InícioDicasEstágioComo conseguir estágio em Mecatrônica Industrial?

Como conseguir estágio em Mecatrônica Industrial?

Estágio é o primeiro e mais importante contato do estudante com a área escolhida. Praticar aquilo que foi visto durante antes é engrandecedor para o amadurecimento pessoal e profissional. Mas, como conseguir estágio em Mecatrônica Industrial?

A partir de agora, conheceremos um pouco mais sobre estágio remunerado e obrigatório, entender as características e diferenças para área de mecatrônica.

Estágio obrigatório

O estágio obrigatório é parte da grade curricular do curso.

Esse tipo de estágio funciona como uma disciplina prática. Cada estudante deve procurar uma entidade vinculada com a faculdade, e ser supervisionado por um professor.

Deve contar registro de todas as atividade e, ao final do estágio, entregar um relatório para aprovação.

Estágio remunerado

Para ser considerado estágio, é obrigatório estar devidamente matriculado em um curso superior, médio, educação especial, profissional ou nos últimos anos do ensino fundamental.

A Lei, a N°11.788, que determina que o estagiário não tem vinculo empregatício com a empresa, portanto não devem ser feito descontos trabalhistas, previdenciário ou social.

A seguir algumas regras sobre estágio remunerado:

Jornada de Trabalho

Por lei, o estágio do nível fundamental e educação especial deve ter o limite de trabalho de 4 horas diárias (20 horas semanais), o superior, educação profissional e médio têm limite de 6 horas diárias (30 horas semanais).

Lembrando que o que a lei estipula é o máximo, fica por conta da empresa a carga horaria.

Beneficio do estagiário

A empresa tem por obrigação oferecer bolsa de estágio, assim como vale-transporte.

Segundo o site vagas, o valor da bolsa de estágio em Mecatrônica Industrial gira em torno de R$ 956,00, podendo a empresa oferecer ou não vale-alimentação e/ou plano de saúde.

Tenho direito a férias?

Mesmo não havendo vinculo empregatício, o estagiário tem direito a 30 dias de férias a cada 12 meses.

Por quanto tempo poderei estagiar?

O estágio tem duração de 400h e normalmente, a empresa faz contrato de um ano, podendo ser prorrogado para mais um até completar a carga horária obrigatória.

Caso o empregador queira continuar com o estagiário, será necessário efetiva-lo.

E o estágio obrigatório?

O estágio obrigatório é parte da grade curricular do curso.

Esse tipo de estágio funciona como uma disciplina prática. Cada estudante deve procurar uma entidade vinculada com a faculdade, e ser supervisionado por um professor.

Deve contar registro de todas as atividade e, ao final do estágio, entregar um relatório para aprovação.

Quais as vantagens do estágio remunerado?

Experiência no Mercado

Em qualquer área que atue, sempre terá concorrência. Na maioria das vezes, pessoas com um elevado grau de experiência.

Conseguir estágio em mecatrônica industrial, além de ser obrigatório para experiência no currículo, também faz com que você tenha um passo à frente, pois, mesmo recém-formado, você já terá experiência profissional.

Isso pode fazer você ter indicações para possíveis oportunidades de emprego.

Praticar o que aprendeu

Na teoria, tudo ocorre como uma hipótese na maioria das matérias, e ter um estágio remunerado fará com que o aluno aprenda a realidade dos fatos e vivencie o mundo profissional.

Networking é importante?

A resposta mais simples para essa pergunta é: sim!

Para melhorar a sua posição no mercado de trabalho é essencial que você tenha um networking desde o inicio da carreira. Desta forma, a probabilidade de receber indicações para trabalhos é maior.

A melhor forma de ter um networking é justamente o estágio. “Mas, e para arrumar o estágio: como faço um networking?”

A sua própria faculdade é uma fonte muito importante para a geração de networkings se você começar desde o primeiro semestre a trabalhar sua rede de contatos. Para isso, siga algumas dicas:

  • Comece pelos professores, pois eles certamente possuem mais experiência e sabem o caminho das pedras;
  • Faça um LinkedIn e entre em grupos de mecatrônica, industrias, automação, engenharia, etc. Assim, abrindo contato com outros profissionais da área;
  • Procure contatos de pessoas que trabalhem em instituições e empresas relevantes;
  • Publique capacitações profissionais que sejam semelhantes à sua formação;
  • Faça amigos! Eles são muito úteis, pois conhecem outras pessoas que podem ser importantes para sua rede.

