InícioDicasQuais os principais assuntos de Matemática e suas Tecnologias para o Enem 2021

Quais os principais assuntos de Matemática e suas Tecnologias para o Enem 2021

Uma das grandes áreas do Enem é a parte de matemática e suas tecnologias. Portanto, não é à toa que muitos estudantes reservam um bom tempo para se dedicar a esse conteúdo. Contudo, é necessário fazer uma filtragem, tendo em vista que nem tudo é cobrado.

Confira aqui um compilado dos principais temas que podem cair no Enem de 2021. Em seguida, monte um esquema de estudo que te permita passar por todos eles de maneira prática.

Matemática e suas tecnologias: razão e proporção

As questões do Enem, em geral, têm um tema que se destaca, sendo esse o principal.

Quem já fez a prova sabe que é possível resolver vários problemas usando apenas uma regra de três.

Não negligencie esse assunto de maneira nenhuma. Além disso, a interpretação de texto também é essencial em questões com essa temática.

A parte de matemática precisa muito desses elementos, ainda que você inclua funções e estatística, por exemplo, nos seus estudos, prepare-se, pois, a proporção sempre estará presente.

Geometria faz parte da matemática e suas tecnologias

Ela já é carta marcada no Exame, já que aparece bastante no Enem todos os anos. Dessa forma, é esperado que esse padrão se repita em 2021. É por isso que muitos estudantes dão prioridade a esse assunto, principalmente por ser bem extenso.

Vale destacar que essa área da matemática aborda diversos temas que precisam ser de conhecimento do aluno. Sendo assim, conheça alguns conteúdos que não podem faltar no seu esquema de estudos.

1 – Retas

A noção de retas é fundamental para conseguir entender diversos outros conceitos dentro da matemática e suas tecnologias. De fato, dentro deste tópico, você precisa saber um pouco sobre:

  • Definições geométricas;
  • Paralelo e perpendicular;
  • Medição de segmentos;
  • Pontos, retas e planos.

2 – Ângulos é uma das matérias de matemática e suas tecnologias

Confira a seguir uma outra matéria dentro da geometria que se desdobra em outras muito importantes, como:

  • Medição de ângulos;
  • Ângulos em círculos;
  • Bem como, os suplementares, opostos e complementares;
  • Interseção entre retas.

3 – Formas

Muitas questões trazem desenhos que precisam ser interpretados. Portanto, é aí que entra a importância de entender sobre as formas. Confira então alguns tópicos de matemática e suas tecnologias que você deve estudar para o Enem 2021:

  • Curvas e polígonos;
  • Sólidos geométricos;
  • Propriedades das formas e sua classificação;
  • Ângulos com polígonos.

Por último, é interessante focar em outros assuntos de geometria que podem ser cobrados nessa prova. Acompanhe abaixo alguns exemplos:

  • Triângulos;
  • Quadriláteros;
  • Área e perímetro;
  • Plano cartesiano;
  • Volume e área;
  • Trigonometria.

Matemática financeira

O universo da economia é muito presente nesse tipo de avaliação. Por isso, a matemática voltada para esta área deve ser uma prioridade na hora de organizar os seus estudos. Aliás, o legal dessas questões é que elas são muito bem contextualizadas.

Isso requer que você entenda os conceitos e saiba qual deles aplicar na hora certa. Veja só alguns exemplos que merecem sua total atenção:

  • Juros compostos e suas fórmulas;
  • Montante;
  • Porcentagem;
  • Variação percentual;
  • Capital;
  • Bem como, juros simples e suas fórmulas.

Apesar da famosa regra de 3 ajudar muito nesse tipo de questão, ela não é o bastante. Portanto, dê uma estudada nos temas citados acima, pois, assim, será mais fácil garantir um bom desempenho na prova.

Funções é um conteúdo de matemática e suas tecnologias

É muito difícil falar sobre matemática e não pensar na importância das funções para essa área. Afinal, são elas que determinam a relação entre elementos presentes em conjuntos. Até o final do ensino médio, você estuda vários tipos de funções. Veja só:

  1. Função constante;
  2. Par;
  3. Ímpar;
  4. Logarítmica;
  5. Afim ou polinomial do primeiro grau;
  6. Função modular;
  7. Crescente e decrescente;
  8. Quadrática ou polinomial do segundo grau;
  9. Exponencial;
  10. Linear;
  11. Trigonométricas;
  12. Função raiz.

O ideal é que você conheça a definição de cada uma dessas funções, bem como suas fórmulas. Dessa maneira, é possível aplicar em qualquer questão com mais facilidade.

Apesar de serem muitos tipos, a maioria tem um esquema de funcionamento bem simples. Então, aprender sobre elas vai ser ótimo para obter sucesso na sua prova de matemática.

Matemática e suas tecnologias: probabilidade e estatística

Esse é outro tema bastante extenso, e que você deve dividir em conteúdos menores, já que isso te permite estudar com mais foco e não se perder no meio de tanta coisa.

Média, moda, mediana, entre outros, são assuntos bem recorrentes nas provas do Enem. Além disso, dentro de probabilidade e estatística existem temas muito interessantes, como por exemplo:

  • Dados categóricos;
  • Modelagem de distribuição de dados;
  • Bem como, métodos de amostragem;
  • Fatorial e permutação.

O que você pode perceber na prova do Enem é a combinação de conteúdo. Assim, em uma única questão talvez seja necessário aplicar mais de um conceito, o que pode ser uma vantagem e não algo ruim.

Isso em um cenário no qual a interpretação é um dos fatores que mais contam para o acerto de uma pergunta. Portanto, a área de matemática e afins é bem diversa nesse sentido.

Veja como estudar matemática e suas tecnologias de uma maneira eficaz

A quantidade de assuntos é uma coisa que assusta logo de cara. No entanto, com um bom cronograma, você consegue estudar todos sem problemas. Confira agora, algumas dicas para montar um bom plano de estudos e arrasar no Enem 2021.

1 – Exercícios

Estudar apenas os conceitos não adianta, pois você precisa pôr em prática. Dessa forma, sempre reserve um tempo para resolver o máximo de exercícios que conseguir. Uma dica também é olhar provas anteriores do Enem para observar como elas são elaboradas.

2 – Tempo

O tempo durante a prova é fundamental, de modo que você deve considerar isso também. Então, cronometre os simulados resolvidos e veja quantos minutos foram gastos. Assim, você tem uma base de quanto vai precisar para resolver a prova oficial.

3 – É normal ter dúvidas ao estudar matemática e suas tecnologias

A área de matemática é enorme, sendo que acumular dúvidas é um grande erro. Logo, assim que tiver um questionamento sobre um conteúdo em específico, busque ajuda.

4 – Ajuda

Além da escola, hoje existem inúmeras plataformas na internet, pagas e gratuitas, que podem te ajudar a estudar melhor. Escolha uma delas e comece a montar seu cronograma.

Pronto, agora você sabe exatamente o que estudar para essa área do Enem 2021. Então, é a sua vez: coloque as dicas aqui citadas em prática, e garanta seu sucesso na prova.

Lembre-se que sua carreira começa na escolha de um bom curso profissional e o grupo Kroton oferece as melhores faculdades. Veja também esse conteúdo sobre quais podem ser os possíveis temas de redação do Enem 2021.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 42

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.