaçãoQual a diferença entre MBA e pós-graduação?

Qual a diferença entre MBA e pós-graduação?

Construir uma longa carreira de estudos é um caminho que muitas pessoas escolhem trilhar. Seguir aprendendo, se especializar em algum tema, tudo está em jogo quando você se dedica a estudar.

No entanto, frente às tantas possibilidades, muita gente ainda se confunde e fica em dúvida sobre o que escolher . Mestrado, doutorado, especialização, MBA. Afinal, qual a diferença entre os diferentes tipos de formação disponíveis após a graduação?

Se essa ainda é uma dúvida pra você, a Voomp vai te ajudar a entender as diferenças entre esses segmentos. Aí, a escolha do seu futuro é com você 😉

MBA x Pós-graduação: entenda as principais diferenças 

Você já ouviu falar em lato sensu e stricto sensu? Palavras originárias do latim, designam os diferentes tipos de pós. Respectivamente, significam “sentido amplo” e “sentido estrito”. Mas o que isso quer dizer? 

No universo da pós-graduação, o sentido amplo (lato sensu) está relacionado a temas mais aplicados, visando a capacitação com foco no mercado de trabalho. Os cursos de pós-graduação lato sensu possibilitam uma atualização profissional na área escolhida. É o caso do MBA (Master Business Administration). O MBA, por exemplo, capacita profissionais na área de administração e gestão. A duração média dos cursos de lato sensu é de dois anos e eles são conhecidos como cursos de especialização. 

Já os programas de pós-graduação stricto sensu direcionam sua ênfase ao âmbito acadêmico, visando a produção de pesquisa científica. Em geral, são cursos que possuem um tempo maior de duração, onde o aluno deve formular um problema de pesquisa a ser resolvido, abordando em dissertações de mestrado ou teses de doutorado. Ao contrário dos cursos de MBA, onde o aluno produz um relatório final. 

Embora o MBA seja um tipo de pós-graduação, é muito comum que sejam tratados como coisas distintas, justamente pelas diferenças entre os cursos lato sensu e stricto sensu. De acordo com as leis brasileiras que regulamentam os cursos, nas especializações e MBA você recebe um certificado ao final do curso. Já nos programas de mestrado e doutorado, você recebe um diploma que lhe confere também um título: mestre ou doutor. 

No entanto, essas classificações são utilizadas exclusivamente no Brasil. Se seus planos são de estudar no exterior, vale a pena dar uma pesquisada e ver como são conceituadas as pós-graduações no seu país de destino.

Por que fazer uma pós-graduação?

Independente de sua área de formação, seguir estudando nunca é uma má opção. Especialmente porque você seguirá adquirindo conhecimentos que serão um diferencial na sua atuação profissional. Cada vez mais o mercado está mais exigente e os processos de recrutamento exigem qualidades na formação dos candidatos. Fazer uma pós fará com que você se posicione melhor frente à concorrência. 

Consequentemente, possuir uma pós-graduação pode dar um empurrãozinho na sua carreira. Com ela, você pode crescer no seu atual emprego ou concorrer a vagas que exijam maior grau de formação, nas quais o salário costuma ser maior. 

Fazendo uma pós, você também tem a oportunidade de manter-se atualizado, conhecer as tendências da sua área e o que há de conhecimentos novos. Estar atualizado é um grande passo para ser reconhecido no seu campo de atuação. Afinal, quem é que não quer ser lembrado como uma referência?

Outra potencialidade que você encontra na pós-graduação, seja mestrado, doutorado ou MBA, é conhecer novas pessoas e expandir seus horizontes. Ao longo de sua formação, é muito comum realizar trocas de experiências e participar de eventos que reúnem estudiosos da área. De quebra, você ainda tem a oportunidade de construir contatos profissionais que poderão te abrir portas no mercado.

Qual escolher: MBA ou pós-graduação?

Antes de você realizar sua escolha, é importante ter em mente que não existe um curso com maior valor que outro. Aliás, quem definirá o peso é você e de acordo com os seus objetivos profissionais.

Como já mencionamos, o MBA possui cursos voltados à gestão de negócios e mundo corporativo. Se o seu foco está no setor comercial, administração de empresas e gerenciamento de negócios, cursos de MBA serão muito proveitosos para seu aperfeiçoamento.

No entanto, você sabia que MBA não é a única possibilidade entre os cursos de lato sensu? Na Unopar, por exemplo, você encontra especializações como “Africanidades e Cultura Afro-brasileira”. Uma especialização que tem tudo a ver com profissionais de áreas como história, letras, filosofia e artes. Desta forma, uma especialização é uma boa escolha para quem deseja aperfeiçoar os conhecimentos em um determinado tema.

Agora, se você deseja especializar-se em um campo de conhecimento, aprofundar-se e buscar alternativas para elaborar novas soluções através de pesquisa, cursos de pós stricto sensu como mestrado e doutorado são a sua cara. No entanto, procure conhecer o programa em que está interessado e veja se ele se adequa à sua linha de interesse. Estudar em departamentos que possuam docentes especialistas na sua área podem te ajudar a crescer. 

Considere também o tempo que você levará para concluir sua pós e se você consegue conciliar com sua rotina. Em geral, cursos de MBA e de mestrado duram cerca de dois anos, enquanto o de doutorado tem em média quatro anos. Caso você trabalhe e seu tempo seja escasso, considere opções mais flexíveis como cursos na modalidade EAD. 

Aqui na Voomp, você tem a oportunidade de alavancar sua carreira independente da sua área de formação. Na nossa página você confere ótimas opções de MBAs, especializações e pós-graduações. Humanidades, Negócios, Direito, Educação, Design, não importa sua área. Você pode acessar os cursos, os conteúdos e, se ainda estiver em dúvida, experimentar o período de testes e avaliar qual curso se encaixa melhor com você.

Dito isso, agora ninguém é melhor do que você mesmo para escolher qual caminho trilhar. Aqui na Voomp acreditamos no seu poder para crescer no âmbito acadêmico e profissional. É por isso que estamos juntos nessa caminhada. Esperamos poder ter ajudado a tirar suas dúvidas, até a próxima! 🙂

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.