E a última dica desse tópico é: deixe claro que terá um estágio. Isso será de grande valia, pois quanto mais pessoas souberem das suas intenções, maiores serão suas oportunidades.

Mercado de Trabalho

Como já vimos neste artigo, o salário varia  conforme o mercado, cada um com suas particularidades, desenvolvendo habilidades que não existem na grade curricular.

No estágio também será possível você ter mais visibilidade sobre as áreas de atuação, quais suas demandas e salários, aprendendo também a se desenvolver e a se destacar na corrida pelas vagas.

Fique atento às novidades na sua região, ou seja, entenda quais são as demandas das especificações do profissional de radiologia para as localidades próximas de você.

O mercado de trabalho está em constante evolução, e é muito importante que você acompanhe essas mudanças.

Como conseguir um estágio?

Agora que já explicamos os motivos pelos quais é importante estagiar, vamos te dar algumas dicas de como conseguir um estágio em mecatrônica industrial.

Primeiramente, esteja atento para todas as oportunidades, sejam elas remuneradas ou não.

Isso é importante, já que, geralmente, um recém-formado ou um formando na área ainda não possui experiência adequada para assumir um posto relevante.

Mesmo que seja um estágio não-remunerado, ele fará total diferença lá na frente. Por isso, esteja sempre atualizando às oportunidades de vagas próximas de você.

Para começar, apresentaremos algumas dicas abaixo:

  • Currículo;
  • Vagas online;
  • Contatos;
  • Formação Profissional.

Currículo para estágio

A primeira pessoa que você precisa convencer que a vaga tem que ser sua é o recrutador!

Então faça seu currículo para justamente não tomar muito tempo deste profissional, e também para convencê-lo de suas competências.

Seguem algumas dicas para a montagem do seu currículo:

  • Tenha um currículo diferenciado –  Coloque somente informações relevantes e organizadamente;
  • Layout simples – às vezes, o simples é muito melhor que algo muito mais sofisticado;
  • Informações pessoais  – coloque informações pessoais que sejam importantes para vaga;
  • Experiências profissionais – coloque somente as experiências relevantes para a vaga, principalmente projetos voluntários de mecatrônica que por ventura tenha participado.

Mesmo que não haja experiência, acrescente cursos, habilidades e/ou características pessoais.

É muito importante lembrar de NÃO MENTIR! Nunca diga algo que você não saiba fazer, pois, provavelmente será testado sobre essas informações.

Vagas online

Existem faculdades com acesso exclusivo a canais de vagas, assim como Anhanguera, Unopar e Pitágoras, que possui o canal Conecta, por meio do qual empresas e estudantes se conectam para uma oportunidade de estágio.

Tenha contatos

Na própria faculdade você já consegue trabalhar sua rede de contatos, deixando claro para colegas e professores seu desejo de estagiar.

Hoje em dia já há também aplicativos e sites para conexões profissionais, por meio dos quais você especifica o que procura, e acha contatos conforme a área desejada.

Formação Profissional

Uma boa formação te ajudará no aprendizado e nas relações mediante ao mercado de trabalho. Por isso para ter um bom desempenho perante aos desafios, estudar em uma boa faculdade é primordial.

O estágio remunerado te ajudará na formação do currículo e a desenvolver vários tipos de habilidades, sem contar que você colocará em prática tudo que aprende na faculdade.

É importante ter um equilíbrio entre estudo, trabalho e vida social, para conseguir aproveitar a oportunidade e manter uma rotina saudável.

Gostou de saber como conseguir um estágio em mecatrônica industrial? Então, boa sorte nos seus estudos e na sua busca por oportunidades no mercado de trabalho.

Aproveite e confira também nosso artigo explicando sobre como funciona estágios em geografia.

Boa sorte!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 2.5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.