InícioGraduaçãoGestão AmbientalQual a grade curricular do curso de Gestão Ambiental?

Qual a grade curricular do curso de Gestão Ambiental?

Você já parou para pensar em como é a grade curricular do curso de Gestão Ambiental? Saiba que fazer isso pode te ajudar bastante, caso você ainda indeciso sobre qual carreira escolher, pois, te permitirá conferir se a área realmente combina com os seus pontos fortes.

Além disso, você já pode começar a procurar alguns conteúdos extras antes mesmo do início das aulas e identificar, previamente, qual é a área que você tem mais interesse de trabalhar no futuro.

E aí, quer aprender mais sobre isso? Então continue lendo, pois, nós explicamos para você quais são as disciplinas desse curso, como elas são divididas durante a graduação e ainda falamos um pouco sobre a profissão. Confira!

Como é a grade curricular do curso de Gestão Ambiental?

Quando você imagina como é a grade curricular do curso de Gestão Ambiental, o que vem primeiro à sua cabeça? Disciplinas relacionadas ao cuidado com o meio ambiente? Ou talvez da área de Direito? As duas estão corretas.

O que acontece é que essa é uma graduação multidisciplinar. Afinal, o ramo é bem amplo e com muitas possibilidades de atuação. Logo, o estudante precisa estar preparado para todos os desafios que enfrentará quando ingressar no mercado de trabalho.

Justamente por conta dessa característica, as faculdades costumam dividir as matérias desse curso em dois grupos: o básico e o profissionalizante. No primeiro, como o nome já indica, são vistas disciplinas que ofereceram conhecimento que servirão de base para compreender melhor o segundo grupo. Nesse, as aulas são voltadas para aspectos mais técnicos e práticos da profissão.

Quais são as disciplinas vistas nessa graduação?

A lista das disciplinas do curso de Gestão Ambiental é bem variada e completa. Assim, permite que o aluno aprenda todas as qualificações necessárias para criar uma carreira de sucesso no futuro. Separamos a seguir algumas delas para você, confira!

  • Ecologia e Biodiversidade
  • Gestão Ambiental
  • Gestão e Saneamento Ambiental
  • Ciências Ambientais
  • Estatísticas e Indicadores Ambientais
  • Gestão de Projetos
  • Planejamento de Áreas Urbanas e Rurais
  • Química Ambiental
  • Recursos Naturais e Fontes de Energia
  • Ordenamento Jurídico Ambiental no Brasil
  • Aplicações Práticas da Legislação Ambiental
  • Laudo e Parecer Ambiental
  • Políticas Ambientais Brasileiras
  • Gestão de Resíduos Sólidos
  • Educação Ambiental
  • Economia Ambiental
  • Tecnologias Aplicadas ao Meio Ambiente
  • Manejo de Unidades de Conservação
  • Sistemas de Gestão Ambiental e Auditoria Ambiental
  • Recuperação de Áreas Degradadas
  • Geomorfologia e Geologia
  • Avaliação do Impacto Ambiental e Licenciamento
  • Cartografia e Geoprocessamento Ambiental

Como é o curso de Gestão Ambiental?

A graduação em Gestão Ambiental é de nível tecnólogo. Ou seja, os formados nela conseguem um diploma de nível superior, por isso é necessário ter concluído o ensino médio e ser aprovado no vestibular ou em outros tipos de processos seletivos.

A duração desse curso, em algumas instituições, costuma ser variável, podendo ser de quatro, cinco ou seis semestres. Tudo depende da organização das disciplinas do mesmo e não, escolher a opção mais curta não traz prejuízo algum para a formação profissional.

No Brasil, ele pode ser feito nas modalidades presenciais, semipresencial ou 100% à distância. Na segunda, a carga horária é dividida em parte presencial e parte online, enquanto na última todo o conteúdo do curso é visto através de plataformas de aulas remotas. Normalmente é necessário ir até o polo da instituição apenas uma vez por semestre. Porém, isso pode variar conforme o plano pedagógico.

Algumas das melhores faculdades brasileiras que oferecem essa graduação nos modelos EAD, tanto presencial quanto semipresencial, são a Anhanguera, a Pitágoras e a Unopar. Sendo assim, as três contam com uma grade curricular completa, professores capacitados e mensalidades que cabem no bolso.

O que esse profissional faz?

Deu para perceber que a grade de disciplinas do curso de Gestão Ambiental cobre bastante coisa, não é? Isso é necessário porque o profissional dessa área precisa ser capacitado para fazer muitas coisas, tudo relacionado ao cuidado com o meio ambiente.

Entre as principais funções de um gestor ambiental estão: elaborar políticas públicas ambientais, assim como planejar e acompanhar a execução das atividades relacionadas a, por exemplo, a recuperação de áreas que foram danificadas.

Ele também pode ficar responsável por implantar e fiscalizar o uso correto de métodos de descarte e reciclagem de lixo, de modo que diminua o impacto disso na natureza. Entretanto, ainda na lista de atribuições de um gestor ambiental estão coisas como ações de conscientização, de redução de danos e ainda a participação em acordos que envolvam o cuidado com o meio ambiente.

Mas, não acaba aí. O profissional de Gestão Ambiental pode gerir as equipes necessárias para todas essas atividades listadas ou ainda prestar consultorias para empresas e órgãos públicos. Após formado, também é escolher atuar como pesquisador, criando  materiais que sejam amigáveis com a natureza ou até como professor.

Como é o mercado de trabalho e os salários para formados no curso de Gestão Ambiental?

Nos últimos anos, as pessoas começaram a criar uma maior consciência a respeito dos impactos ambientais das suas ações. Isso gerou um aumento das pesquisas na área e dos pedidos por políticas públicas que amenizem os efeitos negativos para a natureza.

Isso fez com que área da Gestão Ambiental esteja bastante em alta e necessite de mão de obra especializada. O número de contratações de profissionais desse ramo aumentou em mais de 50% no período de quase um ano. Isso apenas no Brasil.

No entanto, com um mercado de trabalho aquecido e várias áreas de atuação, como comentamos no tópico anterior, esse é um setor que oferece muitas possibilidades para crescer e se destacar nessa carreira. Inclusive empreendendo e trabalhando por conta própria.

Para completar, os salários também são bastante atrativos. Em média, um gestor ambiental costuma receber uma remuneração de R$3.423,87. Mas os ganhos mensais podem alcançar a faixa dos R$8.000,00. Tudo depende do segmento escolhido, região e até pelo tempo de atuação.

Ao descobrir como é a grade curricular do curso de Gestão Ambiental, você percebeu que essa é realmente a carreira dos seus sonhos? Então aproveita para conferir os outros conteúdos que a Voomp preparou e comece a sua jornada preparado.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.3 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.