InícioGraduaçãoDesign de ModaDesign de Moda: como é a faculdade?

Design de Moda: como é a faculdade?

Ao longo do tempo, o modo de se vestir passou por mudanças significativas. Sejam os ternos dos anos 1940 ou os jeans dos anos 1980, cada período revela tendências próprias e evidencia transformações na cultura, no mercado têxtil e nas técnicas de produzir vestimentas.

Neste post, você irá conhecer tudo sobre a faculdade de Design de Moda. Vamos juntos? 

Como é a faculdade de Design de Moda?

A faculdade de Design de Moda pode ser cursada de duas maneiras, ambas consideradas de nível superior. Há o curso de Bacharelado em Design de Moda, cuja formação se aproxima mais dos debates teóricos sobre o mundo da moda, e o curso de Tecnólogo em Design de Moda, normalmente mais compacto e voltado à atuação profissional no mercado de trabalho.

Muito mais do que aprender a desenhar modelos de roupas, o curso procura abranger o amplo universo da moda, o que engloba o trabalho com roupas, calçados, acessórios e bolsas. Trata-se de uma faculdade que, além de ensinar sobre técnicas como costura, corte e desenho, busca estar sempre atenta às questões sociais e culturais. Afinal, a moda está muito conectada com a cultura.

Neste curso, os alunos possuem diversas atividades práticas com o uso de maquinarias, softwares e tecnologia. Além de instrumentos tradicionais como máquinas de costura, estudantes de Design de Moda utilizam programas para construir projetos, coleções e esboçar peças de roupa. 

Por fim, espera-se que os alunos de Design de Moda tenham olhar atento para as novas tendências, aliado à sensibilidade estética e uma boa visão de mercado. Este é um curso muito interessante para pessoas criativas e com desejo de inovar e experimentar!

Ah, e vale lembrar! Você pode cursar esta faculdade em diversas modalidades. Seja estudando de casa, no formato EaD, frequentando a instituição de ensino eventualmente, como ocorre no semipresencial, ou então frequentando todas as atividades no local, como é no presencial.

Design de Moda: quais são as matérias estudadas?

O curso de Design de Moda busca oferecer uma formação ampla sobre o universo do estilismo, das tendências e do mercado. Por isso, são abordados conteúdos como cultura, sociedade, gestão de negócios e técnicas de modelagem e de costura. Ou seja, são matérias de caráter de entendimento da moda e atividades técnicas.

De modo geral, o curso é dividido em duas etapas. Na primeira delas, estão concentradas as matérias dos conteúdos básicos. São matérias sobre história e teoria do Design, sua relação com elementos sociais, culturais, artísticos e mercadológicos.

Já nos conteúdos específicos, os alunos desenvolvem habilidades relacionadas à produção artística e desenvolvimento da moda. Neste momento, são abordadas matérias sobre comunicação, vestuário, estética e técnicas de produção de roupas. 

Confira a seguir algumas matérias presentes na grade curricular do curso de Tecnólogo em Design de Moda da Faculdade Anhanguera!

  • Comunicação de Moda 
  • Criação em Design 
  • Desenho de Moda  
  • Ergonomia no Design 
  • Estética e História da Arte 
  • História da Indumentária e da Moda 
  • Informática Aplicada à Moda 
  • Laboratório de Confecção 
  • Materiais e Tecnologia Têxtil 
  • Modelagem e Tecnologia 

Quanto tempo dura a faculdade de Design de Moda?

Como existem diferentes tipos de formação em Design de Moda, a duração dos cursos costuma ser um pouco distintas. Como já mencionamos, o curso de Bacharelado possui uma duração um pouco maior, cerca de 4 anos.

Já o curso de caráter Tecnólogo, no qual a pesquisa e a produção científica não são o foco, o curso tem duração mínima entre 1 ano e meio e 2 anos. Portanto, se você procura um curso de nível superior em que possa rapidamente ingressar no mercado de trabalho da moda, o Tecnólogo em Design de Moda pode cumprir com a sua expectativa!

Quanto custa uma faculdade de Design de Moda?

Na hora de calcular os custos com uma faculdade, é importante colocar tudo na balança: mensalidades, transporte, alimentação, materiais didáticos e instrumentos de trabalho. Em alguns casos, é possível que o valor fique acima do esperado, mas existem algumas estratégias para pagar menos e concluir sua formação. 

Cursos de bacharelado em Design de Moda podem chegar a mensalidades de R$ 1.500 em algumas instituições na modalidade presencial. No entanto, se você deseja atuar nesta área e pagar um pouco menos, cursos na modalidade EaD e semipresencial costumam ser mais em conta, assim como os cursos tecnólogos. 

Neste caso, cursos tecnólogos EAD podem ser encontrados por mensalidades menores, que giram em torno de R$ 200. Certamente, é uma diferença significativa. Mas não esqueça de colocar na sua planilha alguns gastos extras. No curso de Design de Moda, em alguns casos, você irá precisar adquirir matérias-primas como tecidos, linhas e agulhas.

Me formei em Design de Moda: onde posso trabalhar?

O mercado de trabalho para designers de moda é bem interessante e apresenta um bom leque de opções. Obviamente, os trabalhos são sempre relacionados às questões de estilo, vestuário e conectados com o mundo fashion

Desta forma, você pode atuar como designer de moda com empresas de moda, tanto voltado para a produção industrial, planejando padrões de modelagem e costura, quanto para o comércio. Neste espaço, designers de moda atuam em departamentos responsáveis por elaborar coleções, realizar pesquisas de mercado e analisar as tendências do mundo da moda. Além disso, cabe ao estilista combinar os looks ideais nas vitrines.

Empreender também é uma possibilidade muito viável. Neste ramo, designers de moda podem atuar gerenciando negócios de vestuários, lojas de acessórios, de sapatos, enfim. Montar um empreendimento não é uma exclusividade de quem é formado, é verdade, mas certamente o conhecimento em moda é um diferencial e tanto!

No ramo das artes, muitas produções audiovisuais como filmes, novelas e peças de teatro contam com figurinistas, profissionais responsáveis por planejar e montar os trajes utilizados pelos atores.  Por fim, o profissional formado em Design de Moda pode prestar serviço de consultoria com atendimento personalizado, serviço conhecido como personal stylist. E aí, o que você achou da faculdade de Design de Moda? Obrigada por acompanhar o conteúdo da Voomp! Siga nos acompanhando para mais posts sobre faculdades, até mais!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.