InícioPós-graduaçãoAuditoria e Controladoria3 áreas para quem quer trabalhar com Gestão Financeira

3 áreas para quem quer trabalhar com Gestão Financeira

Desde já, o mercado de trabalho para quem deseja trabalhar com Gestão Financeira é bastante promissor. Assim, o Tecnólogo em Gestão Financeira é um tipo de formação profissional bastante valorizada no mercado de trabalho da atualidade.

Independentemente do ramo em que o indivíduo venha a atuar. Qualquer empresa que precise de uma gestão financeira eficiente de seus recursos e de um bom planejamento de custos busca um indivíduo com estes conhecimentos. Além disso, a pessoa ideal para trabalhar com Gestão Financeira também atua em várias outras áreas. Pois, o seu trabalho sem dúvidas é fundamental quando o assunto é o crescimento de alguma organização.

Em outros casos, a pessoa que trabalha com Gestão Financeira também cuida de questões relacionadas ao patrimônio. Por essa razão, certa parcela destes profissionais está bastante envolvida com o setor público. Ou então realizar trabalhos voluntários em organizações sem fins lucrativos. Isso ocorre porque, a tarefa da gestão de patrimônio é crucial para o funcionamento das estruturas sociais como um todo. No entanto, até mesmo nos momentos de crise, quando as finanças não estão indo bem, por exemplo, é quando o papel se quem estudou essa área se torna mais crucial. Quando um trabalho bem aplicado de Gestão Financeira consegue ser implementado, é realmente possível salvar uma empresa.

Tecnicamente falando, esse tipo de trabalhador é a pessoa responsável por trabalhar em cima do suporte ao seu departamento de finanças. Para tal, é exigido o curso de Gestão Financeira ao nível de tecnólogo. Hoje em dia existem formas de graduação mais práticas online e tecnológicas. Em sua maioria, possuem a duração de dois anos. Desta forma, assim que você pegar o diploma já poderá começar a buscar vagas na internet.

São muitos tipos de carreiras a serem escolhidas, veja algumas a seguir.

Gestão Financeira sendo um Analista de Controladoria

A profissão de Analista de Controladoria também pode ter o nome do cargo como Controller. Esta é uma área de atuação baseada em fornecer todo o apoio e suporte às decisões empresariais. Nesse sentido, quem pretende trabalhar com Gestão Financeira como um Analista de Controladoria deve ser especializado em estabelecer metas e objetivos. De maneira a, por exemplo, criar metas e projeções sobre o quanto a empresa vai faturar no próximo ano. Além da criação de relatórios sobre projeções de despesas operacionais. E, uma das tarefas mais substanciais é definir as projeções de metas e lucros, se baseando em investimentos de pessoas, maquinário, marketing e relacionados.

Em outras palavras, o controller (profissional de controladoria), também é muito usado como um pilar de apoio às decisões de empresas. Também conhecido como business controller, é um tipo de profissional que costuma lidar diretamente com o diretor financeiro de uma empresa. Mas, isso pode variar de empresa para empresa, conforme o porte da organização. Dentre as principais tarefas de quem quer trabalhar com Gestão Financeira e na Controladoria estão:

  • Extrair e consolidar informações relacionadas ao orçamento de todas as áreas da empresa
  • Gerar relatórios que auxiliem na tomada de decisões
  • Ter comunicação direta com os gestores da diretoria da organização
  • Realizar um Planejamento orçamentário ou Gestão Orçamentária
  • Garantir com que as normas e regulamentos sejam seguidos

Além disso, o controle também é o responsável por monitorar a condição financeira. Para essa tarefa, o controlador usa auditores externos, com a finalidade de garantir maior transparência. Tudo isso será descrito nos relatórios financeiros e contábeis, que serão a base para uma boa Governança Corporativa. No curso de tecnólogo em Gestão Financeira você saberá em qual especialização focar.

Auditor Financeiro

Felizmente, hoje em dia trabalhar com Gestão Financeira na profissão de Auditor Financeiro é uma escolha muito sábia. Justamente porque é um cargo que se encontra em alta demanda no mercado de trabalho. Em certas situações, os auditores financeiros são os responsáveis por analisar de forma mais detalhada os processos e atividades de uma empresa. Porém, o foco principal de sua atuação é o setor fiscal e contábil.

Devem ter muitas pessoas que acreditam que os auditores fiscais trabalham apenas para apontar falhas. Mas, a realidade dessa carreira não é nada disso. O Objetivo de sua função é garantir com que os processos estão sendo cumpridos de maneira correta. E isso é muito importante, porque irá garantir com que a empresa possa seguir o caminho da excelência, com os das normas estabelecidas. Atualmente existem dois tipos de auditores no mercado de trabalho, veja a seguir:

Auditor interno: é o profissional contratado pela própria empresa com o objetivo de garantir o cumprimento dos regulamentos internos. Eles devem identificar falhas ou então destacar quando algum procedimento interno não é seguido à risca.
Auditor externo: de maneira geral trabalha em algum escritório especializado, chamado para a tarefa de atestar os dados patrimoniais e financeiros de uma empresa contratante.

Além disso, é exigido por lei que algumas empresas de grande porte com faturamentos nas centenas de milhões tenham um procedimento anual de auditoria externa. Através de situações como esta, você pode imaginar que o salário dessa profissão é ótimo. No entanto, o nível de responsabilidade aumenta em simultâneo.

Gestão Financeira na carreira de Analista de Investimentos

De antemão, é importante saber que a profissão de Analista de Investimentos é o cargo responsável por fornecer bastante suporte ao investidor geralmente. Além disso, ele auxilia nas tomadas de decisão e orienta nas tomadas de decisões que devem ser seguidas, caso ache preciso. Ou seja, através de análises de condições econômicas e número divulgados em balanços, os analistas financeiros fazem projeções do preço-justo de um papel. Do mesmo modo Eles produzem recomendações de compra, venda ou manutenção de atividades financeiras.

Além de tudo isso, há duas formas de se trabalhar com Gestão Financeira no Papel de Analista de Investimentos. Escolhendo o caminho de uma análise mais técnica, ou então outra mais fundamentalista. Cada um se apoia em uma forma de conhecimento para fazer as suas análises.

Portanto. Estas são as principais áreas onde um aluno formado em Tecnólogo em Gestão Financeira pode atuar assim que sair da faculdade e conseguir adquirir o seu diploma de tecnólogo. Então, desejamos boa sorte na procura de vagas no segmento!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 17

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.