InícioGraduaçãoGestão AmbientalComo empreender em Gestão Ambiental?

Como empreender em Gestão Ambiental?

De maneira geral, cada vez mais pessoas pensam em empreender em Gestão Ambiental. Isso ocorre porque as necessidades do nosso planeta estão cada vez mais conhecidas.

Dessa forma, o tema da sustentabilidade, antigamente muito usada como um simples discurso de marketing, pode ser o diferencial competitivo para que você consiga se destacar como uma empresa ao empreender em Gestão Ambiental.

Então, ter uma boa preocupação com o descarte responsável de resíduos, a busca por eficiência energética e o investimento em embalagens recicláveis ou reutilizáveis, pode acabar por representar uma redução de custos para a empresa de forma geral.

Nesse sentido, não se trata apenas de ter um selo de sustentabilidade, mas de ter a capacidade de usar os recursos de forma mais controlada. Melhor ainda se a companhia procura adotar esses processos desde seu início, de modo a focar em consumidores conscientes. Além disso, nesse segmento, os brasileiros se mostram bastante preocupados em como empreender em Gestão Ambiental.

Uma pesquisa da Unilever descobriu que 85% dos consumidores do país se sentem melhor quando são referências a marcas com impacto positivo no meio ambiente ou na sociedade.

Alta demanda

Como é possível notar, na atualidade existe uma grande demanda por negócios mais verdes e um mercado enorme para ser explorado. Por isso, separamos ideias de negócios com consciência ambiental, que provam ser possível investir em empresas lucrativas e que possam trazer benefícios para o planeta de forma efetiva.

Portanto, empreender em Gestão Ambiental compreende o uso dessa ferramenta do empreendedorismo com o foco na sustentabilidade ambiental. E pelo caráter cada vez mais restritivo das políticas ambientais, cada vez mais instituições começam a perceber a importância da sustentabilidade para a manutenção da imagem da marca no mercado.

Você pode empreender em Gestão Ambiental no ramo de energia solar

Antes de mais nada, investir em energia solar no Brasil ainda custa caro. No entanto, o investimento possui um retorno efetivo. Afinal, este é um mercado que se desenvolve a taxas de crescimento animadores em todo o planeta. Aliás, um estudo da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) previu um crescimento de 325% da capacidade instalada, somente em 2017.

Além do fato de ser lucrativo, empreender em Gestão Ambiental com energia solar contribui para a menor emissão de gases no efeito estufa e de destruição de matas. Isso, consequentemente, auxilia na redução do aquecimento global, por mais que tenha um alto investimento em seu início.

É possível começar devagar, com uma pequena empresa que ajude escritórios e residências a mudarem a forma com que consomem energia. Então, a venda e instalação de placas fotovoltaicas são bons exemplos de negócio que têm tudo para dar certo.

Também é importante ressaltar que a própria empresa que compra esse tipo de serviço está fazendo um ótimo negócio. Isso porque, a longo prazo, os custos com energia serão reduzidos drasticamente.

Empreender no setor de Pet Sustentável

Inicialmente, a quantidade de pets shop espalhados por todas as cidades brasileiras é grande. Esse fato prova que vender produtos e serviços para animais e seus donos é um ótimo nicho para ser explorado ao se empreender em Gestão Ambiental.

Afinal de contas, o Brasil tem a segunda maior população de gatos e cães do mundo. Isso de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de estimação (Abinpet). Por outro lado, como a quantidade é grande no setor, a concorrência não é coisa fácil. Porém, ela pode ser contornada com um diferencial de inovação, que tornará a empresa competitiva a ponto de se destacar do restante do mercado do segmento. E é nessa questão que se a sustentabilidade acaba se encaixando perfeitamente.

Dessa forma, se já existe um público com alto poder de compra, que já possui o hábito de buscar por alternativas que não machuquem o meio ambiente, certamente essa preferência se estenderá aos produtos destinados aos seus pets.

Assim, existe um mercado ainda com diversas oportunidades para serem exploradas. Algo que se encaixa como que a maioria dos empreendedores deseja para obter sucesso desde o início de sua empreitada profissional. Aliado a isso, há uma gestão ambiental responsável, com um plano de redução e descarte de resíduos, uso de energia renovável, reutilização de água e a própria oferta de produtos que pode ser direcionada para produtos sustentáveis.

Dentre essas alternativas, se pode oferecer comida natural, petiscos orgânicos, roupas, brinquedos e comedouros produzidos com materiais reciclados ou que tiveram o mínimo de impacto ambiental em sua produção.

É possível empreender em Gestão Ambiental com lavanderia ecológica

Normalmente, uma lavanderia comum demanda recursos em excesso como água e energia, que representam tudo o que vai contra a sustentabilidade e a gestão ambiental. Por esse motivo, o setor tem se transformado com a influência do consumidor.

Desse modo, a lavanderia tradicional se tornou ecológica aos poucos. Por ainda se tratar de uma novidade, as perspectivas são ótimas. De acordo com as projeções da Associação Nacional de Empresas de Lavanderias (Anel), o setor tem uma média de crescimento de 5% ao ano.

Por consequência, investir nesse setor agora vai facilitar bastante a vida do empreendedor. Isso ocorre, pois já existem máquinas muito mais eficientes em questão energética e cujo consumo de produtos químicos também é reduzido. Assim, esses equipamentos, em média, economizam aproximadamente 40% do consumo de água.

Logo, enquanto quem está atuando no mercado com o maquinário antigo e ineficiente deve arcar com a manutenção dos equipamentos, incluindo a compra de peças e mão de obra. Portanto, quem pretende empreender em Gestão Ambiental no setor já deve começar com essa opção.

Descarte correto

Além de ser preciso ter uma atenção especial com os equipamentos, uma boa lavanderia ecológica também deve estar preocupada com o descarte de detergentes e resíduos químicos em geral. Se estes resíduos não forem descartados de forma correta, podem acabar contaminando e poluindo os rios, além de contaminar o meio ambiente por vários anos.

Por fim, de maneira simples, para você ter sucesso ao empreender em Gestão Ambiental é necessário possuir uma atenção especial em práticas comuns, como o consumo de embalagens e sacolas, até mesmo a oferta de componentes auxiliares dos produtos que sejam recicláveis. Tudo com o intuito de reduzir o impacto ambiental. Se seu negócio seguir algumas dessas diretrizes no segmento, a fórmula do sucesso na área está garantida.

Se gostou desse assunto, clique aqui e veja também os princípios da Arquitetura Sustentável.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.