InícioGraduaçãoQuímica4 últimas descobertas da Química

4 últimas descobertas da Química

Hoje, vamos falar um pouco de Química! Antes, porém, apenas desejamos avisar que não iremos focar em questões de vestibular. Porém, sempre vale a pena o estudante de ensino médio, universitário e aspirantes a profissionais de Química conferirem as informações que serão exemplificadas aqui.

Sobretudo, ter uma noção sobre as 4 últimas descobertas da Química pode parecer um pouco distante do seu dia a dia. Mas nada no mundo do conhecimento é vazio ou sem aplicação. Tudo o que você lê, estuda e consome, em questão de conteúdo, um dia vai ser utilizado em determinada situação. Logo, nunca sustente na sua cabeça ou diga aquela famosa frase: 

Por que tenho que saber isso? Nunca vou utilizar!

Mesmo que isso lhe surpreenda, pode ter a certeza de que a totalidade de conhecimentos, conteúdos, informações e experiências adquiridas em sua jornada de aprendizado vai ser sempre muito útil.

Venha conosco para mais um bate-papo com muito conhecimento. Afinal, só a Voomp traz as últimas novidades sobre o mundo do ensino superior, mercado de trabalho e um conteúdo feito especialmente para você!

As novidades

1 – Borofano, perfeito para a nanotecnologia

Sabe o elemento Boro? O ‘B’ da tabela periódica ? Então, cientistas descobriram recentemente como vários átomos deste semimetal, combinados com átomos de hidrogênio, podem originar um novo tipo de material com aplicações diversas junto às áreas de inovação e tecnologias. Realmente, algo que parece coisa de ficção científica.

Para quem não sabe ou já se esqueceu, o boro é um elemento químico, com um número atômico 5 e massa atômica de 11 u. Um detalhe importante é a dificuldade em encontrá-lo na natureza. Afinal, ele é exclusivamente produzido por fenômenos ligados aos raios cósmicos. Por esse motivo, é escasso tanto no sistema solar quanto em nossa crosta terrestre.

Teorias e comprovações

Em 2015, pesquisadores já haviam descoberto sua existência, mas foi apenas recentemente que trabalhos mais concretos puderam comprovar suas características. Entre elas as suas propriedades elásticas, mecânicas e condutoras superiores ao grafeno. Por ser uma estrutura bastante complexa, vem sendo estudada por meio de diversas simulações por computador, algoritmos e muita inteligência artificial. 

Antes de mais nada, estamos falando de uma descoberta e experimentos em níveis atômicos. Ou seja, microscópicos e voltados para a nanotecnologia. Logo, o seu uso no segmento de inovação pode ser bastante promissor em aparelhos que usem luz com eletrônica, como é o caso dos utilizados nas comunicações, medicina e os dezenas de setores do mundo tech.

2 – Moléculas de Carbono complexas descobertas pela 1ª vez no espaço

No primeiro trimestre de 2021, a revista Science publicou a inédita descoberta de moléculas de carbono com estruturas mais complexas existentes em pleno espaço! Como você leu acima, foi a primeira vez que isso foi comprovado, já que até então somente conjecturas e teorias eram realizadas.

Constituída pelo famoso elemento químico Carbono (C), mais hidrogênio (H), esta nova descoberta foi classificada como Hidrocarbonetos Aromáticos Policíclicos, ou HAP. Tudo isso foi possível graças ao uso de telescópios espaciais. Na ocasião, a equipe responsável pelo estudo identificou moléculas de HAPs em uma região do espaço chamada em inglês de Taurus Molecular Cloud (Nuvem Molecular Taurus). 

Aliás, é neste local que podemos encontrar as constelações de Touro e Auriga. Além disso, a nuvem hospeda um berçário estelar contendo centenas de estrelas recém-formadas.

3 – Material mais antigo encontrado na Terra

Em 2020, o mundo da ciência realizou diversas descobertas e uma que chamou bastante atenção diz respeito à química e aos materiais presentes na natureza. Um dos fatos marcantes foi encontrar o material mais antigo achado no planeta Terra, que é mais antigo que o nosso próprio sistema solar.

Detalhe importante, de acordo o estudo, grãos mais pequenos do que a largura de cabelo humano. Segundo publicação realizada no site da National Geographic: Uma nova análise destas rochas antigas encontrou grãos de poeira estelar que têm entre 4.6 mil milhões de anos e cerca de 7 mil milhões de anos. Os cientistas estimam que estes pedaços de poeira estelar existem apenas em cerca de 5% dos meteoritos, mas isso não os desencorajou de continuar a procurar por estas pistas que contam a história da nossa galáxia.

Enfim, tem coisas no estudo da Química que remetem às origens do universo, dos planetas e, principalmente, do nascimento da Terra e da civilização humana.

4 – Vacina contra a Covid – 19

Deixamos por último a mais importante entre as 4 últimas descobertas da Química. Ao menos, a está ligada diretamente ao dia a dia de todos nós nos últimos meses. A participação de profissionais altamente especializados em Química, Biologia e Genética, Medicina e Farmácia é uma das histórias mais recentes do mundo.

Definitivamente, estudos e experimentos desenvolvidos por várias empresas, países e organizações é fundamental. Ainda mais com o foco na busca de vacinas contra o vírus causador da Covid -19 e suas diversas cepas. Enfim, é o que podemos chamar de ciência para a vida. E, entre elas, a Química.

Aliás, quando a pandemia apresentou um alto número de contágios, diversos laboratórios começaram a desenvolver e testar vacinas. Em suma, um trabalho multidisciplinar e baseado em parcerias mundiais, com um único objetivo: encontrar as diversas vacinas que temos hoje no mundo. Sem falar nos outros estudos em andamento. É a disciplina a serviço da vida.

As 4 últimas descobertas da Química tem por objetivo ensinar, compartilhar conhecimentos e as novidades dentro do mundo da ciência. E, sobretudo, podem lhe ajudar a entender melhor o mundo ao redor. Sem esquecer, é claro, de fornecer ainda mais embasamento para sua próxima etapa nesta jornada chamada aprendizado.

Veja também um conteúdo bem bacana sobre o valor do curso de Engenharia Química. Tem tudo a ver com o que falamos aqui.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 16

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.