InícioDicasMercado de trabalhoComo empreender em Ciências Contábeis?

Como empreender em Ciências Contábeis?

Hoje em dia, empreender em Ciências Contábeis é realizar o sonho de ter o próprio negócio, algo muito comum para diversos contadores. Porém, o empreendedorismo em Ciências Contábeis não é para qualquer um.

Além do mais, ser dono do próprio negócio ou escritório demanda muito mais que apenas boa vontade e conhecimento técnico do curso de Ciências Contábeis. Para isso, é preciso ter competências e habilidades que vão muito além do campo contábil como um todo.

Por outro lado, empreender em Ciências Contábeis vem ganhando cada vez mais força. Porém, mesmo assim, começar do zero pode ser difícil, e você acaba se questionando quais deveriam ser os primeiros passos. Nesse caso, o momento pode ser de incertezas e inseguranças e, por isso é necessário ter muito estudo e calma.

De maneira geral, o mercado contábil no Brasil apresenta muitos atuantes ativos. Por essa razão, é extremamente importante apresentar atenção e planejamento para começar no ramo. Além disso, traçar boas estratégias é fundamental para se ter sucesso no seu novo empreendimento.

Nesse sentido, se você pensa em ter o seu próprio escritório contábil, deve se lembrar de ter em mente que estar bem informado sobre as tendências que regem o mercado é algo indispensável. Assim, compreendendo os pontos relevantes e atuais da área, será possível desenvolver estratégias eficazes, e alcançar resultados que sejam mais vantajosos para seu negócio.

Ao começar a projetar como será empreender em Ciências Contábeis, você deverá levar em conta que os seus clientes de hoje em dia estão bem mais exigentes, e procuram por serviços de contabilidade que sejam personalizados. Por essa razão, invista em encontrar diferenciais para a sua empresa contábil. Faça isso oferecendo serviços de assessoria, apresentando novas formas de organizar e entregar os arquivos, entre outros.

Como empreender em Ciências Contábeis?

De acordo com o Sebrae, um dos principais motivos para um empreendedor em Ciências Contábeis acabar falindo é a falta de planejamento prévio. Nesse sentido, assim como em qualquer outro ramo, empreender na área da contabilidade requer estudo de diversos segmentos, planejamento a criação de estratégias.

Desse modo, para começar na área, é essencial apresentar habilidades de gestão. Nessa hora, você não é apenas o contador, é preciso ser também um empreendedor. Assim, algumas competências devem ser trabalhadas e desenvolvidas, com o objetivo de que se tenha um papel de destaque.

Algumas das competências que você precisa ter para empreender com Ciências Contábeis com sucesso são:

  • Proatividade
  • Tomada de decisão
  • Visão estratégica
  • Comunicação efetiva
  • Pensamento analítico

Assim, com esse conjunto de habilidades, você será capaz de ser um bom líder e gestor, buscando sempre melhorar seu resultado e entregar aquilo que é exigido no mercado com extrema qualidade. Aliás, como o mercado está sempre em transformação, novas ferramentas aparecem, novos processos se inovam e as necessidades também mudam. Por isso, é essencial estar sempre atualizando as novidades e se adequando da melhor forma possível.

Portanto, procure cursos, livros e palestras de temas relacionados a empreender em Ciências Contábeis. Também procure entender as tendências da contabilidade, da gestão e as novas estratégias e planos do mercado atrelados aos clientes como um todo.

Por onde começar a empreender em Ciências Contábeis?

Antecipadamente, o mercado de trabalho mudou muito com a transformação digital. Na maioria das profissões, a tecnologia passou a assumir várias tarefas rotineiras, o que garante mais produtividade e agilidade aos profissionais. No entanto, a tecnologia também assume certas atividades que demandam conhecimento técnico específico, o que acaba por causar o temor em muitas pessoas formadas em Ciências Contábeis.

Consequentemente, isso é apenas um retrato de que é necessário entregar mais competência técnica no setor de Ciências Contábeis. Este, que também foi atingido por essa mudança, é essencial começar no empreendedorismo contábil com os conceitos das décadas passadas.

O conhecimento de contabilidade não é suficiente para garantir um negócio próspero de bons resultados. Lembre-se de que ele, sozinho, não adianta, e é necessário que esse conhecimento venha acompanhado de muitas competências.

Por outro ponto de vista, é importante também desenvolver competências gerenciais e comerciais. Principalmente no que tange à gestão pessoal e administrativa. Aqui, aproveite para aprimorar suas habilidades de negociação, pois você vai precisar delas para negociar com os seus fornecedores.

Um bom exemplo seria o caso de um escritório de contabilidade que possui um dono com perfil de liderança e que seja um bom gestor de pessoas. Então, se cerque de profissionais jovens com habilidades de comunicação e colaboração, que saibam usar bem a tecnologia integrada à gestão.

Em outras palavras, você precisa desenvolver suas competências e habilidade em todas as áreas de seu negócio. Você deve pensar também em como atuar com máxima eficiência junto ao seu time. Todas as áreas são fundamentais, desde a área de Marketing até o TI, são fundamentais.

Especialize-se em um nicho e crie bons relacionamentos

Em primeiro lugar, a segmentação é uma tendência que não para de crescer no mundo. Escolher um nicho específico para atuação permitirá que você seja visto como uma autoridade no assunto e consiga ganhar mais pelo serviço prestado.

Por esse motivo, mesmo que você esteja atuando hoje como generalista, considere buscar um nicho de atuação para o seu escritório de contabilidade. Para fazer isso adequadamente, separamos alguns assuntos para que você possa refletir:

  • Tenha conhecimento sobre determinado segmento
  • Possua interesses e paixão por um nicho específico
  • Tenha desejo de aprender sobre determinado assunto da sua área
  • Saiba quais são os problemas comuns dos clientes

Por fim, quando você se torna um especialista em determinado nicho, os clientes que buscam a contabilidade vão pensar duas vezes entre escolher quem oferece o menor preço ou que tem autoridade sobre o assunto.

Ao mesmo tempo que empreender em Ciências Contábeis precisa de conhecimentos técnicos e determinadas habilidades, um diferencial competitivo seria oferecer um atendimento mais humanizado. Por vezes, mostrar que você conhece sobre as necessidades do negócio do cliente e apresentar soluções para que ele possa superar os desafios do mercado pode ser encarado como uma maneira de personalização do serviço.

Então, se você gostou dessas dicas sobre como empreender em Ciências Contábeis, use nossas dicas e comece seu negócio agora mesmo. Tomar uma atitude empreendedora é o primeiro passo para começar a trajetória profissional de qualidade no segmento.

Para ter sucesso, lembre- se de que é fundamental possuir um bom planejamento estratégico que permita direcionar as suas ações. Veja também conosco em que áreas de Ciências Contábeis você pode atuar.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.