Em todos os períodos e contextos históricos, a inovação se faz presente. Ela é parte de processos transitórios, evolutivos e adequadores. Ainda, envolve habilidades e competências não só criativas, mas de análise de demandas. Assim, fez-se necessário criar um curso que profissionalize quem inova. Então, você sabe qual o perfil do estudante do curso de Gestão da Inovação?
Aqui, te contaremos não só sobre o perfil do estudante, como também alguns detalhes sobre o curso em questão. Vamos nessa?
O que você verá neste artigo:
O que é Gestão da Inovação?
A Gestão da Inovação, de certa forma, é autoexplicativa. Ela propõe o gerenciamento dos processos inovadores. Além disso, ela se faz presente em cada uma das etapas do processo de inovação.
No entanto, para que haja inovação, deve antes existir demanda. A demanda, por sua vez, pode ser econômica, social, sociocultural e até criativa, quando o sujeito é visionário. Assim, quando existe a necessidade de temperar algo que já existe, a inovação se faz presente.
Neste contexto, a inovação depende de algo que já existe e, é claro, de uma demanda. Assim, o gestor tem a responsabilidade de estruturar de forma sólida o processo de inovação, sendo responsável pelo começo (denominado “entrada”), meio (processamento) e fim (saídas e geração de resultados).
Desse modo, o profissional de Gestão de Inovação deve não só conhecer os meios para concretizar as ideias que irão agregar valor ao processo de inovação, mas, também, os recursos e métodos de aplicabilidade.
Por fim, inovar significa acrescentar novidade em coisas, ações e processos usuais ou rotineiros. É sair de um lugar e ocupar outro, transformar, refazer, reformular e acrescentar.
Como é o curso de Gestão da Inovação?
Antes de mais nada, faz-se necessário pontuar que o curso de Gestão da Inovação é um Curso Superior de Tecnologia (CST), ou seja, um tecnólogo.
Os tecnólogos são cursos que visam a preparação do estudante para o mercado de trabalho. Então, as disciplinas objetivas para a construção do conhecimento do futuro profissional fazem parte do cotidiano do indivíduo que ingressa em um CST.
Ademais, os tecnólogos são cursos relativamente curtos. Enquanto bacharéis e licenciaturas têm no mínimo quatro anos de duração, o tecnólogo tem uma média de dois a três anos para a formação.
Também é fundamental saber o que é inovação para, assim, compreender os objetivos e finalidades do curso. Dessa forma, a inovação só existe a partir de um produto ou serviço preexistente. Ou seja, analisando em uma perspectiva empresarial, a inovação vem de uma demanda para gerar melhorias e maximizar algo que já existe – ou seja, hiper necessária.
Dessa maneira, inovar é, para além de um processo que maximiza a potência de uma empresa, um processo criativo. Por isso, a pessoa responsável por aspectos que englobam a Gestão de Inovação deve ser visionária, corajosa e criativa, assim como possuir bagagem e técnicas de aplicabilidade no gerenciamento dos processos inovadores.
Qual objetivo do curso de Gestão da Inovação?
Assim, diante do exposto, a elaboração de um curso de tecnologia em uma instituição superior de ensino busca a construção de habilidades nos setores que envolvem Inovação.
Este desenvolvimento, no que lhe compete, envolve a capacidade do aluno para aplicar as tecnologias necessárias. E, além disso, perpassa temáticas envolvendo técnicas estratégicas de gestão, investigação do ambiente de inovação, planejamento e gerenciamento de recursos e processos. Ainda, são relevantes a tomada de decisão, responsabilidade socioambiental, questões éticas, contribuições à sociedade e muito mais.
Ou seja, o profissional em Gestão da Inovação vai muito além do inovar. Isso porque, ao criar algo, seja um produto ou serviço, que será disponibilizado a um determinado nicho, o profissional deve ter preocupações e considerações específicas.
Dessa forma, o objetivo do curso é trazer know how ao estudante para que não hajam problemas ao se deparar com imprevistos no planejamento e execução dos seus processos.
Quais disciplinas são estudadas no curso?
Este tópico, querido leitor, é super importante para entendermos o perfil do estudante de Gestão da Inovação. Conhecer de pertinho o que será estudado no curso é uma forma de associar as habilidades que você já possui com as que serão desenvolvidas.
Desse modo, confira a grade curricular presente na maior parte dos cursos superiores de tecnologia em Gestão da Inovação:
- Análise De Custos;
- Empreendedorismo e Inovação;
- Estratégia Empresarial e Negociação;
- Desing Thinking e Inovação dos Modelos de Negócios;
- Gestão de Indicadores;
- Legislação Empresarial Aplicada;
- Gestão Mercadológica na Era Digital;
- Modelos de Gestão;
- Pesquisa e Inteligência de Marketing;
- Processo da Criatividade.
Bastante objetivo, não é? Lembre-se: o tecnólogo tem essa função. Portanto, ao longo do curso, você verá a Gestão da Inovação sob uma ótica profissionalizante e prática, atendendo às demandas do mercado de trabalho.
Mas, afinal, qual o perfil do estudante de Gestão da Inovação?
Como já sabemos, para inovar é necessário reconhecer o que já existe para, por fim, detectar o interesse do consumidor.
Assim, o estudante e/ou profissional de Gestão de Inovação tem que ter interesse pelo comportamento, desejos e possibilidades do consumidor. E, ainda, buscar investigar boas técnicas de gerenciamento de produtos, de marketing e muito mais.
Dessa forma, confira a lista de algumas características de um bom profissional e/ou estudante de Gestão da Inovação:
- Ter curiosidade para conhecer a vida do nicho de consumidores;
- Possuir habilidade de negociação;
- Ser criativo;
- Estar atento as novidades em diferentes cantos do mundo;
- Ser um empreendedor nato;
- Confiar no seu potencial.
E, aí? Deu check em algumas destas características? Bem, se sua resposta for afirmativa, fico muito feliz. Mas, caso tenha sido negativa, fique sabendo que o fator primordial para se tornar um bom profissional é desejar. Se você quer aprender, se interessa e está aberto(a), encare o desafio!
Até logo, querido leitor!