InícioGraduaçãoFaculdade de Teologia: fique por dentro do curso

Faculdade de Teologia: fique por dentro do curso

A religião é um dos fenômenos mais antigos da humanidade. Desde os primórdios, é com ela que sociedades buscam atribuir sentido à natureza, às relações sociais e às práticas do cotidiano, através de mitos e divindades. 

Desta forma, compreender o modo como a humanidade se relaciona com as religiões é também entender questões de comportamento, moralidade, filosofia, psicologia, entre outros assuntos. Não à toa, a Teologia, ciência que estuda esta relação, é uma das mais antigas nas universidades.

Aliás, quando se fala em Teologia, é comum que muitas pessoas acreditem que, para estudar, é preciso ser religioso. Mas, será que é assim mesmo que funciona? Acompanhe a leitura do post e tire suas dúvidas sobre como funciona a faculdade de Teologia

Como é a faculdade de Teologia?

A faculdade de Teologia tem como missão fornecer conhecimentos para que profissionais compreendam as relações entre religião e sociedade em suas diversas camadas: política, social e cultural. Ao longo da graduação, do tipo bacharelado, os alunos encontram uma série de estudos de caráter teórico, que visam estimular a capacidade crítica e reflexiva.

O curso aborda diversos tópicos e conceitos que se relacionam com os fundamentos religiosos. São assuntos como sociologia, ética, filosofia e história. Por ser um curso de caráter teórico e bastante reflexivo, a exigência é que os alunos tenham disposição para realizar leituras e capacidade crítica para discuti-las. 

Em suma, trata-se de um curso situado na área das Humanidades, com características típicas deste campo do conhecimento. Além das questões teóricas, o curso prepara profissionais para atuarem junto a grupos sociais, comunitários, de diferentes vertentes religiosas. 

Ao final do curso, os formandos devem ser capazes de interpretar práticas de fé e atender demandas sociais, coletivas e religiosas em diferentes contextos culturais. Vale destacar que o curso não aborda somente um tipo de religião, contemplando as diversas teologias existentes. 

Por fim, respondendo à pergunta do início do texto, não é preciso ser religioso para cursar Teologia! Para isso, você só precisa ter interesse em estudar religiões, atenção para ouvir as pessoas e curiosidade por conhecimento.

Como funciona o curso de Teologia online?

Fazer um curso de graduação nunca foi tão fácil! O bacana da revolução tecnológica é que até mesmo as faculdades mais tradicionais da sociedade podem ser alinhadas ao que há de mais moderno. Assim funciona no curso de Teologia EAD

Através da conectividade, você pode começar a sua carreira na área da Teologia. Com aulas 100% online, nesta modalidade você não tem a necessidade de frequentar o espaço físico da instituição de ensino. Ou seja, é mais comodidade para quem procura por opções mais flexíveis de graduação.

Na prática, você estuda os mesmos conteúdos do curso presencial, mas, fique esperto! Para que seu diploma seja reconhecido, é preciso que a instituição de ensino seja certificada pelo MEC.

O que se estuda na faculdade de Teologia?

Para quem desconhece o curso de Teologia, é comum que haja muitas ideias distorcidas sobre o que se estuda nesta graduação. Afinal, se aprende a ser religioso? Se estuda apenas uma religião ou diversas? Essas são algumas das dúvidas mais frequentes.

No entanto, o curso de Teologia oferece uma visão completa sobre religiões, no que tange  assuntos como saberes, tradições, dogmas e origens. Desta forma, são abordados temas de caráter histórico, social e filosófico, a fim de compreender a complexidade das principais religiões do Brasil e do Mundo. Entre elas, podemos destacar as religiões cristãs, islâmicas, judaicas e de matriz africana. 

Veja a seguir algumas das matérias que fazem parte da grade curricular do curso de Teologia da Faculdade Pitágoras!

  • Antropologia da Religião
  • Ecumenismo e Fundamentalismo no Mundo Contemporâneo 
  • História da Filosofia
  • História das Religiões no Brasil
  • Religião e Ação Comunitária
  • Religiões Ameríndias
  • Religiões de Matriz Africana
  • Religiões no Mundo Mediterrâneo e as Origens do Cristianismo
  • Teologia Medieval: O Islamismo
  • Teologia Moderna: Reformas e Cristianismo na Modernidade
  • Teologias Contemporâneas 

Quantos anos dura o curso de Teologia?

O tempo de duração da faculdade de Teologia costuma durar cerca de três anos e meio. Em algumas instituições, dependendo do modo como é distribuída a grade curricular, o número de semestres pode chegar a oito, ou seja, quatro anos de formação. 

Durante este tempo, os alunos devem realizar as matérias obrigatórias, participar de atividades complementares e, ao final do curso, realizar estágio e apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Quanto custa a faculdade de Teologia?

O preço das mensalidades da faculdade de Teologia varia bastante no mercado. Alguns fatores como modalidade de ensino, qualidade da instituição e do corpo docente costumam entrar na conta do valor final. 

Em faculdades de caráter presencial, por exemplo, o valor das mensalidades fica na média de R$ 800. Nesta modalidade, você utiliza a estrutura física da instituição, o que torna o curso um pouco mais caro. No entanto, se o que você procura é uma opção mais em conta, o EAD pode ser uma boa opção.

Na modalidade de ensino a distância, você encontra mensalidades com valores abaixo de R$ 200. No ensino online, além de você economizar nas mensalidades, você ainda poupa uma boa quantia com gastos de rotina, como transportes e alimentação.

Onde teólogos podem atuar?

À primeira lembrança, quando pensamos em espaços de atuação para teólogos, é comum que venha à cabeça espaços de cultos religiosos, como templos e igrejas. Apesar de essa também ser uma possibilidade, ela não é a única. Algumas das atuações mais comuns de teólogos ocorrem em projetos sociais, campanhas humanitárias e assessoramento religioso para diversos tipos de instituições. 

Uma outra possibilidade muito comum é seguir desenvolvendo os estudos iniciados na graduação. São frequentes as carreiras de pesquisador no campo de conhecimento da Teologia. Esse tipo de atuação acaba abrindo portas, como a publicação de livros e desenvolvimento de conteúdos sobre temáticas religiosas. 

Onde cursar Teologia?

No Brasil, as faculdades públicas não oferecem cursos de Teologia. Portanto, se você deseja realizar esta graduação, ela deve ser feita em uma instituição privada. Mas fique tranquilo, há ótimas opções de graduação em Teologia, em faculdades reconhecidas pela qualidade de seus cursos.

Algumas delas, inclusive, você encontra aqui na Voomp! Confira os cursos de Teologia disponíveis em nosso portal. São diversas opções de faculdades, reconhecidas pelo MEC, e você escolhe entre diferentes modalidades de ensino, seja presencial, semipresencial ou EAD!

E você, o que achou do curso de Teologia? Se você se interessou pela carreira, comece a agora mesmo construir o seu futuro! Conte com a Voomp para expandir sua vida profissional e conquistar seus objetivos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.