Quem tem interesse em estudar e trabalhar na área de Comunicação Social sempre se depara com a pergunta: qual a diferença entre jornalismo e publicidade? Ainda mais no contexto em que estamos hoje, em que essas duas profissões acabam trabalhando juntas na mesma equipe.
Mas, se elas estão em cursos separados é porque cada uma desempenha uma função importante. Mesmo assim, para as duas, o profissional precisa gostar de se comunicar, escrever, ler e observar as várias formas que existem de se expressar.
Ou seja, como o perfis desses profissionais são semelhantes, eles acabam fazendo parte da área de Comunicação Social. E sabemos que isso pode trazer muitas dúvidas sobre a diferença entre jornalismo e publicidade.
Por isso, preparamos este artigo explicando melhor o que cada profissão faz. Assim, você pode escolher a que tem mais a sua cara. Vamos lá!
O que você verá neste artigo:
Diferença entre Jornalismo e Publicidade
Os dois cursos fazem parte das Ciências Humanas e da área da Comunicação Social. Jornalismo ou publicidade são carreiras dinâmicas e que acompanham sempre as transformações tecnológicas, socioeconômicas e culturais.
No entanto, a concorrência nas duas áreas é grande e quem tem interesse em trabalhar alguma delas, precisa fazer um curso superior e claro, sempre estar atualizado e observando quais são as novas habilidades exigidas pelo mercado de trabalho.
Porque na rotina da Comunicação é necessário o trabalho tanto do jornalista quanto do publicitário. Por isso, em agências, redações e empresas muitas vezes vemos esses dois profissionais trabalhando juntos. Entretanto, cada um desempenhando o seu papel.
Portanto, sabendo da diferença entre jornalismo e publicidade, você pode focar no seu conhecimento e busca por uma universidade. Então, vamos te ajudar agora!
Jornalismo
A graduação de jornalismo tem duração de 4 anos (8 semestres) e quem tem interesse por este curso poderá atuar como repórter, assessor de imprensa, redator, produtor de conteúdo, entre outras funções.
E com o avanço das mídias sociais, esses profissionais além de trabalhar apresentando notícias ou programas em rádio, ou TV, também estão no YouTube, redes sociais e podcasts. E não podemos esquecer das redações de jornais e revistas, que atualmente estão todas vinculadas na internet.
Mais uma prova que área sempre acompanha as transformações e avanços tecnológicos. Então, sempre fique esperto.
O que faz um jornalista?
A diferença entre jornalismo e publicidade está na rotina desses profissionais. O jornalista atua com a coleta diária de investigação, pesquisa e análise de dados para a produção e divulgação de informações.
A produção desse conteúdo pode ser de vários gêneros como uma notícia, artigo, entrevista, crônica ou artigo opinativo. Além disso, o jornalista pode tratar de assuntos específicos como política, esportes, economia, cultura, gastronomia entre outros assuntos. Ou, até mesmo, trabalhar com hard news, notícias factuais e que estão em alta no momento.
Onde atua um jornalista?
O jornalista pode atuar em diferentes tipos de mídia e veículos de imprensa. Mesmo não sendo obrigatório ser formado em Jornalismo para pode trabalha na área, as empresas só contratam profissionais especializados.
Além de veículos tradicionais como revista, jornal e rádio, agora o jornalista atua em blogs e podcasts. Também em empresas com comunicação interna e corporativa e em assessoria de imprensa.
Outra oportunidade é área de Marketing, que vem buscando profissionais com formação em jornalismo para trabalhar com Marketing de conteúdo e Inbounding marketing. Pois, essas áreas precisam conquistar os consumidores através de um conteúdo às vezes informativo e explicativo que faz parte de uma estratégia de marketing digital.
Portanto, as habilidades jornalísticas ligadas a conteúdo como escrita fluida para capturar a atenção do leitor, são requisitas no marketing digital por a intenção ser gerar uma conexão com o consumidor.
Matérias de jornalismo
As matérias de jornalismo oferecem uma formação ampla para você atuar em todos os tipos de mídias. Além de uma formação ética e humanística, focada em aspectos culturais, sociais e legais da comunicação.
Então, veja a seguir como será sua jornada de estudos:
- Análise da Realidade Brasileira Contemporânea
- Análise do Discurso
- Assessoria de Imprensa
- Atividades Complementares
- Computação Gráfica
- Comunicação e Discurso
- Comunicação Integrada Organizacional
- Ed – Construindo uma Carreira de Sucesso
- Ed – Cultura Digital
- Ed – Desenvolvimento de Carreira
- Ed – Design Thinking
- Ed – Empregabilidade
- Ed – Marketing Digital
- Ed – Mindset Ágil
- Ed – Projeto de Vida
- Estágio Supervisionado – Jornalismo
- Estética e História Da Arte
- Fotografia Básica
- Fotojornalismo
- Gêneros Jornalísticos e Técnicas De Entrevista
- Gestão da Comunicação
- Gestão e Planejamento De Mídia
- Idiomas Instrumentais para Comunicação
- Jornalismo Especializado
- Jornalismo Impresso Aplicado
- Legislação e Ética na Comunicação
- Novas Tecnologias Aplicadas à Comunicação
- Optativa I
- Optativa II
- Optativa III
- Pensamento Científico
- Pesquisa em Comunicação e Comportamento do Consumidor
- Planejamento Gráfico
- Rádio e Jornalismo
- Redação Jornalística Geral
- Sistemas Brasileiros de Comunicação
- Sociedade Brasileira e Cidadania
- Telejornalismo
- Teoria Da Comunicação
- Teorias Avançadas Da Comunicação
- Teorias Do Jornalismo
- Trabalho De Conclusão De Curso I
- Trabalho De Conclusão De Curso II
- Webjornalismo
Publicidade
Quem pretende cursar Publicidade e Propaganda atuará com campanhas publicitárias comerciais ou digitais em vários formatos. O Facebook, Instagram e YouTube são as mídias que mais vinculam promoções e propagandas. Além, dos famosos rádio e TV.
