InícioPós-graduaçãoProgramação3 formas para programar do zero ainda em 2021

3 formas para programar do zero ainda em 2021

Definitivamente, o mundo da programação é inovador e desafiador ao mesmo tempo. 

Portanto, se você está pensando em ingressar em um curso da área de tecnologia, saiba que sempre estão sendo abertas milhares de vagas de emprego e oportunidades no setor.

Primeiramente, a Voomp quer dizer para você que o ano de 2021 já está na metade. Em função disso, sugerimos que aproveite o seu tempo para começar a aprender algum tipo de linguagem de programação ou outro tipo de conhecimento técnico relacionado ao mundo da tecnologia da informação.

Contudo, mesmo se você ler este artigo em 2022, 2030, ou em outros anos, saiba que o  mesmo continuará atualizado. Afinal, as 3 formas de programar do zero que vamos expor aqui poderão ser realizadas por qualquer estudante em qualquer período de tempo.

Em suma, a grande dúvida é quando você tomará a iniciativa e começará a mudar realmente a sua vida? Seja na parte acadêmica ou no setor profissional. Aprender a programar é uma atividade necessária nos dias atuais. Para não ficar para trás, cogite seriamente aprender programação. Ainda dá tempo de fazer isso em 2021!

O que é programação?

A programação é um processo de aplicação de códigos em uma determinada plataforma ou local. Seu objetivo é desenvolver, realizar manutenção e colocar em funcionamento diversos tipos de comandos, máquinas, softwares e aplicações de todos os tipos.

Além disso, a programação garante o bom funcionamento de tudo que está ligado à internet, incluindo os sistemas operacionais. Além da internet, tudo aquilo que está ligado aos processos da tecnologia da informação (TI) também são de responsabilidade da programação.

Todavia, a programação não faz somente isso. A mesma também está ligada aos efeitos visuais e à computação gráfica, ao machine learning e a muito mais que este post da Voomp conseguiria resumir.

Logo, a programação é realizada através de linguagens específicas. E, para aprender a programar, é preciso conhecer essas linguagens até dominá-las por completo e conseguir aplicá-las em seus objetivos. 

3 formas de programar do zero ainda em 2021

Definitivamente, as oportunidades para programação e para aprender a programar são muitas. Nesse ponto, existem dezenas de linguagens, algumas bastante específicas e focadas para Desenvolvimento Mobile,e outras disseminadas e tão amplas ao ponto de serem utilizadas para vários tipos de projetos e trabalhos. 

Por isso, a primeira dica deste post está ligada aos tipos de linguagens de programação. Se você quer começar a programar em 2021, comece escolhendo uma dessas linguagens.

1- Escolher uma linguagem de programação

Exatamente! Se você quer aprender a programar, recomendamos que inicie sua jornada escolhendo a linguagem de programação mais adequada a um estudante iniciante. 

Além disso, a melhor forma de aprender uma programação está ligada ao tipo de linguagem você quer utilizar para iniciar o seu caminho como dev (os desenvolvedores ou programadores, como são conhecidos).

Entre as linguagens de programação, podemos citar abaixo algumas das mais utilizadas:

  • Java
  • HTML
  • HTML 5
  • PHP
  • CSS. 
  • C. 
  • C++ 
  • C# 
  • JavaScript
  • Python.

Enfim, independentemente da linguagem que você escolher, sempre haverá as que são classificadas como mais simples e fáceis para quem está começando a programar. Logo, segundo profissionais e estudantes da área, as mais indicadas aos iniciantes, lembradas pela sua facilidade, são: HTML e CSS. Começar por essas duas linguagens pode ser uma boa opção!

2 – A lei sagrada do desenvolvedor: foco no inglês

Nada mais certo para aprender programação e suas linguagens que obter bons conhecimentos em inglês. 

Como sempre dizemos, em todos os artigos aqui da Voomp ligados ao aprendizado de programação, o inglês nessa área é fundamental. Chamamos atenção para a necessidade do estudante estar afinado no inglês, estudando o idioma desde o início ou se aperfeiçoando nos conhecimentos da língua.

Portanto, você precisa estar familiarizado ou compreender a língua, o vocabulário, os verbos e etc. Se você ainda não sabe inglês, procure aprender esse idioma simultaneamente ao aprendizado de programação. Você perceberá, ao longo do seu caminho na programação, que o domínio do idioma será tão necessário quanto o conhecimento das linguagens da área.

Vale para 2021, vale para o futuro

Enfim, tudo isso é fundamental para um bom início de carreira em qualquer área da programação ou desenvolvimento. Em 2021 ou 2030, essa lei sagrada ainda vai estar valendo.

Todavia, a língua inglesa não é só importante para absorver os conhecimentos em programação, mas, para consultar fontes de estudo atuais também. Logo, fique atento à essa necessidade. Sem dúvida, seu conhecimento ajudará você no aprendizado de linguagens de programação. 

3 – Exercícios de lógica e persistência no aprendizado

Pratique, pratique e…repita o processo. A persistência em seu aprendizado e a prática de exercícios de lógica, algoritmos e outros conhecimentos base, integram a terceira dica para quem deseja programar ainda este ano.

Lembre-se: a vida de um programador, seja do mais iniciante ao mais hard entre os profissionais nível sênior, é focada em estudar constantemente. Por isso, repetimos incessantemente a você e aos demais estudantes: pratique, estude e se atualize constantemente. Desde o seu primeiro dia em um curso de tecnologia, essa deve ser a realidade do seu cotidiano. 

Logo, as 3 formas de programar do zero ainda em 2021 não envolvem dicas fáceis. Portanto, são indicadas para quem realmente está com esse objetivo real em mente.

Afinal, quanto tempo leva para aprender programação?

Antes de mais nada, o objetivo deste post foca no seu aprendizado de programação do zero – ainda no ano de 2021. Portanto, o tempo dependerá de quanto você vai estar em equilíbrio com os seus objetivos como estudante e aspirante a dev.

Em suma, o tempo não é preciso, visto que a programação é prática, teoria e aprendizado constante. Mesmo um estudante ou um profissional sênior, com anos de experiência em back-end, por exemplo, precisa se atualizar.Por fim, foco e estudo constante permitirão que você aprenda a programar ainda em 2021.

Que tal começar agora mesmo a procurar um curso entre as dezenas que existem na Academia Tech?

Caso você ainda tenha dúvidas, acesse nossa página inicial ou faça uma busca em nosso site. Aqui no HF, você encontra todo o tipo de informações, dicas e notícias sobre o mundo das carreiras, profissões e cursos superiores.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.