InícioDicasOrientação vocacionalEscolha do curso: como gerir a expectativa dos familiares

Escolha do curso: como gerir a expectativa dos familiares

A escolha do curso da faculdade faz as pessoas tremerem só de pensar. Lidar com as expectativas dos pais pode ser difícil, mas não é impossível. Vamos te ajudar a superar essas barreiras. Acompanhe na sequência!

Nos filmes e novelas, um dos dilemas familiares mais comuns são os conflitos de interesse entre os pais e seus filhos. Mas, também não é à toa que essa fase de nossas vidas seja tão estigmatizada, já que o momento pré-vestibular exige amadurecimento e uma série de tomadas de decisão. Em meio à tantas pressões, lembre-se que o mais importante é manter o foco naquilo que é essencial: a sua estabilidade emocional.

Você já parou para pensar que desde a entrada na escola até o ensino médio, haviam pessoas te preparando para esse momento? Muitas vezes, os pais e professores dedicam anos de investimento na educação e disciplina dos estudantes, pois o foco deles é vê-los realizados profissionalmente.

Entenda que não tem nada de errado em querer ajudar. Mas é preciso ter cuidado! O excesso de projeção e aconselhamento pode ser prejudicial nesse contexto, complexo por si só. O tema do ‘vestibular’ às vezes é pesado porque remete a uma série de preceitos estereotipados, reforçados ao longo de nossas vidas, seja pela mídia ou por termos testemunhados experiências de pessoas próximas. Embora cada caso seja um caso, é normal se sentir ansioso com a situação.

Pensando nisso, preparamos uma lista com dicas para você saber dosar os limites da interferência familiar na hora da escolha do curso dos seus sonhos. Fique atento na sequência!

Ouça a voz da experiência!

Conforme mencionamos anteriormente, seus pais e professores querem o seu melhor. Desde os seus primeiros passos até aqui, eles acompanharam suas conquistas e suas angústias. Devido ao estresse e cansaço, eventualmente você pode duvidar do seu potencial. Nessa situação eles serão seu alicerce. Não hesite em ouvir o que eles tem a dizer sobre a escolha do seu curso. Esse é o tipo de ajuda que é muito bem-vinda, pois é uma forma não só de demonstrar respeito, como também de facilitar a comunicação entre vocês.

Portanto, use a conversa a seu favor. Exponha os pontos positivos do curso cogitado, tenha paciência para explicar o motivo de suas escolhas e, principalmente, mantenha-se aberto às possibilidades. Seus pais provavelmente ficarão satisfeitos em reconhecer  sinais de amadurecimento e responsabilidade. A confiança é trabalhada sempre em duas vias. Não é conveniente perder a paciência e não racionalizar suas decisões. Se você souber trabalhar bem seu relacionamento familiar, a tendência é que seus interesses sejam compreendidos como autênticos.

Mas, a questão do diálogo não é relevante somente para o esclarecimento de sua família. É mais que isso. Apostar em boas relações te dará segurança na hora de decidir qual curso fazer. Nada melhor do que estar com os assuntos familiares e a vida afetiva bem resolvidos, não é mesmo? Adicionar estresse nesse momento tão delicado é tudo que você NÃO precisa, definitivamente. Fuja dos conflitos emocionais que podem afetar sua capacidade de tomar decisões seguras.

Combinado não sai caro: planeje!

Já ouviu falar que o olho do dono engorda o gado? Esse ditado popular, por mais simples que seja, nos ensina uma lição: você precisa ter propósitos e compromissos. Muitos pais se sentem inseguros com a escolha dos filhos porque não enxergam consistência nos estudos. Mostre na prática aos seus responsáveis que você tem objetivos e é persistente neles. O diálogo é importante, mas as ações é que vão validar as suas palavras.

Um plano inicial pode parecer tímido e infrutífero, mas a persistência te deixará cada dia mais próximo da realização do seu sonho.  Nesse sentido, saber planejar é fundamental. Para fazer sua ideia funcionar, busque conhecer as universidades de seu interesse. Pesquise muito antes de escolher os cursos. Avalie se a opção que você quer está bem posicionada no ranking nacional de cursos de graduação. Saiba as vantagens de ingressar nessas instituições e conheça seus métodos de avaliação.

Atente-se ao fato de que amar aquilo que você quer fazer é muito importante, mas as suas escolhas de curso devem estar apoiadas em justificativas sólidas. Conhecer as opções e saber traçar um caminho para chegar até elas são uma excelente maneira de reafirmar para si e para os outros o quão apto você está para decidir sua vida autonomamente.

Para escolher o curso ideal, procure opinião profissional

Existe uma infinidade de opções de testes vocacionais que você pode fazer. Priorize aqueles aplicados por psicólogos e profissionais especializados no tema em questão. Esses serviços são úteis porque conseguem sinalizar, em acordo com as suas habilidades específicas, quais profissões e cursos são mais compatíveis. Além disso, você também terá mais facilidade para simular possibilidades.

É comum que muitos estudantes sintam insegurança na hora da escolha do curso que prestará vestibular, já que muitas vezes se tem preferência por mais de uma disciplina. Uma pessoa que gosta de matemática, por exemplo, pode se interessar tanto por engenharia civil quanto por Bacharelado em Matemática. O que será decisivo nessas situações é saber o que cada curso mobilizará em sua grade curricular.

Por isso, não deixe de procurar embasamentos científicos para comprovar suas aptidões profissionais. E quer saber mais? Não somente seus familiares, mas principalmente você se sentira mais seguro em receber essa orientação.  Não esqueça que apesar da expectativa de todos em sua volta, sua escolha profissional precisa fazer sentido para você.

Um curso de graduação tem a duração média de 4 a 5 anos. Após finalizá-lo, sua profissão terá relação com a sua área de formação. Portanto, visualize e pondere suas qualidades. Peça ajuda se preciso, mas o foco deve ser voltado para você nesse momento.

Trabalhe a inteligência emocional

Parece besteira, mas saber desenvolver a inteligência emocional fará a diferença durante a escolha do curso. A forma como as pessoas se comportam e controlam as emoções, impacta diretamente na realização dos seus objetivos profissionais. Pois, a fonte de todo sucesso advém do equilíbrio.

Sabendo disso,  recomendamos fortemente que você cuide de sua saúde mental. Pessoas emocionalmente estáveis conseguem tomar decisões mais seguras. Além disso, essa é uma excelente maneira de aprimorar sua capacidade de raciocinar. Certamente, o controle emocional fará as pessoas te enxergarem como alguém mais confiante.

Esperamos que esse guia tenha sido útil! Para obter informações sobre faculdade e cursos de graduação, acompanhe outras matérias no nosso blog. Isso te ajudará a escolher o curso!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.