Ainda, trabalha em busca de posicionar a marca no mercado, gerando valor e credibilidade, divulgando produtos e serviços. A diferença entre jornalismo e publicidade está no tratamento da informação.
Enquanto o jornalista informa os leitores ou ouvintes sobre acontecimentos e informações da sociedade, o publicitário trabalha promovendo uma empresa, produto ou serviço para os consumidores.
O que faz um publicitário?
Na rotina do publicitário a principal responsabilidade será usar seus conhecimentos em comunicação e marketing para gerenciar e criar estratégias de vendas, campanhas publicitárias, logotipo, embalagens de produtos, etc.
Portanto, seu objetivo é causar uma influência positiva da marca nos consumidores. Para conquistar isso tudo, ele precisa ser criativo e conhecer não só a marca para a qual trabalha, como o mercado no geral.
Por isso, é tão importante estar atualizado e ser organizado e ágil. A rotina do jornalismo ou publicidade é muito dinâmica e os profissionais têm um dia corrido. Por isso, a organização é importante.
Onde o publicitário atua?
A pessoa que fez publicidade e propaganda pode atuar em agências de publicidade, em empresas na área de Marketing e Comunicação ou Vendas. Portanto, também há oportunidade no setor público para criação de campanhas governamentais.
Na parte de vendas, atuará na estratégia de vendas de produtos, tanto no planejamento como no desenvolvimento. Portanto, ele pode criar conteúdo para rótulos, banner, outdoors e anúncios sempre utilizando técnicas de copywriting, escrita voltada para vender.
No entanto, também organiza eventos, feira e convenções de uma marca. E, ainda, atuar em campanhas eleitorais, gerenciando e definindo diretrizes para a equipe de comunicação.
Matérias de publicidade e propaganda
Sendo jornalismo ou publicidade você já percebeu que entender de marketing digital agora faz parte desses dois cursos. Por isso, a grade curricular da publicidade inclui matérias voltadas para essa área. O que só ajuda ainda mais na sua conquista de ter espaço no mercado de trabalho.
Então, confira as disciplinas que você irá cursar:
- Análise do Discurso
- Atividades Complementares
- Computação Gráfica
- Comunicação de Marketing em Meios Digitais
- Comunicação Integrada Organizacional
- Criação e Produção Publicitária Em Rádio
- Criação Publicitária
- Criação Publicitária Para Tv E Cinema
- Direção de Arte
- Ed – Construindo uma Carreira de Sucesso
- Ed – Cultura Digital
- Ed – Desenvolvimento de Carreira
- Ed – Design Thinking
- Ed – Empregabilidade
- Ed – Marketing Digital
- Ed – Mindset Ágil
- Ed – Projeto De Vida
- Estética e História da Arte
- Fotografia Aplicada à Publicidade e Propaganda
- Gerenciamento de Marcas
- Gestão e Planejamento de Mídia
- Gestão Mercadológica na Era Digital
- Legislação e Ética na Comunicação
- Marketing Digital
- Novas Tecnologias Aplicadas a Comunicação
- Optativa I
- Optativa II
- Optativa III
- Pensamento Científico
- Pesquisa em Comunicação e Comportamento do Consumidor
- Planejamento e Gestão Estratégica
- Produção Gráfica
- Produção Publicitária para TV e Cinema
- Propaganda Política
- Redação Publicitária Geral
- Sistemas Brasileiros de Comunicação
- Sociedade Brasileira e Cidadania
- Teoria da Comunicação
- Trabalho de Conclusão de Curso I
- Trabalho de Conclusão de Curso II
Onde estudar Jornalismo ou Publicidade?
Se você já se decidiu se estudará jornalismo ou publicidade, agora o próximo passo é escolher em qual universidade. É uma escolha importante já que você ficará 4 anos se especializando. Portanto, escolha uma faculdade cm preço acessível e que proporcione um ensino de qualidade e deixe você preparado para o mercado de trabalho.
Faculdades que te guiem a ter um desenvolvimento de carreira e tenham formatos de ensino presencial e à distância. Assim, você pode adaptar a sua rotina com os estudos, verificando qual o melhor formato para você.
Abaixo estão algumas faculdades que você estudar jornalismo ou publicidade:
Dica: você pode conhecer mais a fundo as áreas da Publicidade e da Propaganda. Também pesquisamos os maiores desafios de um jornalista, assim você já pode se preparar!