InícioGraduaçãoQuímicaQual é a grade curricular do curso de Química?

Qual é a grade curricular do curso de Química?

Para aqueles que estão na fase de decidir sobre qual curso seguir na faculdade, é muito importante consumir todo tipo de conteúdo possível. Principalmente se você é daqueles que está muito em dúvida sobre qual área ou curso escolher. Sendo assim, você está no lugar certo! Pois, nós da Voomp, oferecemos diversos tipos de conteúdo sobre vários cursos de graduação.

Nesse sentido, o conteúdo de hoje é para aqueles que querem saber mais sobre a graduação de Química. Dessa forma, nós falaremos sobre qual é a grade curricular do curso de Química. Então, separe alguns minutos e absorva tudo o que puder dessa leitura.

O que é química?

Antes de descobrir qual é a grade curricular do curso de Química, precisamos falar um pouco mais sobre essa área. Então, que tal conhecer o real significado da palavra química?

Em resumo, a química é um setor da ciência natural que cuida, principalmente, das propriedades das substâncias, analisando as suas reações, mudanças e as leis naturais que podem ocorrer com essas transformações. De maneira geral, a química estuda tudo que integra a matéria orgânica e inorgânica do planeta. Sendo assim, é um setor extremamente abrangente e que apresenta diversas áreas de atuação.

Além disso, a química é uma área muito antiga e existe desde os primórdios da humanidade. Você sabia que antigamente os químicos recebiam o nome de alquimistas? Com certeza você já deve ter ouvido falar sobre eles, não é? Em síntese, os alquimistas eram responsáveis por transformar e combinar metais, buscando transformá-los em ouro. Além disso, também gostavam de misturar essências extraídas de plantas ou animais para criar poções, remédios e outros tipos de substâncias.

Assim, já deu para perceber o quanto a química está presente no nosso dia a dia, não é? Afinal, as reações químicas acontecem em todos os lugares! Dentro de nossos organismos, na criação de alimentos, remédios e objetos. Ou seja, a lista é enorme!

O que um químico faz?

Bom, como dito acima, a química está presente em vários setores do nosso dia a dia. Portanto, as áreas de atuação são bem diversas e o profissional deve estar preparado para ser multidisciplinar. Sendo assim, em resumo, o químico é responsável pela análise de substâncias e compostos e todas as suas propriedades físico-químicas. Além disso, ele também estuda todas as variantes possíveis, como pressão, temperatura, densidade, dentre outros.

Por isso, a presença desse profissional é primordial em  indústrias químicas. Afinal, ele será responsável por acompanhar todos os processos químicos, coleta de materiais, projetos, equipes e por aí vai. Além disso, o químico também pode atuar na área de educação, administrando aulas no ensino básico, médio e superior.

Graduação de Química

Se você está pensando em seguir carreira na área de química, não esqueça de escolher a faculdade ou universidade com bastante cuidado. Afinal, ter uma ótima formação é muito importante para conseguir ótimas oportunidades e se destacar no mercado de trabalho. Dessa forma, o primeiro passo é saber que a graduação de Química deve seguir todas as diretrizes do Ministério da Educação (MEC). Sendo assim, deve ter a duração de 2.400 horas e ser administrada em 4 anos.

Além da duração, saiba que é possível realizá-la em duas modalidades: bacharelado e licenciatura. Em resumo, são modalidades bem parecidas, porém, diferem em aspectos importantes. Então, pensando nisso, separamos abaixo as principais diferenças entre essas duas modalidades. Confira:

Bacharelado: o bacharelado em Química, além de ser o mais conhecido entre os estudantes, é o mais comum em universidades. Ao finalizar esse tipo de formação, os alunos terão a oportunidade de trabalhar como químicos ou pesquisadores.

Licenciatura: para aqueles que não sabem, a licenciatura é focada na formação de professores e educadores. Assim, os que optam por essa modalidade podem atuar em escolas e colégios, auxiliando no desenvolvimento de métodos educacionais, entre outras funções.

Por fim, as disciplinas de ambas formações são bem parecidas. Isso acontece porque os primeiros anos são focados em matérias mais teóricas e, os anos finais, são voltados para a prática da profissão. Porém, a graduação em licenciatura agrega matérias específicas para o ramo da educação, como tecnologias e práticas educativas, fundamentos da educação, entre outras.

Qual é o objetivo da graduação de Química?

Calma que falta pouco para descobrirmos a grade curricular do curso de Química! É muito importante conhecer bem sobre essa área e graduação. Assim, você estará cada vez mais perto de tomar a decisão correta!

Como já mencionado acima, o curso de Química deve durar, em média, 4 anos. Contudo, a duração pode variar conforme a instituição de ensino. Mas, uma coisa é certa, ao longo dos 8 semestres do curso, os futuros químicos devem aprender a:

• Compreender todos os conceitos, princípios e leis da química;
  • Analisar todas as propriedades físicas e químicas de vários elementos;
  • Estudar  os comportamentos físico-químicos de diversas substâncias;
  • Observar e ficar por dentro de todos os avanços químicos e tecnológicos;
  • Aprender toda a história da química e os seus aspectos mais importantes.

Grade curricular do curso de Química

Finalmente! Chegou a hora de descobrir qual é a grade curricular do curso de Química. Logo, não é novidade para ninguém que, em toda graduação, os primeiros semestres são mais teóricos e voltados para matérias de base. Por isso, separamos alguns exemplos das principais matérias da grade curricular do curso de Química. Confira.

• Física Geral;
  • Química Tecnológica;
  • Técnicas de Laboratório;
  • Termodinâmica;
  • Estágio Supervisionado.

Não esqueça: as disciplinas variam de acordo com a instituição de ensino. Então, quando você estiver estudando as suas opções, confira a grade curricular de cada uma e veja qual se encaixa melhor no seu perfil!