InícioGraduaçãoFaculdade de Publicidade e Propaganda: tudo sobre

Faculdade de Publicidade e Propaganda: tudo sobre

A Publicidade é uma das áreas mais valorizadas por organizações que desejam alcançar um bom posicionamento no mercado. Afinal, mais do que oferecer um bom produto ou serviço, saber vendê-lo e ofertá-lo ao público consumidor é uma tarefa chave.

Criatividade e autenticidade são alguns dos principais atributos desta área, que está sempre em constante renovação. Mais do que talento nato para criar uma boa publicidade, o mercado exige cada vez mais conhecimento e domínio sobre as novas ferramentas de marketing e o universo da indústria criativa

Acompanhe o post que preparamos para você e fique por dentro de tudo sobre a faculdade de Publicidade e Propaganda!

Como é o curso de Publicidade e Propaganda?

O curso de Publicidade e Propaganda é uma faculdade da área da Comunicação Social, realizada em nível de bacharelado. O principal objetivo da formação é capacitar profissionais para atuarem no mercado publicitário, com domínio amplo sobre as ferramentas de criação e as estratégias de publicidade.

Neste sentido, o curso habilita profissionais para que atuem nas diversas fases de uma peça publicitária. Desde a sua concepção até a fase de execução, o profissional leva em conta diversos aspectos, sejam eles artísticos, tecnológicos ou mercadológicos.  O curso também promove o olhar crítico sobre o mercado publicitário, proporcionando reflexões sobre teorias, tendências e práticas de propaganda. 

Entre as principais áreas de estudo, estão o marketing, o empreendedorismo e a indústria criativa. Desta forma, o curso é voltado para pessoas com perfis inquietos, que gostem de inovar, abusar da criatividade e trabalhar em equipe. Ter uma boa escrita e uma boa comunicação também são habilidades fundamentais nesta área. 

EAD: como funciona o curso de Publicidade e Propaganda nesta modalidade?

Estudar com ajuda da tecnologia, essa é a principal característica do curso de Publicidade e Propaganda EAD. A graduação ocorre de forma totalmente online, o que inclui o acesso às aulas, a realização das provas e a interação com professores e colegas. 

Utilizando dispositivos como computadores e smartphones, os alunos acessam a plataforma online disponibilizada pela instituição de ensino. Na plataforma, são oferecidos todos os conteúdos das matérias do curso de Publicidade e Propaganda. 

Com a tecnologia, os alunos encontram maior flexibilidade para estudar de onde quiser, sem precisar estar na instituição de ensino. Desta forma, o curso EAD tem se tornado uma ótima opção para quem possui uma rotina mais corrida e precisa conciliar graduação com outros compromissos. 

Confira os cursos de Publicidade e Propaganda presenciais e EaD disponíveis aqui na Voomp! 

O que se estuda na faculdade de Publicidade e Propaganda?

As matérias do curso de Publicidade e Propaganda costumam ser bem versáteis e englobam diversas áreas do conhecimento, proporcionando aos profissionais uma visão ampla sobre o trabalho publicitário. Entre as matérias que discutem aspectos teóricos da área, podemos destacar análise de discurso, teoria da comunicação e ética na comunicação.

De caráter mais prático, destacam-se as matérias de natureza criativa e mercadológica. Temas como gestão de mídia, marketing digital, gestão estratégica e gerenciamento de marcas fornecem aos alunos uma boa visão sobre as demandas do meio publicitário. Já matérias como produção gráfica, redação publicitária e comunicação abordam as diversas habilidades que compõem o repertório de um publicitário.

Ficou a fim de saber mais? Confira algumas das principais matérias da grade curricular do curso de Publicidade e Propaganda da faculdade Anhanguera!

  • Comunicação de Marketing em Meios Digitais
  • Comunicação Integrada Organizacional
  • Criação Publicitária Para TV e Cinema
  • Direção de Arte
  • Estética e História da Arte
  • Fotografia Aplicada à Publicidade e Propaganda
  • Gestão e Planejamento de Mídia
  • Gestão Mercadológica na Era Digital
  • Marketing Digital
  • Novas Tecnologias Aplicadas à Comunicação
  • Pesquisa em Comunicação e Comportamento do Consumidor
  • Produção Gráfica
  • Produção Publicitária para TV e Cinema

Quanto custa a faculdade de Publicidade e Propaganda?

O preço da faculdade de Publicidade e Propaganda pode variar de instituição para instituição. No entanto, é possível estipular uma média de acordo com as modalidades de ensino. Em cursos presenciais, em que o aluno utiliza a estrutura física da instituição, as mensalidades ficam em torno de R$ 750.

Já na modalidade EAD, o valor das mensalidades é um pouco mais acessível, uma vez que as aulas ocorrem de maneira online, sem a utilização da estrutura da instituição. Em cursos de Publicidade e Propaganda a distância, a média de preços das mensalidades fica em torno de R$ 200

Em algumas instituições, também é possível adquirir bolsas de estudo ou financiar suas mensalidades. Seja pelos programas federais como o PROUNI e o FIES, seja por negociação direta com a faculdade. 

Quanto tempo dura o curso de Publicidade e Propaganda?

O curso de bacharelado em Publicidade e Propaganda tem duração média de oito semestres. Ou seja, são necessários quatro anos para se formar. Durante esse tempo, os alunos devem cursar as matérias obrigatórias, além de participar de atividades complementares e realizar estágio supervisionado. Nos últimos semestres, deve ser produzido o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Vale destacar que este é um tempo médio em que as faculdades disponibilizam o curso. Caso você passe por imprevistos e não consiga concluir no tempo estimado, pode ficar tranquilo, pois nesta situação, o ideal é contatar a instituição e encontrar maneiras de concluir a integralização do curso. 

Como é o mercado de trabalho na área da Publicidade?

Hoje em dia, são raras as empresas que não investem na sua visibilidade e projeção. Seja no meio digital ou em plataformas mais tradicionais, são os publicitários que desempenham boa parte das demandas de criação de textos, de identidades visuais e da comunicação organizacional de forma geral. 

Além do mercado publicitário, a indústria cultural também absorve boa parte dos profissionais da área. Produtoras de vídeo, cinema e televisão são espaços muito frequentados por profissionais com expertise em criação de conteúdo.

De forma geral, o mercado da publicidade está bastante aquecido, o que é uma ótima notícia para quem deseja entrar nesta área. Frente a um mercado que demanda profissionais com domínio sobre os diferentes tipos de conteúdos e ferramentas tecnológicas de criação, investir em um bom curso de Publicidade e Propaganda pode abrir ótimas portas profissionais. 

Conte com a Voomp e comece a construir a sua carreira aqui mesmo. Estamos juntos na sua jornada em busca de resultados! Continue acompanhando o nosso blog e fique por dentro de tudo sobre cursos de graduação. Até a próxima!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.