Como começar a estudar para o Enem

Wagner
Colaborador do Voomp
Como começar a estudar para o Enem

Ao chegar no ensino médio, muitas dúvidas começam a surgir entre os estudantes frente aos novos desafios. Uma das principais inquietações é como começar a estudar para o Enem. No ensino fundamental, a rotina de estudos escolares é bastante diferente do ensino médio.

Nesta fase, surge a necessidade de incluir na agenda os estudos para o Enem. Neste post, vamos compartilhar com você algumas dicas de como começar a se preparar para o Enem. Acompanhe conosco! 

Você sabe o que é o Enem?

Antes de começar a sua preparação, é muito importante que você saiba o que é a prova e como ela funciona. O Enem foi criado no ano de 1998 no Brasil, com objetivo de ser uma avaliação que medisse a qualidade do ensino médio no país. 

Com o passar dos anos, surgiram novos programas como o Prouni em 2004, que passou a adotar o exame como método de seleção. Em 2009, o Enem foi reformulado e, nos anos seguintes, passou a ser considerado a principal forma de entrar no ensino superior no Brasil. 

Atualmente, a prova é composta por 4 áreas do conhecimento: 

  • Ciências Humanas e Suas Tecnologias
  • Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias
  • Ciências da Natureza e Suas Tecnologias
  • Matemática e Suas Tecnologias

Cada uma dessas áreas possui 45 questões de múltipla escolha, o que confere um total de 180 questões, divididas em dois dias de prova. Junto com essas disciplinas, a prova também exige a redação de um texto dissertativo-argumentativo, onde você deve propor uma intervenção frente à situação-problema do tema. 

Como começar a estudar para o ENEM?

Começar os seus estudos para encarar a prova do Enem pode ser um tanto desafiador. Afinal, leva um tempo até você adquirir um bom ritmo e se adaptar à nova rotina de estudos. Desta forma, pensamos em algumas dicas para que você comece a estudar da melhor maneira possível. Confira!

Confira o edital do Enem

Apesar de nossas dicas serem sobre o Enem, esse conselho vale para qualquer concurso ou vestibular: leia o edital. É no edital que estão as informações mais importantes sobre a prova, como o cronograma do exame, prazos de inscrição, de pagamento e muito mais. 

Além disso, você confere tudo o que está previsto para ser cobrado no Enem e quais habilidades o exame busca testar nas questões. Ler o edital atentamente garante que você não tenha surpresas, uma vez que você fica por dentro de tudo sobre a prova. 

Monte um cronograma de estudos

Depois de ler o edital e conferir todas as matérias que caem no Enem, é hora de começar o seu planejamento para estudá-las sem que falte algo no dia da prova. Avalie quanto tempo você tem até a data do exame, a quantidade de conteúdos que você precisa estudar e estabeleça cronograma com metas.

O cronograma é o que irá guiar os seus estudos. Portanto, é importante você atualizá-lo semanalmente conforme suas necessidades, mas sem perder a visão de longo prazo. Isso evita que você acumule muitas matérias semanas antes do Enem.

Pesquise e conheça sobre a prova

Além de dominar matérias, possuir pleno conhecimento sobre a estrutura da prova do Enem é um passo muito importante. Além de acessar as edições anteriores do Enem, você pode pesquisar quais matérias são mais frequentes em cada área do conhecimento. Diversos portais fazem este levantamento.

Ao consultar provas anteriores, você também analisa de que forma as questões são elaboradas no Enem. Normalmente, são perguntas que acompanham bastante textos de apoio, mapas, gráficos e imagens

Considere fazer um curso pré-vestibular

Uma das maneiras mais eficientes de começar a se preparar para o Enem é com a ajuda de um curso pré-vestibular. Podemos ter essa conclusão a partir das vantagens que o curso Stoodi oferece, por exemplo. 

No Stoodi, você tem reunido em um só lugar diversas ferramentas que auxiliam no seu preparo, inclusive, muitas das quais ajudam você a seguir nossas dicas. Uma delas, por exemplo, sobre cronograma de estudos. Na Stoodi, você recebe o cronograma da plataforma, personalizado e focado nas matérias mais recorrentes do Enem. 

Além de cronogramas, simulados e correção de redações, você assiste a milhares de aulas e realiza outros milhares de exercícios. Fazer um curso pré-vestibular pode significar um grande empurrão para que você comece seus estudos com o pé direito! 

Fique atento às atualidades

Assim como estar com as matérias na ponta da língua e conhecer a estrutura da prova, ter os olhos atentos ao que acontece no Brasil e no mundo pode ser um diferencial na resolução das questões da sua prova. 

O Enem costuma abordar muitos assuntos que estão latentes na sociedade, inclusive como tema de redação. Por isso, um pouco de conhecimentos gerais sobre atualidades pode ajudar bastante. Você pode acompanhar noticiários, blogs, newsletters. Enfim, o que você achar melhor para ficar bem informado.

Monte um espaço adequado para estudos

O seu espaço de estudos é muito importante para uma boa preparação. Independente de ser no seu quarto, em uma sala ou escritório, o que importa é que esteja em um ambiente organizado e com pouca distração

Às vezes, dependendo das circunstâncias, é um tanto difícil reunir todas essas condições em casa. Neste caso, você pode frequentar bibliotecas. A grande maioria possui salas de estudo ou mesas compartilhadas, onde o silêncio é uma regra para que todos se concentrem. 

Enfim, que tal reunir todas essas dicas da Voomp e começar sua jornada rumo ao sucesso? Com um pouco de tranquilidade, logo você estará em um bom ritmo de estudos e pronto para alcançar seus resultados no Enem.

Estamos torcendo por você. Até a próxima! 


Siga-nos nas redes sociais:
LinkedIn | Instagram | YouTube | Facebook

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.