A Mecatrônica surgiu da fusão entre quatro áreas correlatas, mas com características próprias: a Mecânica, a Eletroeletrônica, a Informática e a Automação Industrial. Sendo assim, a grade curricular de Mecatrônica Industrial abrange transversalmente esses quatro ramos para formar um profissional capaz de lidar tanto com o hardware quanto com o software.
A seguir, conheça os eixos norteadores da matriz curricular de Mecatrônica Industrial, bem como as principais disciplinas do curso.
O que você verá neste artigo:
Matriz curricular de Mecatrônica Industrial
A área está bastante ligada às Ciências Exatas. Portanto, ao longo do curso, a grade curricular de Mecatrônica Industrial vai trazer conceitos de Matemática e Física, principalmente. Entre os conteúdos que formam a base científica dessa graduação estão:
- Álgebra matricial e vetorial;
- Cálculo diferencial e integral;
- Calorimetria;
- Eletromagnetismo;
- Equações diferenciais;
- Geometria analítica;
- Leis de conservação dos sistemas mecânicos;
- Mecânica dos fluidos;
- Princípios físicos da dinâmica;
- Resistência dos materiais;
- Sistemas oscilatórios;
- Sistemas termodinâmicos e ondulatórios.
Os princípios de Mecânica e Manufatura são contemplados em matérias como Manufatura Auxiliada por Computador e Desenho Técnico.
Já o campo da Eletroeletrônica é explorado em disciplinas como Conversão Eletromagnética de Energia e Máquinas Elétricas.
A Automação, propriamente dita, é abordada em Robótica e Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos, por exemplo.
Por fim, outro ramo importante da profissão que integra a matriz curricular de Mecatrônica Industrial é a Informática.
Nesse sentido, a disciplina Algoritmos e Técnicas de Programação trata da linguagem de programação C. Por outro lado, o desenvolvimento de sistemas e a integração de subsistemas ficam a cargo da disciplina de Redes de Comunicação Industrial.
Matérias da grade curricular de Mecatrônica Industrial
Na matriz curricular de Mecatrônica Industrial o primeiro semestre geralmente é dedicado à formação básica do tecnólogo. As disciplinas desse período costumam incluir Cálculo, Eletrônica, Física e Geometria, por exemplo.
Nos semestres seguintes o foco é voltado para matérias profissionais específicas, como Microcontroladores, Sistemas Mecatrônicos, Hidráulica e Pneumática, Redes Industriais, Robótica Industrial etc.
Há também as disciplinas optativas, que variam entre as faculdades. Enquanto algumas oferecem empreendedorismo e LIBRAS, outras disponibilizam adicionalmente o ensino de comandos eletroeletrônicos e acionamento de máquinas.
Confira as principais matérias da grade curricular de Mecatrônica Industrial:
- Algoritmos e Técnicas de Programação
- Avaliação dos Sistemas Industriais
- Circuitos Elétricos
- Comando Numérico Computadorizado
- Controles Lógicos Programáveis
- Conversão Eletromagnética de Energia e Máquinas Elétricas
- Desenho Técnico Projetivo
- Eletrônica Analógica
- Eletrônica Digital
- Eletrônica e Circuitos de Potência
- Física Geral
- Fundamentos de Cálculo Aplicado
- Fundamentos de Elementos de Máquina
- Gestão de Projetos
- Instalações Elétricas
- Legislação, Segurança e Medicina do Trabalho
- Manufatura Auxiliada por Computador
- Metrologia e Medidas Elétricas
- Processos de Fabricação
- Redes de Comunicação Industrial
- Robótica
- Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos
- Sociedade Brasileira e Cidadania
Algoritmos e Técnicas de Programação
Nesta disciplina da matriz curricular de Mecatrônica Industrial o aluno desenvolverá noções básicas de algoritmo. Além disso, aprenderá a usar a linguagem de programação para implementar soluções que envolvam sistemas computadorizados.
Sendo assim, estudará metodologias de desenvolvimento de programas, representações gráfica e textual de algoritmos, bem como implementação de algoritmos por meio da linguagem de programação C.
Fundamentos de Cálculo Aplicado
A Matemática aparece na grade curricular de Mecatrônica Industrial por meio da disciplina de Cálculo. Afinal, o profissional da área precisa ter pensamento lógico e visão sistêmica, capacidades estimuladas pelo estudo de exatas.
Na programação de conteúdos está previsto o ensino de funções, trigonometria, derivadas, integrais, interpretação de gráficos, cálculo de áreas etc.
Eletrônica Analógica
O objetivo desse componente da matriz curricular de Mecatrônica Industrial é apresentar os principais dispositivos eletrônicos usados em circuitos lineares. Igualmente, serão abordados os principais circuitos de retificação, de regulação em tensão, com amplificadores operacionais etc.
Física: base da grade curricular de Mecatrônica Industrial
O estudo da Física é outro elemento básico da grade curricular de Mecatrônica Industrial. As faculdades costumam dar um panorama das principais teorias da Física geral e, a partir daí, traçar um paralelo com a área de Mecatrônica.
Assim, o estudante vai se debruçar, especialmente, sobre as Leis de Newton, estática e dinâmica da partícula e temperatura. Conservação da energia, trabalho e energia, calorimetria, termodinâmica e condução de calor também compõem o programa da disciplina.
Desenho Técnico Projetivo
A matéria desenvolverá as habilidades psicomotoras do aluno. Ou seja, o futuro profissional de Mecatrônica Industrial aprenderá a identificar e aplicar as normas para o desenho mecânico.
Isso inclui executar esboços e croquis a partir de técnicas como perspectiva (cavaleira, isométrica e com elementos), projeções ortogonais e planos de projeção. Além disso, o estudante terá contato com sistema de dimensionamento, cortes e secções, conceitos gerais de metrologia e instrumentos de medição com foco na confecção de desenhos.
Robótica: queridinho da matriz curricular de Mecatrônica Industrial
Para capacitar o aluno a utilizar sistemas robotizados, assim como programar e operar equipamentos mecatrônicos, a matriz curricular de Mecatrônica Industrial conta com a disciplina de Robótica.
Logo, o programa didático aborda fundamentos da Robótica, álgebra linear, linguagens e programação de robôs e manutenção e conservação mecânica. Adicionalmente, o futuro profissional aprende a usar softwares de simulação e programar robôs industriais on-line e off-line.
Redes de Comunicação Industrial
O objetivo deste componente curricular é que o estudante domine a utilização das redes industriais na automação e na comunicação de dados. Igualmente, ele deve ser preparado para programar e operar equipamentos mecatrônicos.
Dentre os conhecimentos apresentados estão manipulação de arquivos de dados e transmissão digital de dados para aplicações em projetos mecatrônicos. Além disso, o aluno vai aprender sobre arquitetura de redes, redes Ethernet comerciais e industriais, bem como redes Industriais nos níveis Sensorbus, Devicebus e Fieldbus.
Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos
Esta matéria da grade curricular de Mecatrônica Industrial se dedica a capacitar o estudante a projetar, montar, instalar e realizar a manutenção de circuitos hidráulicos e pneumáticos.
Desse modo, são abordadas características dos sistemas hidráulicos e pneumáticos, como válvulas, circuitos, compressores, bombas e atuadores, por exemplo. O componente curricular também contempla eletrohidráulica, eletropneumática, acionamentos através de CLP e comandos sequenciais.
Curtiu as matérias e acha que essa carreira é para você? Então, conheça mais sobre o curso tecnólogo em Mecatrônica Industrial! Aproveite e saiba quanto custa a mensalidade dessa graduação.