InícioGraduaçãoFilosofiaO que faz um filósofo?

O que faz um filósofo?

O curso de Filosofia é visto por parte dos estudantes – sobretudo das áreas de exatas – como uma área ambígua, questionam até mesmo a presença da matéria na grade curriculares de graduações fora da área de humanas. Outros tão pouco sabem exatamente o que um filósofo faz, e se você chegou aqui para tirar essa dúvida, fique conosco até o final.

O que um filósofo faz?

Em síntese, o filósofo é a pessoa responsável por estudar a natureza de todas as coisas existentes e as relações que possam existir entre estas coisas.

Noções de valores, sentidos, fatos, além da conduta e destino do homem também são temas estudados por este profissional.

Ele é, a princípio, o profissional que tem como ocupação principal se dedicar aos estudos da Filosofia e considera a área um dos princípios do conhecimento, seja para o saber, seja para conduzir a vida.

O filósofo investiga os princípios, fundamentos, essências da realidade circundante seja em uma perspectiva inerente à natureza, seja por levantar causas e explicações transcendentes, transcendentais ou metafísicas.

O Termo

Refere à pessoa que, partindo deste conceito de conhecimento, opta por levar uma vida tranquila, regida sob considerando princípios obtidos do pensamento racional.

Neste sentido, o filósofo consegue ter um pensamento bastante racional sobretudo no que se refere à manutenção da tranquilidade e da sensatez para tomar decisões importantes.

O filósofo é movido pela consciência lúcida que a busca pelo conhecimento é uma característica da condição humana de adquirir sabedoria. Este princípio remonta ao que diz o filósofo grego Pitágoras, citado como o inventor do termo “filósofo”.

Desta forma, é comum que o filósofo tenha uma grande aptidão pela leitura, pesquisa e escrita, além de ter um raciocínio abstrato e um espírito investigativo e interpretativo.

Além disso, por ele ter esta característica de ser um estudioso, sua profissão está sempre relacionada com a área do ensino e da educação de maneira geral.

Para que serve a Filosofia?

Através de argumentos que utilizam a razão e a lógica, a filosofia compreende o pensamento humano e os conhecimentos desenvolvidos pelas sociedades. A filosofia foi essencial para o surgimento de uma atitude crítica sobre o mundo e os homens.

Ou seja, a atitude filosófica faz parte da vida de todos os seres humanos que questionam sobre sua existência e também sobre o mundo e o universo.

De tão importante, esse campo do conhecimento tornou-se uma disciplina obrigatória no currículo escolar, bem como foram criadas diversas faculdades de filosofia.

Áreas de atuação de um filósofo

Filosofia é a área do conhecimento focada em refletir sobre política, religião, ética e poder, entre tantas outras temáticas relacionadas à vida. Mas, você conhece quais são as áreas de atuação de alguém formado e especializado em Filosofia? Então, venha conhecer as possibilidades de carreira em Filosofia.
Portanto, a atuação em Filosofia está muito ligada à docência, seja no nível médio ou superior, e à pesquisa. As áreas cultural e social, todavia, também demandam a inclusão de filósofos.
Dessa forma, o profissional especializado em Filosofia estará habilitado para atuar nas áreas de ciências sociais, educação e comunicação.

1. Docência

Talvez a maior área de atuação seja o ensino de Filosofia, englobando as diversas possibilidades da educação de jovens e adultos, nas redes pública e privada. Para ser professor de Filosofia no ensino médio, é necessária a licenciatura na área.
Bem como para docência no ensino superior, é necessário ter graduação e pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado). Nesse quesito, é importante que os educadores e professores acompanhem as mudanças nos ambientes da educação e também, procurem especializações.
Além disso, graduados em Filosofia que desejam lecionar podem optar por otimizar seus conhecimentos no ensino investindo em cursos de pós na área da Educação, por exemplo, a  Pós EAD em Educação Cognitiva e Valores Éticos.

2. Pesquisa e carreira acadêmica

Direcionados a investigações, os pesquisadores acadêmicos na área de Filosofia desenvolvem pesquisas que ampliam os conhecimentos filosóficos e científicos. Muitas vezes, a carreira acadêmica está atrelada à docência no ensino superior.

3. Colunista e crítico em veículos de comunicação

Atrelada ao campo da comunicação, a atuação em veículos de mídia também é possível para o filósofo.
Outra possibilidade de atuação no campo da filosofia é o trabalho como colunista em veículos de comunicação, como jornais, revistas, rádio, TV e websites, explorando as mais diversas temáticas.
Já a crítica de arte, outra opção para a área de Filosofia, envolverá análise de obras artísticas e literárias, o que resultará na produção de um artigo crítico em veículos de comunicação, como jornais, revistas e websites.

4. Setor público e ONGs

Trabalhar no setor público, inclinado para as ciências sociais e políticas, e também com projetos sociais em ONGs, podendo ser uma opção para graduados e pós-graduados em Filosofia, com foco em mudar as realidades sociais.

5. Mercado editorial

No mercado editorial, os filósofos são contratados para trabalhar com redação, como escritores. Observamos haver vários profissionais em Filosofia que, a despeito de outras ocupações, publicam livros, resultados de suas pesquisas.
No entanto, além dessas cinco áreas, também pode atuar no segundo setor, o setor empresarial e corporativo, em consultorias e palestras aos funcionários, segmento com grande potencial.

O que faz e quais áreas estão sob suas responsabilidades?

O Filósofo é o profissional responsável por estudar a natureza de todas as coisas e suas relações entre si, os valores, o sentido, os fatos e princípios gerais da existência, bem como a conduta e destino do homem.

Um filósofo compreende a realidade do mundo natural e da condição humana, questionando valores, significados e projetos, sejam eles pessoais, sejam sociais.

Está sob as responsabilidades de um Filósofo dedicar-se a investigar e a questionar com profundidade e rigor metodológico a essência e a natureza do Universo, do homem e de fatos e conceitos como pensamento, consciência e razão. Além de estudar as grandes correntes do pensamento, a obra dos filósofos e desenvolver pesquisas, dar aulas e prestar consultoria em instituições científicas, artísticas e culturais, implantando projetos educacionais em escolas e empresas.

Para que o profissional tenha um bom desempenho como Filósofo além da graduação é preciso gostar de leitura, de pesquisa e de escrever, é fundamental também possuir raciocínio abstrato, espírito investigativo, capacidade de análise e interpretação.

Dê o próximo passo e conheça mais sobre a graduação.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.