InícioGraduaçãoGestão da ProduçãoGestão de Produção Industrial: qual o perfil do estudante?

Gestão de Produção Industrial: qual o perfil do estudante?

O momento de escolher uma graduação é sempre uma etapa importante para  os estudantes brasileiros. Dessa forma, os alunos precisam optar pelo curso que melhor se encaixa ao seu perfil e, para isso, existem muitas opções. Por isso, é essencial pesquisar todos os pontos importantes da futura profissão escolhida. Sendo assim, se você tem vontade de ingressar em uma graduação de Gestão de Produção Industrial, é importante entender sobre o perfil do estudante da área.  

A Voomp separou uma lista com todas as informações para você conhecer melhor a área de Gestão de Produção Industrial  e a atuação do profissional no mercado de trabalho. Por isso, separe o papel e a caneta para anotar todas as dicas sobre a atuação do setor de Gestão de Produção Industrial e o perfil do estudante do curso. 

Qual a atuação do profissional de Gestão de Produção Industrial?

O profissional de Gestão de Produção Industrial é preparado para lidar com geração, transmissão e distribuição de energia elétrica nas indústrias. Por isso, o profissional domina as técnicas de planejamento, gerenciamento e supervisão da manutenção de máquinas.  Além disso, o especialista na área é responsável por cuidar da parte dos dispositivos eletromecânicos das linhas de produção de fábricas.  

Ainda é responsabilidade do profissional de Gestão de Produção Industrial a modernização dos processos produtivos utilizados pela indústria. Dessa forma, o profissional também precisa garantir a segurança dos procedimentos implementados e desenvolvidos em cada empresa.

Além disso, o objetivo do profissional de Gestão de Produção Industrial é encontrar um gerenciamento adequado para todas as etapas de fabricação de um produto. Dessa forma, cabe ao profissional da área planejar desde a escolha da matéria-prima até a logística final da empresa. 

Portanto, o objetivo da categoria é encontrar métodos cada vez mais eficientes e competitividade nas indústrias. E assim, dessa forma, reduzir custos e aumentar os resultados financeiros.

Além disso, também é função do setor profissional do setor cuidar da gestão da produção industrial e coordenar o controle de qualidade e projetos de infraestrutura. Por isso, o profissional da área é essencial para reduzir despesas e sair na frente da concorrência.

Quais as atribuições do profissional de Gestão de Produção Industrial?

O profissional de Gestão de Produção Industrial é responsável pela coordenação e supervisão de toda a produção de uma empresa. Por isso, conta com diversas atribuições importantes para ter sucesso no setor.  Portanto, estão entre as obrigações do trabalhador do setor:

Determinar custos de produção; 

Controlar a qualidade nos processos industriais;

Controlar os serviços de manutenção;

Emitir laudos e pareceres relacionados aos processos de fabricação;

Especificar máquinas para cada etapa da cadeia produtiva;

Fiscalizar medidas de segurança; 

Supervisionar as etapas de produção;

Escolher as  matérias-primas;

Desenvolver medidas para melhoria nos processos de fabricação;

Fiscalizar  o descarte correto de resíduos; 

Supervisionar o setor de logística

Dessa forma, o principal setor de atuação do profissional é a área de indústria, como o próprio nome da graduação demonstra. Alguns exemplos são a área alimentícia, agrícola, automobilística, química, farmacêutica, metalúrgica, agrícola e petroquímica. Entretanto, o profissional de Gestão de Produção Industrial pode trabalhar também em outros segmentos como, por exemplo, os setores de varejo e serviços.

Por isso, vale ressaltar que os locais que mais contam com oportunidades para os profissionais da área são as cidades que concentram o maior número de  fábricas. Sendo assim, os estados com maior número de vagas são São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais.

Qual o perfil do estudante de Gestão de Produção Industrial?

Como em toda profissão, o estudante de Gestão de Produção Industrial têm características importantes para se destacar no setor. Dessa forma, listamos habilidades fundamentais para você encontrar sucesso no mercado de trabalho de Gestão de Produção Industrial. 

Gostar de exatas 

Como dito anteriormente, o profissional de Gestão de Produção Industrial precisa lidar com toda a coordenação do setor produtivo de uma indústria. Por isso, é essencial que o estudante de Gestão de Produção Industrial  tenha facilidade em lidar com números. 

Ser detalhista

Então, como você pode imaginar, o trabalho de um gestor de Produção Industrial envolve muitos detalhes. Dessa forma, é necessário prestar atenção em todos os setores da produção da empresa. Dessa forma, o estudante do setor precisa, ao longo da graduação, desenvolver a habilidade de prestar atenção aos detalhes Assim, podem lidar com todo o cuidado necessário com os setores da profissão. 

Trabalhar em equipe

Como todo profissional que trabalha com coordenação, é preciso trabalhar em equipe e saber conversar com todos os funcionários. Vale lembrar que ninguém consegue trabalhar sozinho. Por isso, é importante usar o período do curso em Gestão de Produção Industrial  para desenvolver essa habilidade. Dessa forma, é preciso aprender a colaborar com os colegas e a lidar com as diferenças entre as pessoas.

Ativar a curiosidade

Um profissional de Gestão de Produção Industrial  precisa, em sua essência, ser curioso, além de buscar soluções para problemas de produção no setor de indústria. Por isso, é importante sempre estar a procura de respostas para as perguntas do mundo e analisar constantemente o seu trabalho. Se você se interessar pela área da Gestão de Produção Industrial, também pode aproveitar para apurar seu lado curioso ao longo do período da graduação

Conclusão

Agora você já conhece melhor o mercado de trabalho da Gestão de Produção Industrial. Conhece, também, o perfil do estudante dessa área. Assim, perguntamos: você se reconheceu nas habilidades da área ou já se decidiu pela faculdade? 

Contudo, se não tiver se reconhecido em todas as características, saiba que você poderá desenvolver essas e novas habilidades durante a faculdade. Além disso, poderá melhorar todas as habilidades durante a experiência no mercado de trabalho.  

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.