InícioGraduaçãoGestão Ambiental4 dicas para se dar bem em Gestão Ambiental

4 dicas para se dar bem em Gestão Ambiental

A formação em Gestão Ambiental abre caminhos amplos e interessantes ao profissional. No entanto, é uma profissão com alma, pois, requer entrega e crença naquilo que se faz. Requer, inclusive, um desejo altruísta de melhoria coletiva, considerando que a (boa) gestão dos recursos naturais, favorece a sociedade como um todo. Então, confira aqui 4 dicas para se dar bem em Gestão Ambiental.

Neste artigo, separaremos o conteúdo do texto em duas modalidades. A primeira delas, dicas para se dar bem no curso de Gestão Ambiental. A outra, para se dar bem como gestor, ou seja, um profissional já graduado.

Vamos conferir?

Você sabe o que é Gestão Ambiental?

A princípio, é necessário conhecer o que estuda e quais objetivos dessa formação tão plural. A Gestão Ambiental envolve, de forma interdisciplinar, vários conhecimentos. Dentre eles, aspectos fundamentais da Biologia, Geografia, Sociologia, Física, entre tantos outros.

Também, diante dos seus conhecimentos e atuação, demanda de enorme responsabilidade. Isto se deve ao fato que a Gestão Ambiental é responsável por gerenciar os recursos naturais. Recurso natural é tudo aquilo que se vê e se consome. Então, faz parte de toda e qualquer indústria, seja ela energética, alimentícia, farmacêutica e, assim, segue por uma lista extensa.

Neste contexto, realizar o gerenciamento de algo que pertence a todos demanda de cuidados que ultrapassam a linha física. Desse modo, envolve questões éticas, democráticas, morais e políticas.

Por fim, considerando a amplitude da utilização e da extração dos recursos naturais, o mercado de trabalho para um gestor também é ampliado. As áreas de atuação são muitas, considerando ainda o cenário atual do Brasil, no qual, no ano de 2020, o agronegócio, por exemplo, cresceu cerca de 24, 31%.

Dicas para se dar bem no curso de Gestão Ambiental

Diante de tantas informações, precisamos saber lidar com elas, certo? Então, confira a seguir algumas das dicas para se dar bem ao longo do seu curso de Gestão Ambiental.

Ah, tem outro fator importante: o curso de Gestão Ambiental é do tipo bacharelado. Ou seja, é um curso mais extenso, amplo e que perpassa por várias categorias de conhecimento, para além das demandas do mercado. Então, as dicas devem ser aplicadas durante toda a graduação. Vamos lá?

Entenda o que te motiva

Como mencionado anteriormente, a Gestão Ambiental visa o uso e o manejo responsável dos recursos naturais. Desse modo, ao adentrar em um curso de natureza tão vasta e com uma responsabilidade tão grande, é fundamental alinhar as suas motivações pessoais ao âmbito acadêmico.

Então, é importante contextualizar cenários e analisar a sua narrativa pessoal. Muitos dos gestores ambientais se frustram ao prestar serviço, por exemplo, a empresas que ao invés de gerar melhorias, degradam o meio ambiente. Mas, por necessidade financeira, os profissionais acabam cedendo.

De qualquer forma, desde o início da graduação, até a obtenção do seu título, lembre-se sempre das razões de ter escolhido um curso tão importante para o coletivo.

Seja realista em relação aos estudos

Aqui na Voomp temos o hábito de contar aos nossos leitores quais são as disciplinas vistas em um curso bacharelado. Ainda, mencionamos em alguns dos nossos textos, o que são as tais “disciplinas base”.

As disciplinas base encontram-se em vários cursos do mesmo tipo de Ciência. Então, por exemplo, o curso de Ciências Biológicas tem várias disciplinas em comum com a Gestão Ambiental. Bem como o curso de Física e outras áreas das Ciências da Natureza.

Assim, é comum que alunos com inclinações às exatas fiquem frustrados com as aulas com um quê das Humanidades. E o inverso também é verdadeiro.

Por fim, a dica é: não desanime. As matérias específicas virão, basta vencer os desafios dos primeiros semestres.

Dicas para se dar bem como gestor ambiental

Agora, estamos em outro cenário. Você, querido leitor, enfrentou todos os desafios da graduação e hoje, tem seu título de gestor ambiental em mãos. Emocionante, não é mesmo?

Mas, o que fazer? Como se dar bem após formado? Confira as dicas abaixo.

Conhecimento nunca é demais

De antemão, afirmo que há razão dos clichês existirem. Estudar, além de dar poder ao sujeito, abre portas no âmbito profissional.

Neste contexto, realizar cursos, assistir palestras, fazer especializações sofisticam e edificam a carreira de um gestor. Considerando ainda que a Gestão Ambiental está inserida em um núcleo absolutamente tecnológico, pois, ao contrário do que muitos pensam, realizar o gerenciamento de recursos requer ferramentas tecnológicas. Então, o profissional andará de mãos dadas com engenheiros, por exemplo.

Por fim, em um contexto de processo seletivo, é muito mais interessante, contratar alguém que busca ampliar o seu repertório. Isso aponta interesse, proatividade e desejo de crescer, ou seja, tudo que uma empresa precisa. Então, não deixe de estudar.

Inclusive, o Ministério do Meio Ambiente costuma disponibilizar de cursos gratuitos e online aos profissionais da área ambiental. Confira os cursos com inscrição aberta clicando neste link.

Pense de forma coletiva e responsável

Para ser um bom gestor ambiental é fundamental ampliar os horizontes da mente, para compreender o que é necessário. Então, independente do local de atuação, os gestores têm a função de intermediar os desejos de ação da empresa com o que é possível, responsável, ético e moral no aspecto ambiental.

Ademais, este intermédio tem de respeitar normas do Código Florestal, do IBAMA e dos Direitos Humanos, considerando que a natureza é um bem público. Ainda, deve-se ter o acréscimo de muito embasamento científico para a realização de projetos e a tomada de decisões.

Por fim, encerramos a nossa matéria. Mas, caso queira continuar lendo artigos legais, indico este: qual o perfil do estudante de Gestão Ambiental?

Até a próxima, querido leitor!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.2 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.