Você está pensando em seguir carreira ligada com computação? E também que saber como empreender em Ciência da Computação?
Conforme as tendências do mercado, pode-se dizer que a computação e o ramo digital estão em crescimento exponencial.
Somente em 2021 segundo a revista Forbes somente o Brasil terá mais de 200 milhões de computadores, isso significa que a Tecnologia da Informação e as áreas associadas estarão absorvendo cada vez mais profissionais.
Certamente esses profissionais serão cada vez mais importantes e atuantes no mercado de trabalho. Dessa forma você precisa começar a se preparar desde já, e empreender é uma ótima maneira.
Neste artigo você encontrará a informação que precisa saber sobre estas ciências e também o porquê é uma boa opção a seguir.
O que você verá neste artigo:
O que são as ciências da computação?
Antes de tudo, definiremos o que são as ciências da computação. Depois vamos definir como empreender em Ciências da computação.
O objetivo deste curso é desenvolver, analisar e solucionar questões tecnológicas de alta complexidade, utilizando métodos científicos e estudos profundos.
O cientista da computação tem característica analítica, criatividade e executiva. Isso porque consegue compreender problemas e soluciona-los de forma inteligente no tocante aos sistemas computacionais.
A atuação do profissional se dará nas seguintes vertentes como, por exemplo:
- Avaliação de ferramentas;
- Especificação de métodos;
- Desenvolvimento de ferramentas computacionais;
- Desenvolvimento de sistemas.
Atitudes recomendáveis do profissional e empreendedor
Agora, você saberá que atitudes são recomendáveis para empreender em Ciência da Computação.
Como em qualquer carreira, você precisa ter certas atitudes para poder ter um desempenho bom na profissão escolhida, então citaremos algumas das atitudes que você deve ter se você escolheu esta profissão.
Capacidade numérica
Embora esta possa ser reforçada com prática e paciência, o interessado deve ter habilidade numérica, ou seja, deve ter interesse em expandir suas habilidades de resolver problemas matemáticos.
Capacidade lógica
Além disso, o interessado deve ser uma pessoa com boa lógica, enfatizando na dedução e indução.
Facilidade para usar programas de informática e tecnológicos
Você precisa ter facilidade para usar softwares e hardwares, afinal todo seu trabalho se dará no ramo da informática, programação e desenvolvimento.
Análise da informação
Uma das grandes tarefas do profissional em ciências da computação é coletar, organizar e analisar dados (Big Data) e informações quantitativas.
Comunicação verbal
É preciso que a pessoa tenha capacidade de transmitir as informações. A compreensão e a capacidade de se comunicar adequadamente são fundamentais.
Capacidade de liderança
Uma característica perfeita para esta carreira é a liderança. A obtenção e salvaguarda de informações deve ser um incentivo para liderar equipes, estratégias e mudanças.
Sobre o curso de ciências econômicas
Primeiramente, o curso de Ciências da Computação é um bacharelado!
A duração média do curso é em torno de 8 semestre, ou seja, 4 anos. Os objetivos do curso são analisar e resolver problemas de computação de alta complexidade.
São papéis do cientista da computação desenvolver softwares e automatizar os processos de sistemas web, sites, aplicativos e entre outros.
Tendo em vista o curso de ciências da computação, apresentamos, por exemplo, a grade curricular da Anhanguera para este curso:
- Algoritmos E Estrutura De Dados
- Algoritmos E Estrutura De Dados Avançado
- Algoritmos E Técnicas De Programação
- Análise De Computabilidade E Complexidade De Algoritmos
- Arquitetura E Organização De Computadores
- Arquiteturas Paralelas E Distribuídas
- Atividades Complementares
- Compiladores
- Computação Em Nuvem
- Computação Gráfica E Processamento De Imagens
- Engenharia De Software
- Física Geral
- Fundamentos Da Inteligência Artificial
- Internet Das Coisas
- Linguagens Formais E Autômatos
- Lógica E Matemática Computacional
- Matemática Discreta
- Métodos Matemáticos
- Métodos Numéricos Aplicados
- Modelagem De Dados
- Programação Em Banco De Dados
- Programação Orientada A Objetos
- Programação Orientada A Objetos Ii
- Projeto De Software
- Redes De Computadores
- Segurança Da Informação E De Redes
- Sistemas De Computação E De Informação
- Sistemas De Telecomunicações
- Sistemas Digitais E Microprocessadores
- Sistemas Distribuídos
- Sistemas Embarcados
- Sistemas Operacionais
Então, após finalizar o curso, o aluno precisa de estágio do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) para se conseguir formar.
Em que áreas posso empreender ou trabalhar?
Agora que a gente sabe os assuntos relevantes sobre carreira de Ciências da computação, com certeza você se perguntará: em que áreas posso trabalhar ou empreender em ciências da computação? Algumas sugestões são, por exemplo:
Analista de sistemas
Análise de sistemas é a atividade que tem como finalidade a realização de estudos de processos de modo a encontrar o melhor caminho racional para que a informação possa ser processada.
Gerente de Redes
Atua com liderança e coordenação de projetos de ampliação de redes, controle de projetos. Cria regras e políticas que evitem o comprometimento dos dados e a integridade da rede.
Desenvolvedor de aplicações
Um desenvolvedor de aplicações opera nos seguintes aspectos, por exemplo:
- Concepção;
- Planejamento;
- Desenvolvimento;
- Implementação;
- Divulgação.
Tudo isso voltado a soluções focadas para dispositivos mobile. Para isso, ele trabalha com conceitos-chave da área de Tecnologia da Informação.
Desenvolver Softwares
Desenvolvedor de software é o profissional responsável por planejar, escrever, desenvolver e testar uma aplicação web, seja ela um software, um aplicativo, um website ou um sistema operacional, entre outras opções.
Ser professor de tecnologia
Ministra e prepara o material didático das aulas de Tecnologia da Informação conforme orientação e conteúdo previamente distribuído, aplica provas, desenvolve trabalhos em aula e esclarece dúvidas.
Quanto é a remuneração de um profissional em ciências de computação?
Como dito anteriormente o profissional de tecnologia, seja ele qual for, tem boa receptividade do mercado de trabalho, em outras palavras, tem mais empregabilidade.
Com os cientistas da computação não difere, a aceitação desses profissionais, mesmo que sejam estagiários, traines recém-formados é excelente.
Segundo o site salário, um cientista de informação ou cientista de dados (subáreas da ciência da computação) ganham em média entre R$4.064,35 e R$6.816,75 respectivamente.
Existem outras ocupações do cientista da computação que pagam salários ainda maiores, certamente dependendo do nível de qualificação profissional tecnológica que você possuir.
Gostou de saber como empreender em Ciência da Computação? Então, aproveite e veja aqui o que faz o profissional de Ciências Econômicas.
Boa sorte na sua carreira!