InícioPós-graduaçãoCurso de Defesa Cibernética: como é a pós-graduação?

Curso de Defesa Cibernética: como é a pós-graduação?

Há um bom tempo, o desenvolvimento de soluções que promovam a segurança no ambiente virtual deixou de ser um bônus para se tornar uma exigência. Frente à larga produção de dados e informações nas redes, mantê-los em segurança e evitar roubos ou invasões pode evitar dores de cabeça gigantes, tanto para empresas como para indivíduos. 

Frente a este cenário, os profissionais capacitados para promover a defesa cibernética têm sido muito procurados no mercado. Por outro lado, muitas pessoas têm demonstrado interesse em aperfeiçoar os conhecimentos nesta área. 

Sendo assim, a Voomp preparou esse post para você ficar por dentro de como funciona o curso de Defesa Cibernética. Continue a leitura e saiba tudo sobre essa formação!

Defesa Cibernética: como é o curso nesta área?

O curso de Defesa Cibernética, situado na área de Segurança da Informação, pode ser realizado enquanto uma pós-graduação lato sensu. Ou seja, um curso de duração rápida e que tem por objetivo promover a especialização e a atualização dos profissionais da tecnologia sobre fundamentos de segurança.

Durante a especialização, os alunos desenvolvem competências como a promoção da defesa de dados e informações virtuais armazenados em diversos sistemas. Desta forma, o profissional se habilita para promover soluções que reduzam a vulnerabilidade de computadores, redes e softwares, evitando que sejam vítimas de ataques ou invasões. 

Sendo assim, o curso permite ao profissional que ele utilize as ferramentas de proteção cibernética de forma mais eficaz, além de poder desenvolver novas estratégias de segurança nas redes. 

Para se especializar nesta área, no entanto, é preciso ter concluído uma graduação de nível superior. Normalmente, o curso é realizado por profissionais que tenham na área da tecnologia da informação o seu campo de atuação.

Como funciona o curso de Defesa Cibernética EAD?

Atualmente, mais do que uma novidade, os cursos de pós-graduação EAD tornaram-se realidade. Com a possibilidade de estudar sem precisar frequentar presencialmente a instituição de ensino, diversos profissionais têm buscado se qualificar prezando por maior autonomia e flexibilidade para gerenciar os estudos. 

Desta forma, o curso de Defesa Cibernética a distância permite que os pós-graduandos enriqueçam o currículo sem precisar sair de casa, o que permite que o curso seja conciliado com compromissos pessoais e profissionais. Nesta modalidade, as aulas ocorrem através da internet, onde o aluno pode acessá-las pelo celular ou computador

Após assistir às aulas e realizar as atividades propostas no curso, o aluno recebe o seu certificado de conclusão. Embora muitas pessoas tenham dúvida sobre a validade do curso a distância, ele é tão valorizado no mercado quanto na formação presencial. 

E aí, achou interessante? Confira a pós-graduação em Defesa Cibernética EAD da Ampli, disponível aqui na plataforma Voomp!

Quais são as matérias estudadas no curso de Defesa Cibernética?

O curso de Defesa Cibernética oferece aos alunos uma série de conhecimentos sobre o funcionamento de hardwares, softwares e gestão da segurança da informação. Dentro desta área, são abordados temas como criptografia, políticas de segurança, algoritmos e programação.

Além das matérias de caráter generalista, o curso oferece conteúdos sobre a atuação no campo empresarial. Desta forma, o curso contempla o estudo de sistemas empresariais e proteção de comércio eletrônico.

Confira a seguir como é a grade curricular da especialização em Defesa Cibernética da Ampli!

  • Sistemas Computacionais e Elementos de Hardware 
  • Sistemas de Informação Gerencial
  • Algoritmos e Programação Estruturada 
  • Sistemas de Informação em Segurança
  • Segurança e Auditoria de Sistemas

Quanto custa uma especialização em Defesa Cibernética?

Muito mais do que um custo, a realização de uma pós-graduação significa um investimento, tanto na bagagem de conhecimentos como no currículo profissional. Afinal, em um mercado de trabalho que cada vez exige mais dos candidatos, uma especialização pode fazer toda a diferença. 

Caso você opte por fazer esse investimento, a média de preço das mensalidades do curso de Defesa Cibernética tem girado entre R$ 200 e R$ 300. O ponto positivo é que, como os cursos não costumam ser muito longos, isso implica em poucas mensalidades até a conclusão da especialização. 

Qual a duração do curso de Defesa Cibernética?

Uma das principais características dos cursos de pós-graduação lato sensu é o tempo de duração reduzido. Com a proposta de aperfeiçoar os conhecimentos e atualizar os profissionais sobre o que há de novo na área de atuação, a ideia é que isso possa ser feito de forma rápida, sem que pareça uma nova graduação. 

Desta forma, o curso de Defesa Cibernética pode ser realizado em até um semestre de duração. Na Ampli, o curso é ofertado com duração de cinco meses. Ou seja, um tempo interessante para que o profissional se capacite rapidamente. 

E você pode ficar numa boa. Apesar de o curso ser compacto, os principais temas da área de Defesa Cibernética são abordados no curso, garantindo o investimento na formação.

Defesa Cibernética: quais as possibilidades de atuação profissional?

Como mencionamos no inícios deste post, a promoção da defesa cibernética e o desenvolvimento de soluções que garantam a segurança de dados e informações têm sido muito valorizados. Um bom exemplo de como a pauta está em alta foi a promulgação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), que busca garantir segurança e privacidade para os usuários. 

Desta forma, o profissional especializado em Defesa Cibernética pode atuar em departamentos de TI em diversas empresas, independente da área de atuação ou do tamanho. Além de atuar em empresas, o profissional da área pode atuar com assistência técnica para usuários comuns, utilizando plataformas e softwares que contribuam com navegações seguras. 

O profissional também torna-se apto para desenvolver inovações na área de segurança cibernética, especialmente a partir do conhecimento em programação. Portanto, frente a um mercado em franco crescimento e valorização, investir nos conhecimentos de Defesa Cibernética parece ser uma ótima ideia. 

Conte com a gente para promover a transformação na sua carreira. Siga acompanhando nossos conteúdos e dê um Voomp na sua jornada. A gente fica por aqui, até a próxima!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.